sábado, 27 de julho de 2019

Martine e Kahena fazem história ao carregarem bandeira do Brasil no Pan: "Valeu cada segundo"



Martine e Kahena — Foto: Wander Roberto/COB


Brasileiras comemoram papel de destaque em Lima: "Essa noite representa muito, pois é uma noite de reconhecimento por termos levado a bandeira"

Por GloboEsporte.com — Lima, Peru

Nunca nas participações do Brasil nos Jogos Pan-Americanos uma mulher havia sido a porta-bandeira do país na cerimônia de abertura. Na noite desta sexta-feira em Lima, no Peru, foi diferente em dobro: não só uma, mas duas mulheres carregaram as cores verde e amarela no desfile da delegação brasileira. Martine Grael e Kahena Kunze, campeãs olímpicas de vela, estão marcadas na história.

"A gente veleja junto, então seria estranho ser apenas uma. Isso representa a união, ninguém vence sozinho, isso representa muito. Passou muito rápido, mas valeu cada segundo" (Kahena)

Kahena começou o desfile com Martine nos ombros. As velejadoras comemoraram o momento único da equipe brasileira e da história do Pan, já que é também a primeira vez que duas atletas representaram uma delegação nos jogos.


Reprodução da cena na TV da entrada da delegação brasileira e a surpresa com Martine e Kahena.


- Levei a Martine por um tempo, começou a ficar pesada e falei que seria melhor ela descer senão não levantaria amanhã (risos). Foi legal inovar, com duas porta-bandeiras, queríamos fazer uma coisa diferente. A gente veleja junto, então seria estranho ser apenas uma. Isso representa a união, ninguém vence sozinho, isso representa muito. Passou muito rápido, mas valeu cada segundo - disse Kahena.

- Muita emoção entrar no estádio, parece que passou muito rápido. A gente conseguiu organizar uma ola, a carregadora da placa falou que o melhor lugar seria em frente à montanha. Organizamos e deu certo. Representando toda a mulherada do Brasil e os atletas. Nosso coração ficou a mil mesmo depois do desfile - declarou Martine.


Pan de Lima cerimônia de abertura Brasil brasileiros — Foto: Reuters

Campeãs olímpicas e mundiais na classe 49er FX, Martine e Kahena estreiam no Pan de Lima no dia 3 de agosto. As atletas esperam um bom desempenho nessa edição dos jogos e entram com boas chances de ouro.

- A gente veio para dar tudo de nós, queremos ganhar. São poucas competidoras, um pouco diferente do que estamos acostumadas. A gente passa muito tempo juntas, fomos bem até agora e vamos com tudo - afirmou Martine.

- Temos que dar nosso melhor, são cinco dias de regata, tem que ir dia a dia, quem errar menos ganha. Essa noite representa muito, pois é uma noite de reconhecimento por termos levado a bandeira. Tudo vale a pena, eu teria feito tudo de novo da mesma maneira. Muito especial. Nosso diferencial com certeza é a amizade - acrescentou Kahena.



Delegação brasileira foi uma das mais animadas — Foto: REUTERS/Ivan Alvarado

A delegação brasileira foi uma das mais numerosas e animadas do desfile. Em um momento, os atletas ensaiaram uma ola e agitaram o Estádio Nacional. No total, 110 pessoas entre atletas e oficiais do Brasil participaram do desfile: desportistas do badminton, vôlei de praia, basquete 3x3, tiro esportivo, rugby, hipismo, pentatlo, natação artística, levantamento de peso, surfe, squash e vela.

O Pan de Lima vai reunir cerca de 6.580 atletas de 41 países das Américas. Dos 39 esportes, 22 valem como classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. No total, o Brasil terá 484 atletas em ação na capital do Peru.

E os canais SporTV transmitem ao vivo os principais eventos até o dia 11 de agosto.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.