segunda-feira, 4 de novembro de 2019

NITERÓI CONTRA QUEIMADAS: incêndios em vegetação preocuparam nos últimos dias




Voluntária Yasmin Kloosterman Gelli combatendo o incêndio ocorrido hoje no alto do Morro de Santo Inácio, Parque Natural Municipal de Niterói (PARNIT).


Incêndio na encostado Morro da Viração, provavelmente causado por queima de lixo.


As fotos e muitas das informações aqui apresentadas foram encaminhadas pelo geógrafo Alex Figueiredo, chefe do PARNIT

Nos últimos dias, enfrentamos incêndios em vegetação que preocuparam os gestores do Parque Natural Municipal de Niterói - PARNIT. Dois incêndios foram combatidos pelo Corpo de Bombeiros e por efetivos da Prefeitura.

Um, no domingo, afetou a encosta norte do Morro da Viração e o outro, afetou a parte mais elevada do Morro Santo Inácio. Segundo as equipes que atuaram no combate aos incêndios, provavelmente, ambos os casos tiveram início na queima irregular de lixo. A Prefeitura de Niterói lançou o programa Niterói Contra Queimadas e, através das secretarias municipais de Defesa Civil e Meio Ambiente (SMARHS), tem atuado nas comunidades alertando sobre os riscos dos incêndios e a legislação aplicável e as suas penalidades.

O Niterói Contra as Queimadas já formou mais de 200 voluntários para atuar no programa e também promove a conscientização da população contra os danos do fogo através de atividades educativas e das Rondas Preventivas, quando técnicos da Prefeitura vão às comunidades onde há maior registro de focos de incêndios, dialogam com os moradores sobre os danos ambientais e à saúde humana, além das consequências legais da prática. Os moradores também são notificados preventivamente para que não façam fogo em vegetação, em lixo e outras práticas que se constituem crime perante a legislação ambiental.

Queremos aqui destacar, reconhecer e agradecer a dedicação e o esforço pessoal que extrapola as suas atribuições funcionais do geógrafo Alex Figueiredo, responsável pelo PARNIT e a voluntária Yasmin Kloosterman Gelli (Estudante da UFF, Curso: Ciência Ambiental, Período: 4º)

Axel Grael
Engenheiro florestal



----------------------------------------------



LEIA TAMBÉM:

Niterói Contra Queimadas

QUEIMADAS: Niterói teve aumento abaixo do estado e dos municípios vizinhos 
PARQUES E CLIMA NO PLANEJAMENTO URBANO DE NITERÓI
MAIS UMA VEZ: Fogo na mata da encosta de São Francisco
NITERÓI NO CLIMA: Niterói recebe selo do ICLEI de enfrentamento às mudanças climáticas 
RISCO DE INCÊNDIOS EM VEGETAÇÃO
A América do Sul pegando fogo 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.