terça-feira, 17 de outubro de 2017

PARQUES EM MARYLAND: visita à Jug Bay Natural Area, no Rio Patuxent



A bela paisagem da Jug Bay, no Rio Patuxent. Foto Axel Grael.


Retornei recentemente de uma viagem ao estado americano de Maryland, onde cumpri uma agenda técnica de busca de parcerias para a cidade de Niterói, aproveitando do fato de que sou o presidente do Comitê Rio de Janeiro-Maryland, da organização Companheiros das Américas (Partners of the Americas) e que a Niterói possui um acordo de cidades irmãs, com Annapolis, capital do estado de Maryland.

Dentre os compromissos cumpridos na recente viagem estiveram:
  • LIXO NA BAÍA DE GUANABARA: apresentei a palestra "Niterói and Project Grael contribution to the control of pollution and marine debris at Guanabara Bay, Rio de Janeiro, Brazil", no evento WASTECON® 2017, promovido pela International Solid Waste Association (ISWA) e pela Solid Waste Association of North America (SWANA), realizado em Baltimore, Maryland (EUA). O evento reuniu milhares de especialistas em gestão de resíduos sólidos de muitos países, que na ocasião apresentaram novas tecnologias, equipamentos, procedimentos, políticas públicas e soluções para a gestão do lixo. 
  • RESTAURAÇÃO DE RIOS: visitei projetos de recuperação de rios desenvolvidos por órgãos locais e obtive informações sobre a legislação e políticas públicas para a promoção destes trabalhos.
  • ANNAPOLIS SAILBOAT SHOW: com uma delegação de Niterói, participamos com um stand do maior evento do mundo dedicado e veleiros. Na ocasião, divulgamos a campanha "Niterói Cidade Campeã da Vela", que tem o objetivo de promover a vocação náutica da cidade, atrair investimentos e promover o turismo náutico.
  • INFRAESTRUTURA DE PARQUES URBANOS: visita ao Bladensburg Waterfront Park, administrado pela Maryland-National Capital Park and Planning Comission - M-NCPPC. O Parque Blandensburg faz parte do conjunto de esforços para a recuperação dos ecossistemas do Rio Anacostia.
  • JUG BAY NATURAL AREA: Também visitei o Jug Bay Natural Area, localizado no Rio Patuxent, para me atualizar sobre o trabalho que acompanho há alguns anos de gestão de uma área de wetlands, de gestão da biodiversidade e monitoramento de aves migratórias. 
O principal objetivo das duas últimas atividades (Infraestrutura de Parques e Jug Bay) foi verificar a experiência de implantação de uma infraestrutura de trilhas para caminhadas e para bicicletas e o trabalho de manejo de áreas úmidas em Jug Bay, visando obter subsídios para os investimentos na Região Oceânica, através do programa PRO-Sustentável, desenvolvido pela Prefeitura de Niterói.

JUG BAY: 

Outra área protegida que tive a oportunidade de revisitar foi a Jug Bay Natural Area, no Rio Patuxent, uma bela área dedicada à pesquisa da ecologia de áreas úmidas e de aves migratórias.

Em 1968, o Rio Patuxent foi incluído na lista de rios cênicos de Maryland e, em consequência, mais de 2.400 hectares (6.000 acres) de terras ao longo do rio foram protegidas e Jug Bay foi escolhida para sediar a área protegida.

Jug Bay foi uma área portuária e que, assim como o Anacostia, foi abandonada devido ao assoreamento. Hoje, é um ambiente estuarino com influência de maré ("tidal estuary") e a presença de mais de 250 espécies de aves já foram registradas.

No local, pudemos acompanhar o trabalho de monitoramento da fauna migratória, conhecer a infraestrutura de trilhas e debater aspectos do planejamento e implantação da infraestrutura com o diretor Greg Kearns, que já esteve em visita ao Rio de Janeiro, a nosso convite, há alguns anos.

Veja as fotos, a seguir:

- Trilha sobre área alagada (Boardwalk)


Traçado da trilha se adequa às características do terreno e compõe a paisagem. Foto Axel Grael. 

Aspecto geral da trilha. Foto Axel Grael.

Greg Kearns, diretor da unidade de conservação, mostra a trilha. Foto Axel Grael.

Segundo Greg Kearns, a trilha já existe há cerca de 8 anos e requer pouca manutenção. Eventualmente, a troca de partes da estrutura de madeira. Foto Axel Grael.


A trilha praticamente "flutua" sobre a lama, apoiada por peças de madeira que aumentam a superfície de contato com a lama. Em alguns pontos, a trilha é ancorada através de estacas de madeira ou de metal. Fotos Axel Grael.



Estrutura do mirante. Fotos de Axel Grael.

Placa educativa. Foto Axel Grael.

- Trabalho de pesquisa sobre aves migratórias



A encantadora paisagem de Jug Bay, com os casarões históricos que abrigaram fazendas de produção de tabaco. Ao fundo, à distância, a Billingsley House, que hoje pertence à Maryland-National Capital Park and Planning Commission - M-NCPPC. Foto Axel Grael.

Equipe da Jug Bay Natural Area verifica se aves migratórias foram capturadas nas armadilhas. As aves migratórias são capturadas para anilhamento. Foto Axel Grael.

Devido ao forte calor fora de época, causado pelo efeito dos furacões que assolaram o Caribe e os EUA nas semanas anteriores, as aves migratórias atrasaram a sua chegada ao local. Na foto, Christa Grael com uma ave não migratória, capturada acidentalmente e que foi libertada. Foto Axel Grael.

Estrutura artificial para nidificação de águias ("ospreys") . Ao lado do ninho, sobre a estaca, equipamento de vídeo para observação remota do comportamento dos animais. Foto Axel Grael.


- Ataque de besouro exótico está extinguindo a população das árvores "Ash".



Na borda do brejo, bosque de freixo (ash) atacado pelo besouro (emerald ash borer) que está dizimando a espécie em toda a região. Acredita-se que a espécie invasora tenha chegado em 2002, trazido da Ásia, provavelmente em pallets utilizados em transporte de carga. Foto Axel Grael.

Tronco de freixo atacado pelo besouro. A larva consome a parte interior da casca, destruindo o sistema vascular da árvore causando-lhe a morte. Foto Axel Grael.

Explicação aos visitantes sobre a infestação da praga. Foto Axel Grael.


--------------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

PARQUES EM MARYLAND: Infraestrutura para áreas brejosas e instrumentos de conservação
Visitando projetos de restauração de rios em Maryland, EUA







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.