quarta-feira, 18 de abril de 2018

UFPR traz Lars Grael e especialistas internacionais no 3º Seminário Internacional de Políticas Públicas para o Esporte






O medalhista olímpico Lars Grael e a PHD em Gestão Esportiva Chris Green (Universidade de Illinois, nos EUA) estão entre as autoridades convidadas para o 3º Seminário Internacional de Políticas Públicas para o Esporte. Grael vai participar de uma mesa de debates que será promovida no dia 26, às 13h30, com o tema “Rede Nacional de Treinamento”.

Promovido pelo Centro de Pesquisa em Esporte, Lazer e Sociedade da UFPR (Cepels) – com o apoio do Ministério do Esporte – o seminário será realizado entre 25 e 27 de abril no Auditório Professor Ulysses de Campos, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, no campus Botânico. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas AQUI.

A programação completa do encontro está neste link: PROGRAMAÇÃO SEMINARIO .

O 3º seminário é parte do projeto de pesquisa “Inteligência Esportiva”, que objetiva produzir, sistematizar, analisar e difundir informações sobre o esporte no Brasil e as políticas públicas para o setor. “Neste evento, vamos debater temas emergentes na área das políticas públicas para o esporte, com importantes convidados do Brasil e do Exterior”, explica o coordenador do projeto, professor-doutor Fernando Mezzadri, do Departamento de Educação Física da UFPR.

Banco de dados sobre o esporte

Às 8h30 do dia 26 de abril, haverá o lançamento de outro grande projeto do “Inteligência Esportiva”. O Cepels da UFPR vai apresentar o maior banco de dados sobre o esporte já criado no País. O banco está sendo desenvolvido desde o segundo semestre de 2014 e contém informações completas sobre cerca de 46 mil atletas brasileiros de todas as faixas etárias, categorias e modalidades esportivas, além de informações sobre as organizações esportivas (confederações, federações, clubes, associações e ligas).

O banco de dados começou a ser desenvolvido pela UFPR em 2013 e envolve 50 especialistas de várias regiões brasileiras por meio de parceria com Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte. O projeto é coordenado pelo professor-doutor Fernando Mezzadri, do Departamento de Educação Física.

Palestrantes de renome internacional

Um dos palestrantes mais importantes do evento será a PHD em Gestão Esportiva Chris Green (Universidade de Illinois), que fará palestra de abertura no dia 25, às 19h30, com o tema “Sports System and the development of sport”. Sua pesquisa examina o crescimento e desenvolvimento dos programas e sistemas esportivos e sua relação com o desenvolvimento dos indivíduos, grupos e comunidades.

A mesa de debates com Lars Grael será no dia 26, às 13h30. Ele vai falar sobre o tema Rede Nacional de Treinamento. Grael é Superintendente Técnico do Comitê Brasileiro de Clubes. Como atleta, entre suas principais conquistas estão duas medalhas olímpicas, dois títulos mundiais, dez títulos continentais e 29 títulos nacionais, além de vários outros resultados de expressão obtidos desde a estreia, em 1972.

Grael dividirá a mesa com Mosiah Rodrigues (Coordenador-Geral do Programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte); Ciro Winckler de Oliveira Filho (Coordenador de Alta Performance do CPB); e Jorge Bichara (Gerente Geral de Alto Rendimento do COB).

Outros dois palestrantes importantes falarão no dia 27. Um deles é Jürgen Mittag, que abordará o tema “Comparative studies on sport systems”. Ele é professor de Política Esportiva da German Sport University of Cologne e chefe do Instituto de Desenvolvimento doEsporte Europeu e Estudos de Lazer na German Sport University of Cologne.

Às 16h, Arnout Geeraert falará sobre o tema “Governance in sports organisations”. Geeraert estudou Política Internacional (Universidade de Leuven) e Direito Internacional e Europeu (Universidade de Bruxelas) e é doutor emCiências Sociais pela Universidade de Leuven (dezembro de 2013). Atualmente, trabalha no Play The Game / Instituto Dinamarquês de EstudosEsportivos e no LINES Leuven International and European Studies) e coordena o trabalho de um consórcio internacional sobre boa governança no esporte.


Fonte: UFPR















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.