sexta-feira, 12 de julho de 2019

Recuperação do calçadão de Piratininga prestes a dar mais um passo




COMENTÁRIO:

O projeto em questão na matéria abaixo refere-se a um dos componentes do Programa Região Oceânica Sustentável - PRO-Sustentável, que investe recursos captados pela Prefeitura de Niterói junto ao Banco de desenvolvimento da América Latina - CAF.

O objetivo desta iniciativa é a estabilização da Praia de Piratininga e dar solução para o problema recorrente de destruição do calçadão devido à forca do mar, durante as situações de ressacas.

O calçadão foi reconstruído algumas vezes e voltou a ser destruído em 2016.

Para dar a devida abordagem ao problema, a atual administração da Prefeitura buscou uma solução definitiva e não os paliativos usuais. O ponto de partida é um estudo de dinâmica costeira, com uma modelagem que permita simular diferentes alternativas de engenharia para que a Praia de Piratininga possa melhor resistir aos rigores do mar.

Conheça, a seguir, os relatórios sobre os estudos das praia de Piratininga que já estão disponíveis no site do PRO-Sustentável:

Anexo A – Planta das Amostras 1
Anexo B – Planta das Amostras 2
Planta de Batimetria
Perfis Topográficos
Plano de Trabalho
Acompanhamento

Para saber mais sobre o PRO-SUSTENTÁVEL.

Vamos em frente.

Axel Grael
Coordenador Geral do PRO-Sustentável 

Secretário
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG
Prefeitura de Niterói




-----------------------------------------------



Recuperação do calçadão de Piratininga prestes a dar mais um passo






Raquel Morais –

Finalmente o estudo para solução de engenharia para a recuperação do calçadão da Praia de Piratininga, que foi destruído em uma forte ressaca em 2016, será apresentado na semana que vem. A informação foi confirmada pelo secretário de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag) de Niterói, Axel Grael. A empresa vai apresentar o resultado do estudo do local com alternativas para solução definitiva do problema. Mais mudanças nas praias da Região Oceânica também vão começar na próxima semana. Mais dois postos salva-vidas fixos começarão a ser construídos nas praias de Itaipu e Camboinhas. Atualmente, somente Piratininga está recebendo duas intervenções; no meio e no final do praião.

Axel explicou que uma empresa está desenvolvendo estudo, além da análise de engenharia para a restauração do calçadão. “Eles traçarão o perfil da praia, e de instabilidade, depois da ressaca da semana passada. Me informaram que iam fazer um estudo de topografia e medição no local. Após a apresentação, que está marcada para semana que vem, vamos definir, após uma audiência pública, qual melhor caminho para essa solução. As obras devem ser iniciadas somente no ano que vem, pois não temos como deixar de cumprir cada etapa. Não será uma intervenção pequena e não adianta colocar dinheiro público em soluções paliativas e, sim, soluções definitivas”, comentou.

Quem comemorou a notícia foi o comerciante Manoel Francisco Silva. Ele teve seu quiosque interditado em 2016 após parte da estrutura cair com a força do mar. “Vou comemorar quando essa obra começar e acabar. Minha renda caiu muito pois deixei de vender petiscos e comida para vender somente água de coco”, lamentou.

Desde 2011 o calçadão em questão vem sofrendo com ações naturais e está parcialmente destruído na frente do Quiosque do Bambuzal. Em abril de 2016 outra ação natural destruiu ainda mais o local, quebrou dois quiosques e cerca de 150 metros de calçadão cedeu e os espaços foram interditados pela Defesa Civil.

O administrador regional da Região Oceânica, Carlos Roberto Boechat, também comentou a importância dessa obra. “Será uma felicidade ter de volta o calçadão em sua exuberância total. Recuperar uma área que está destruída será uma vitória para quem curte, anda na praia, passeia e também para quem trabalha, como é o caso do Maçarico”, pontuou.

POSTOS SALVA-VIDAS

Boechat também contou os próximos passos da construção dos postos fixos de salva-vidas na Região Oceânica. Na semana que vem os operários vão começar as construções nas praias de Itaipu e Camboinhas.

Devido à extensão, a praia Piratininga receberá três equipamentos: o primeiro, no desvio da Avenida Almirante Tamandaré; o segundo, no ponto final do ônibus; e o terceiro, em frente à praça Professor Rivail, conhecida como Praça das Gêmeas. Já iniciaram as obras de dois postos de Piratininga, o do ponto final do ônibus e o que fica em frente à praça Professor Rivail.

Em Camboinhas, o posto será instalado na Avenida Beira Mar. Em Itaipu, a nova estrutura vai substituir o contêiner do Corpo de Bombeiros, localizado próximo ao canal. Já em Itacoatiara, o posto ficará sobre a parte pouco vegetativa da restinga, na área mais central da praia.
As novas instalações serão construídas com dois pavimentos, equipados com todo o suporte para o trabalho dos bombeiros. O investimento total é de R$ 739 mil, com prazo de conclusão de seis meses.


Fonte: A Tribuna














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.