sábado, 9 de novembro de 2019

Ciclovia da Marquês do Paraná, em Niterói, ficará pronta em dezembro



O Globo Niterói de hoje dá destaque para o avanço das obras de alargamento e reurbanização da Avenida Marquês do Paraná em desenvolvimento pela Prefeitura de Niterói.

A nova Marquês do Paraná incluirá uma ciclovia bidirecional que ligará as já existentes ciclovias das avenidas Roberto Silveira e Amaral Peixoto, o que deverá aumentar ainda muito mais o uso da bicicleta em Niterói.

É importante lembrar que os projetos de requalificação da orla da cidade (da Ponta D'Areia até a entrada da Estrada Fróes, em Icaraí) também incluem ciclovias e, como já foi anunciado, o bicicletário na Praça Arariboia será duplicado.

Em dezembro, a Prefeitura de Niterói anunciará o projeto do Sistema Cicloviário da Região Oceânica, que acrescentará mais 60 km de ciclovias e que será implantado como parte do Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável).

Com tudo isso, Niterói avança com o programa Niterói de Bicicleta e se consolida como uma referência em mobilidade sustentável.

Axel Grael
Coordenador Geral do programa Niterói de Bicicleta

Secretário
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG
Prefeitura de Niterói



----------------------------------------------


Ciclovia da Marquês do Paraná, em Niterói, ficará pronta em dezembro


Ciclista pedala no que será o novo traçado entre Centro e Icaraí Foto: Fábio Guimarães / Agência O Globo


Obra completa, com alargamento da pista, novo calçamento e paisagismo, será entregue em abril

Leonardo Sodré

NITERÓI — Esperada por ciclistas há pelo menos cinco anos — desde que as ciclovias das avenidas Amaral Peixoto e Roberto Silveira foram criadas —, a conexão, via bicicleta, entre Centro e Icaraí poderá ser feita a partir de dezembro com mais segurança, algo que já vinha sendo cobrado pelos ciclistas . A Secretaria municipal de Urbanismo e Mobilidade anunciou que a primeira etapa da obra da Avenida Marquês do Paraná, que inclui a ciclovia, será liberada já em dezembro, antes da conclusão do alargamento das pistas e do novo calçamento, previstos para abril. Em maio passado, a prefeitura anunciou lançamento do edital para a escolha da empresa que fará a obra de alargamento da Avenida Marquês do Paraná , no trecho próximo à esquina com a Rua Doutor Celestino.

De acordo com o secretário Renato Barandier, a delimitação da ciclovia já foi feita:

— Em dezembro, a ciclovia estará pronta, sinalizada e liberada.

A drenagem no trecho entre as ruas Doutor Celestino e Miguel de Frias já foi concluída. Agora, as intervenções estão sendo feitas na parte viária, com a retirada do canteiro central. Além do acréscimo de uma pista no sentido Icaraí, a via ganhará uma quarta faixa na direção da Ponte Rio-Niterói, com o reposicionamento das pistas e a transferência do ponto de ônibus que hoje funciona em frente ao Hospital Universitário Antonio Pedro. Ele vai para a área sobre o mergulhão, evitando que os coletivos com destino à Avenida Amaral Peixoto cruzem a Marquês do Paraná naquele trecho, como ocorre atualmente.


Fonte: O Globo Niterói







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.