domingo, 21 de julho de 2019

CERSU: Niterói terá um prédio sustentável para o Médico de Família e um centro de tecnologias para a sustentabilidade urbana



Prédio da unidade do Médico de Família do Jacaré terá também caráter demonstrativo de técnicas de construção sustentáveis.


O Globo Niterói deste domingo publica matéria sobre o Centro de Referência de Sustentabilidade Urbana - CERSU, que será implantado como parte de um conjunto de investimentos realizados pela Prefeitura de Niterói no Jacaré, Região Oceânica, que inclui também a Renaturalização do Rio Jacaré e a pavimentação e drenagem da Estrada Frei Orlando.




O projeto integra o Programa Região Oceânica Sustentável (PRO-Sustentável), desenvolvido pela Unidade de Gestão de Projetos (UGP/PRO-Sustentável), subordinado à Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG. O PRO-Sustentável é financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina - CAF. 

SAIBA MAIS SOBRE O PRO-SUSTENTÁVEL

O Centro de Referência de Sustentabilidade Urbana - CERSU tem por objetivo ser um centro de irradiação de tecnologias e conceitos de sustentabilidade urbana, oferecendo alternativas de tecnologias de sustentabilidade urbana na escala do cidadão, ou seja, para uso em residências, prédios comerciais, etc.

O CERSU constitui-se de dois investimentos principais, a saber:

PRÉDIO SUSTENTÁVEL DO NOVO MÉDICO DE FAMÍLIA





O prédio atenderá aos serviços de Médico de Família para o atendimento à população da comunidade do Jacaré, mas será também uma unidade demonstrativa das técnicas de construção sustentáveis, contando com soluções como terraço verde, aproveitamento de água da chuva, iluminação e ventilação natural.

CENTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO




Será desenvolvido em parceria com a Universidade Federal Fluminense - UFF e oferecerá cursos e treinamentos sobre as tecnologias de construção sustentável e outras técnicas como hortas, compostagem etc.


-----------------------------


A Prefeitura está em fase de licitação das obras que são previstas para ser entregues ainda em 2019.

É mais um avanço para fazer de Niterói uma referência de sustentabilidade urbana.

Axel Grael
Coordenador Geral do PRO-Sustentável

Secretário
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG
Prefeitura de Niterói










Um comentário:

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.