quinta-feira, 19 de setembro de 2019

SOLUÇÕES URBANAS PARA UMA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL NA ALEMANHA



Estive recentemente na Alemanha participando do Connective Cities Dialogue Event: Climate Proofing Urban Development, evento promovido pela organização Connective Cities e pelo governo alemão, através do Federal Ministry for Economic Cooperation and Development - BMZ. O evento teve o apoio do GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), também do governo alemão, além da Associação Alemã de Municípios (Deutscher Städtetag) e da instituição Engagement Global / Service Agency Communities in One World.

Representantes de 15 cidades, além de universidades e das organizações promotoras do evento, se reuniram em Dortmund para compartilhar boas práticas de políticas públicas para o clima e discutir formas de cooperação.

Apresento, a seguir, registros fotográficos obtidos durante a viagem, com comentários sobre soluções urbanas para o estímulo à bicicleta e para reduzir a velocidade e a presença do automóvel nas regiões mais centrais e residenciais.

CICLOVIAS


CICLOVIAS SEGREGADAS SÃO MAIS COMUNS AO LONGO DAS ESTRADAS, FORA DAS CIDADES : Nas imagens acima, uma ciclovia ao longo de uma estrada às margens do Rio Reno. Próximo a Koblenz. 

CICLOVIA COMPARTILHADA EM CALÇADA: situação muito comum nas áreas urbanas. Próximo à Estação Central de Trens (Hauptbahnhof) de Dortmund.

RUAS FECHADAS AO AUTOMÓVEL E COM PRIORIDADE PARA A BICICLETA. Exemplo da localidade de Könnigswinter. 


QUANTIDADE DE BICICLETAS NAS RUAS: Münster é considerada a cidade da bicicleta na Alemanha, com quase duas bicicletas por habitante. 

MÜNSTER: solução para facilitar a passagem de bicicletas por escadaria. 

MÜNSTER: Ciclovia e trilha de caminhada ao longo de rio no centro da cidade.

ZONA 30: GARANTIA DE BAIXA VELOCIDADE EM ÁREAS RESIDENCIAIS


SINALIZAÇÃO DE ZONA 30: em quase todas as ruas internas em áreas residenciais tem limite de velocidade de 30 km/h. Foto em Ahrtal.

TRAFFIC CALMING: canteiros arborizados, dispostos em lados alternados na via, obrigam o motorista a diminuir a velocidade, ao mesmo tempo que oferece um efeito paisagístico mais aprazível. Foto em Ahrtal.

TRAFFIC CALMING: o mesmo efeito de redução da velocidade pode ser obtido alternando o lado das vagas de estacionamentos. Foto em Ahrtal.

CENTROS URBANOS SEM CARROS


NEM SEMPRE OS CARROS SÃO PROIBIDOS: às vezes, o acesso é permitido para moradores, prestadores de serviços etc. Mas o tipo de pavimentação (rugosidade) e a paginação do piso, dá a clara percepção ao motorista que ele é o intruso. A via pertence ao pedestre. Foto em Koblenz.

RUAS PARA PEDESTRE E BICICLETA: paginação ordena o uso do espaço da rua. Centro de Bonn.

OBSERVAR O SISTEMA DE ÁGUAS PLUVIAIS: em primeiro plano, no piso, um hidrante, que são enterrados. Centro de Bonn.

RUA DE PEDESTRE. Centro de Bonn.

PAGINAÇÃO DA VIA DE PEDESTRE DESESTIMULA A VELOCIDADE, inclusive da bicicleta. Rua comercial em Ahrtal. 

PRAÇA EM AHRTAL. 

EM BONN, CIDADE NATAL DE BEETHOVEN


O COMPOSITOR PRESENTE.

Axel Grael
Secretário
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG
Prefeitura de Niterói





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MÜNSTER: Conhecendo a CIDADE DA BICICLETA NA ALEMANHA
ANOTAÇÕES DA VISITA A DORTMUND, ALEMANHA

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