segunda-feira, 9 de abril de 2018

PARQUE ESTADUAL DA SERRA DA TIRIRICA: Corrimão já atrai mais visitantes ao Costão



Instalados em janeiro no Costão de Itacoatiara, cabos de aço têm auxiliado as pessoas na subida e descida. Frequentadores do espaço aprovaram a iniciativa. Foto: Marcelo Feitosa


Nos fins de semana, subida é feita por cerca de 800 pessoas

Um dia de céu claro em Niterói é um convite para apreciar a natureza. Um dos pontos mais visitados do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), a trilha do Costão de Itacoatiara, na Região Oceânica, tem recebido ainda mais visitas depois que um facilitador foi instalado no local em janeiro: cabos de aço que auxiliam na subida e descida da pedra.

A novidade tem agradado, principalmente, o público de mais idade e crianças. Os visitantes do parque ressaltam que os cabos dão mais segurança na escalada, atraindo pessoas que antes não faziam trilhas pela cidade. Dessa forma, o turismo ambiental de Niterói também acaba fortalecido.

Os cabos de aço são fincados na pedra e apoiados por estacas de ferro. De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), como o equipamento é novo, não há a necessidade de uma manutenção. No entanto, a administração do Peset monitora e ajusta a estrutura constantemente, de acordo com o uso.

Uma lona de pneu foi colocada para diminuir o atrito entre o cabo e as estacas, que foram pintadas com tintura naval para evitar a deterioração com os efeitos do tempo e da maresia. A instalação foi feita em parceria com a Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (Femerj) e o Clube de Montanhismo de Niterói, além de contar com diversos voluntários, no início desse ano.

De acordo com guarda-parques, de uns anos para cá as visitas ao Costão aumentaram de forma significativa. Notoriamente, segundo eles, a procura depois da instalação do facilitador também aumentou.

“Nos finais de semana ou feriados estamos recebendo até 800 pessoas. Nosso limite é de 200 pessoas e, quando atingimos esse número, fazemos o controle de quem sobe e desce para evitar uma aglomeração. Ficamos aqui sempre auxiliando e indicando que a subida é pelo lado direito e a descida é pelo esquerdo, para que todos façam a trilha de forma segura”, disse um guarda-parque.

Na entrada da trilha, na semana passada, mais de 50 pessoas aguardavam na fila para realizar a prática esportiva. Segundo os usuários, essa cena se repete em todos os finais de semana, recebendo público de Niterói e de cidades vizinhas, como São Gonçalo e Rio de Janeiro.

Depois da instalação do cabo, a niteroiense Auar, de 42 anos, finalmente resolveu conhecer a famosa trilha do Costão. Como companhia, ela levou sua filha, Júlia Auar, de 8 anos, para apreciar a paisagem do alto.

“É bom um passeio em família. Trouxe a minha filha para poder curtir a natureza, poder mostrar as praias daqui e um pouco da geografia de Niterói, que é maravilhosa. Nunca tinha vindo antes e só tomei coragem quando soube que instalaram esse cabo. Então, viemos no mês passado, gostamos muito e decidimos voltar agora. Ela (Júlia) curtiu bastante”, elogiou Daniela.

A estudante Thaísa Melo, de 22 anos, também foi uma das que aprovaram a instalação do facilitador. Segundo ela, esta foi a segunda vez que ela subiu o Morro do Costão e, com os cabos, ficou muito mais seguro.

“Fiz essa trilha antes, mas sem o cabo. Agora ficou bem melhor, com um apoio para a gente subir e descer. Está aprovadíssimo! Por mim, poderiam colocar esse equipamento em toda a trilha”, brincou Thaísa.

A mesma opinião é compartilhada pela estudante Thássia Kmilla, de 28 anos. De acordo com ela, a novidade agradou ao grupo que a acompanhava.

“Gostamos muito dessa novidade. Me senti mais segura tendo onde apoiar para escalar essa parte da trilha. Foi uma ótima iniciativa, principalmente porque passa a atrair pessoas de mais idade que antes tinham dificuldade”, apontou Thássia.

Para o contador Igor de Araújo, de 32 anos, o facilitador ainda ajuda a preservar a vegetação local, que antes era degradada pela passagem de quem praticava a trilha. Esse, aliás, era um dos objetivos do Inea ao fazer a implantação dessa estrutura.

“Fiz essa trilha pela primeira vez e aprovei. O cabo realmente facilita muito a trilha, fica menos escorregadio. A vegetação também fica mais preservada com isso”, ressaltou Igor.

Fonte: O Fluminense



---------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

II Encontro Científico do Parque Estadual da Serra da Tiririca trouxe à lembrança a mobilização ambientalista que permitiu a sua criação
Ampliação do Parque da Serra da Tiririca com a incorporação da Darcy Ribeiro é uma vitória dos ambientalistas
Lazer e aventura na Serra da Tiririca pode ser opção para aproveitar férias
Trilhas no Parque da Serra da Tiririca serão implantadas (história do PESET)
Parque da Serra da Tiririca terá unidade de polícia ambiental
Parque da Serra da Tiririca na capa da National Geographic mundial (2009)
Serra da Tiririca e Lagoa de Itaipu são ameaçadas por especuladores (história do PESET-2009)
Poder imobiliário ameaça a Serra da Tiririca e Lagoa de Itaipu (2009)
Novos tempos no Parque Estadual da Serra da Tiririca (história do PESET -2009)




Um comentário:

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.