sábado, 6 de julho de 2019

Verão terá novos postos para salva-vidas na Região Oceânica, em Niterói



Parte do calçadão entre o praião e a prainha também terá posto Foto: Fábio Guimarães / Agência O Globo


Equipamentos começaram a ser construídos na orla de Piratininga

O Globo
02/07/2019


NITERÓI — Os salva-vidas que atuam na Região Oceânica e costumam ter mais trabalho no verão com o intenso movimento de banhistas terão infraestrutura reforçada na estação. A prefeitura de Niterói iniciou na semana passada a construção de dois dos seis postos salva-vidas fixos previstos para as praias oceânicas. Os equipamentos começaram a ser erguidos em Piratininga , que receberá três unidades. Depois, até dezembro, serão implantados um em Camboinhas, um em Itaipu e um em Itacoatiara.

De acordo com o projeto, os postos salva-vidas terão dois pavimentos, depósito, banheiro e uma sala que funcionará como observatório para os bombeiros . A prefeitura investirá R$ 842 mil nas construções, que são parte do Programa Região Oceânica Sustentável (PRO-Sustentável), cujo objetivo é apoiar o desenvolvimento da região nas áreas de ecoturismo e gestão de praias.

Os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros pedem a construção de instalações nas praias da cidade desde 1985, quando bombeiros passaram a atuar na função. A construção de oito postos em cinco praias da cidade — Camboinhas, Charitas, Icaraí, Itacoatiara e Piratininga — chegou a ser prevista no orçamento municipal de 2014, incluída através de emenda parlamentar. No entanto, o projeto não foi adiante. No fim daquele ano, o prefeito Rodrigo Neves se reuniu com o secretário estadual de Defesa Civil da época, Sergio Simões, e firmou os termos de um convênio entre a corporação e o município para tirar as obras do papel, anunciando a execução do projeto até 2016.

Em caráter provisório, nos últimos dois anos, o Corpo de Bombeiros disponibilizou treileres ao 4º Grupamento Marítimo (G-Mar) de Itaipu para serem distribuídos pelas praias do bairro, de Itacoatiara, de Piratininga e de Itaipuaçu (Maricá). As estruturas serviram como ponto de apoio a guarda-vidas, referência para os banhistas e local para armazenagem de material operacional.


Fonte: O Globo Niterói









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.