quinta-feira, 5 de setembro de 2019

NITERÓI CONSTRÓI PARCERIAS COM A ALEMANHA EM SUSTENTABILIDADE URBANA E CLIMA



Coordenando um dos grupos de trabalho.


Estou na cidade de Dortmund, na Alemanha, participando do Connective Cities Dialogue Event: Climate Proofing Urban Development, promovido pelo Connective Cities e pelo governo alemão, através do Federal Ministry for Economic Cooperation and Development - BMZ. O evento tem o apoio do GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), também do governo alemão, além da Associação Alemã de Municípios (Deutscher Städtetag) e da organização  Engagement Global / Service Agency Communities in One World.

Niterói foi a única cidade do Brasil convidada para o evento, que também teve Buenos Aires e a Cidade de Mérida, no México, convidadas na América Latina. O convite para Niterói deveu-se à repercussão internacional da experiência da cidade em políticas públicas para a sustentabilidade urbana, adaptação e resiliência climática.

Outras instituições participantes: Universidade de Bahrain e de Dortmund, prefeituras de Dortmund, de Gelsenkirchen, Ludenscheid (Alemanha), Ejisu e Kumasi (Gana), Nairobi (Quênia), Skoje (Macedônia), Ajia (Palestina), uMhlathuse (África do sul), Vinnytsia (Ucrânia).

Participação

Minha participação foi com a apresentação: "Planning for a Resilient Niterói", onde versei sobre a experiência do Grupo Executivo de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas - GECLIMA (coordenado pela SEPLAG), do programa Niterói Mais Resiliente (obras de contenção de encostas, drenagem etc), programa Niterói Mais Verde (implantação de parques - 50% do território de Niterói, e reflorestamento de encostas - inclusive o programa Niterói Jovem EcoSocial), modernização da Defesa Civil de Niterói (pluviômetros, sirenes, salas de gestão de emergência, etc), implantação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil - NUDEC´s, programa Niterói Contra Queimadas e a nova Usina de Biodigestão, que está sendo implantado pela Clin no Morro do Céu e que vai produzir energia (correspondente a 50 mil residências) a partir da matéria orgânica produzida na cidade.

Também apresentei o Programa Região Oceânica Sustentável - PRO SUSTENTÁVEL, que inclui a despoluição do Sistema Lagunar de Piratininga e Itaipu, que tem repercussões positivas na agenda climática.

Desdobramentos

Ainda aqui na Alemanha, continuarei tratando com instituições promotoras do evento parcerias importantes com a cidade de Niterói.

Dentre as iniciativas em discussão, estão a realização ainda em 2019, em Niterói, com o apoio dos alemães, de um encontro latino-americano de cidades e clima e o apoio de instituições alemãs para a despoluição das lagoas de Piratininga e Itaipu e do desenvolvimento do Plano de Ação de Mudanças Climáticas de Cidade de Niterói, envolvendo não só a Prefeitura, mas a sociedade civil, universidades e outros órgãos públicos, definindo ações efetivas (mão-na-massa), para iniciativas de responsabilidade climática (evitar emissões e outras ações), adaptação e plano de respostas a emergências.

A elaboração do Plano de Ação de Mudanças Climáticas da Cidade de Niterói poderá incluir a visita de uma delegação de especialistas em políticas públicas sobre clima de cidades alemãs e a organização de lideranças de destaque no desenvolvimento do Plano de Ação (governo, sociedade civil e academia etc) a Alemanha, para conhecer in-loco boas práticas desenvolvidas aqui.

Há muito mais por vir.

Vamos em frente, rumo a sustentabilidade de Niterói!!!

Axel Grael
Secretário
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG
Prefeitura de Niterói










Um comentário:

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.