sábado, 28 de abril de 2018

Você sabe o que é "PIRAJÁ"? Veja como as Pirajás estão influindo na regata Volvo Ocean Race



Como acontece todo dia, o site da regata Volvo Ocean Race publica um vídeo (Daily Live) com entrevistas diretas dos barcos, entrevistando velejadores, abordando alguma curiosidade ou dando alguma explicação sobre aspectos técnicos da regata.

O Daily Live de hoje está especialmente interessante.

Os barcos estão bem próximos à costa do nordeste brasileiro, mais ou menos ao largo do Recife. O comentarista Conrad Colman, diretamente do Quartel General da regata em Alicante, Espanha, faz uma ótima abordagem de um fenômeno típico dos mares do litoral brasileiro, que é chamado em linguagem náutica de "Pirajá".

Pirajá é o vento de chuva que vem sob as nuvens Cummulus nimbus que percorrem o nosso litoral. São velhas conhecidas nos nossos homens do mar.

Os velejadores da Volvo Ocean Race passaram por Pirajás em outros mares, mas estão experimentando agora na costa brasileira os seus efeitos mais intensos na regata, uma vez que estão sendo decisivas nas intensas trocas de posição. Que o diga a tripulação do Dong Feng, que perdeu várias posições.

No Daily Live de hoje, Conrad Colman, com a ajuda de ventiladores, demonstra no escritório de forma criativa e didática a física por trás das nuvens de Pirajá e como os velejadores podem se beneficiar delas ou se meter em encrenca.

Tudo isso aconteceu nas últimas horas na Volvo Ocean Race. Não deixe de assistir ao vídeo.


Daily Live – Saturday 28 April | Volvo Ocean Race












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.