domingo, 14 de julho de 2019

ILHA DA BOA VIAGEM: Obras de restauração próximas do início





O jornal A Tribuna, de sábado, publicou matéria sobre a iniciativa da Prefeitura de Niterói de restauração do sítio histórico da Ilha da Boa Viagem, na orla da cidade na Baía de Guanabara.

Na Ilha da Boa Viagem existe uma capela, um prédio conhecido como casarão ou castelo, um fortim, pátios, escadarias, uma ponte ligando ao continente e outras instalações no acesso.

A Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, com início de construção em 1650, é voltada para a entrada da Baía de Guanabara e, no passado, era passagem obrigatória dos marinheiros que saiam ao mar, que ali passavam com as suas embarcações em busca das bençãos para uma viagem segura. O Fortim, ou Bateria, é de 1695.

A Ilha permaneceu décadas fechada à visitação pública, recebendo apenas algumas celebrações religiosas na Capela e atividades dos escoteiros. Por falta de manutenção, o patrimônio se degradou muito.

Em 2016, a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) concedeu a anuência ao Município, permitindo que a Prefeitura realize as intervenções no local. Na proposta inicial está prevista a reforma da capela mantendo sua estrutura original e criando uma melhor acessibilidade ao local, além de um banheiro. Para o fortim, também será mantida a estrutura original sendo feita a restauração necessária.

Já no espaço conhecido como castelo, onde funcionam as atividades do grupo Escoteiros Gaviões do Mar, a ideia é que seja feita a restauração da fachada, além da modernização da área interna. A proposta é que haja uma administração para gestão, a criação de uma cafeteria, além de um ambiente cultural para exposições.

Uma primeira intervenção foi realizada em 2016 e agora será feita a restauração completa da Ilha. A Prefeitura já licitou a primeira parte das obras, que terá um investimento de aproximadamente R$ 1,4 milhão e refere-se à contenção da encosta.

Sob a coordenação da SEPLAG e da EMUSA, o projeto de restauração do casario e acessos já está pronto e aguarda a aprovação do IPHAN.

Vamos realizar a restauração da Ilha sem descaracterizar o patrimônio que se encontra ali. Nossa ideia é agregar a ilha à cidade trazendo de volta as visitações ao espaço, que tem uma vista privilegiada e muita história.

O início das obras será imediato, assim que houver a concordância do órgão de patrimônio cultural.

Axel Grael
Secretário
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG
Prefeitura de Niterói



-----------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

ILHA DA BOA VIAGEM: Projeto de restauração será apresentado ao Iphan

Mais sobre a Ilha da Boa Viagem

ILHA DA BOA VIAGEM JÁ RECEBEU MAIS DE 3 MIL VISITANTES
TURISTAS DE 11 PAÍSES JÁ VISITARAM A ILHA DA BOA VIAGEM DESDE REINAUGURAÇÃO
ILHA DA BOA VIAGEM ABERTA À VISITAÇÃO - registros do primeiro dia de funcionamento regular
ILHA DA BOA VIAGEM - Bem-vindo à Ilha da Boa Viagem
ILHA DA BOA VIAGEM É REABERTA AO PÚBLICO OFICIALMENTE
ILHA DA BOA VIAGEM - fotos da abertura à visitação pública
ILHA DA BOA VIAGEM - Bem-vindo à Ilha da Boa Viagem
ILHA DA BOA VIAGEM - Visitas à Ilha da Boa Viagem regressam ao circuito turístico
ILHA DA BOA VIAGEM, EM NITERÓI, REABRE PARA VISITAÇÃO APÓS 20 ANOS
VISTORIANDO OS PREPARATIVOS PARA A ABERTURA DA ILHA DA BOA VIAGEM NO DIA 20
ILHA DA BOA VIAGEM REABRE PARA VISITAÇÃO AINDA ESTE MÊS







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.