Estive recentemente na Alemanha participando do Connective Cities Dialogue Event: Climate Proofing Urban Development, evento promovido pela organização Connective Cities e pelo governo alemão, através do Federal Ministry for Economic Cooperation and Development - BMZ. O evento teve o apoio do GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), também do governo alemão, além da Associação Alemã de Municípios (Deutscher Städtetag) e da instituição Engagement Global / Service Agency Communities in One World.
Representantes de 15 cidades, além de universidades e das organizações promotoras do evento, se reuniram em Dortmund para compartilhar boas práticas de políticas públicas para o clima e discutir formas de cooperação.
Apresento, a seguir, registros fotográficos obtidos durante a viagem, com comentários sobre soluções urbanas para o estímulo à bicicleta e para reduzir a velocidade e a presença do automóvel nas regiões mais centrais e residenciais.
CICLOVIAS
CICLOVIAS SEGREGADAS SÃO MAIS COMUNS AO LONGO DAS ESTRADAS, FORA DAS CIDADES : Nas imagens acima, uma ciclovia ao longo de uma estrada às margens do Rio Reno. Próximo a Koblenz. |
CICLOVIA COMPARTILHADA EM CALÇADA: situação muito comum nas áreas urbanas. Próximo à Estação Central de Trens (Hauptbahnhof) de Dortmund. |
RUAS FECHADAS AO AUTOMÓVEL E COM PRIORIDADE PARA A BICICLETA. Exemplo da localidade de Könnigswinter. |
QUANTIDADE DE BICICLETAS NAS RUAS: Münster é considerada a cidade da bicicleta na Alemanha, com quase duas bicicletas por habitante. |
MÜNSTER: solução para facilitar a passagem de bicicletas por escadaria. |
MÜNSTER: Ciclovia e trilha de caminhada ao longo de rio no centro da cidade. |
SINALIZAÇÃO DE ZONA 30: em quase todas as ruas internas em áreas residenciais tem limite de velocidade de 30 km/h. Foto em Ahrtal. |
TRAFFIC CALMING: o mesmo efeito de redução da velocidade pode ser obtido alternando o lado das vagas de estacionamentos. Foto em Ahrtal. |
CENTROS URBANOS SEM CARROS
RUAS PARA PEDESTRE E BICICLETA: paginação ordena o uso do espaço da rua. Centro de Bonn. |
OBSERVAR O SISTEMA DE ÁGUAS PLUVIAIS: em primeiro plano, no piso, um hidrante, que são enterrados. Centro de Bonn. |
RUA DE PEDESTRE. Centro de Bonn. |
PAGINAÇÃO DA VIA DE PEDESTRE DESESTIMULA A VELOCIDADE, inclusive da bicicleta. Rua comercial em Ahrtal. |
PRAÇA EM AHRTAL. |
EM BONN, CIDADE NATAL DE BEETHOVEN
O COMPOSITOR PRESENTE. |
Axel Grael
Secretário
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG
Prefeitura de Niterói
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MÜNSTER: Conhecendo a CIDADE DA BICICLETA NA ALEMANHA
ANOTAÇÕES DA VISITA A DORTMUND, ALEMANHA
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