Retornei recentemente de uma viagem ao estado americano de Maryland, onde cumpri uma agenda técnica de busca de parcerias para a cidade de Niterói, aproveitando do fato de que sou o presidente do Comitê Rio de Janeiro-Maryland, da organização Companheiros das Américas (Partners of the Americas) e que a Niterói possui um acordo de cidades irmãs, com Annapolis, capital do estado de Maryland.
Dentre os compromissos cumpridos na recente viagem estiveram:
- LIXO NA BAÍA DE GUANABARA: apresentei a palestra "Niterói and Project Grael contribution to the control of pollution and marine debris at Guanabara Bay, Rio de Janeiro, Brazil", no evento WASTECON® 2017, promovido pela International Solid Waste Association (ISWA) e pela Solid Waste Association of North America (SWANA), realizado em Baltimore, Maryland (EUA). O evento reuniu milhares de especialistas em gestão de resíduos sólidos de muitos países, que na ocasião apresentaram novas tecnologias, equipamentos, procedimentos, políticas públicas e soluções para a gestão do lixo.
- RESTAURAÇÃO DE RIOS: visitei projetos de recuperação de rios desenvolvidos por órgãos locais e obtive informações sobre a legislação e políticas públicas para a promoção destes trabalhos.
- ANNAPOLIS SAILBOAT SHOW: com uma delegação de Niterói, participamos com um stand do maior evento do mundo dedicado e veleiros. Na ocasião, divulgamos a campanha "Niterói Cidade Campeã da Vela", que tem o objetivo de promover a vocação náutica da cidade, atrair investimentos e promover o turismo náutico.
- INFRAESTRUTURA DE PARQUES URBANOS: visita ao Bladensburg Waterfront Park, administrado pela Maryland-National Capital Park and Planning Comission - M-NCPPC. O Parque Blandensburg faz parte do conjunto de esforços para a recuperação dos ecossistemas do Rio Anacostia.
- JUG BAY NATURAL AREA: Também visitei o Jug Bay Natural Area, localizado no Rio Patuxent, para me atualizar sobre o trabalho que acompanho há alguns anos de gestão de uma área de wetlands, de gestão da biodiversidade e monitoramento de aves migratórias.
O principal objetivo das duas últimas atividades (Infraestrutura de Parques e Jug Bay) foi verificar a experiência de implantação de uma infraestrutura de trilhas para caminhadas e para bicicletas e o trabalho de manejo de áreas úmidas em Jug Bay, visando obter subsídios para os investimentos na Região Oceânica, através do programa PRO-Sustentável, desenvolvido pela Prefeitura de Niterói.
ANACOSTIA WATERFRONT INITIATIVE
O Rio Anacostia é um dos marcos da paisagens de várias cidades, particularmente de Washington, DC, onde constitui-se, junto com o Rio Potomac, a moldura do National Mall, que concentra a Casa Branca e o centro administrativo do país (muitos órgão da administração federal e museus estão lá), sendo também a principal atração turística da cidade.
O Rio Anacostia é um dos marcos da paisagens de várias cidades, particularmente de Washington, DC, onde constitui-se, junto com o Rio Potomac, a moldura do National Mall, que concentra a Casa Branca e o centro administrativo do país (muitos órgão da administração federal e museus estão lá), sendo também a principal atração turística da cidade.
No século 18, o Rio Anacostia era um porto muito ativo e que sustentava uma comunidade próspera e vibrante. No século 19, o porto começou a perder movimento devido ao assoreamento e perda de calado para os navios. A região começou a conviver com o problema das inundações.
Na década de 1950, o Corpo de Engenheiros do Exército (US Army Corps of Engineers) começou a implementar obras de prevenção de enchentes, com as intervenções típicas da época: dragagem, retificação e canalização.
Na década de 1950, o Corpo de Engenheiros do Exército (US Army Corps of Engineers) começou a implementar obras de prevenção de enchentes, com as intervenções típicas da época: dragagem, retificação e canalização.
Em 2003, um grupo de 20 agências governamentais - federais, do governo do Distrito de Columbia (onde localiza-se a capital dos EUA, Washington) e de Maryland (M-NCPPC), assinaram um Memorando de Entendimento com o objetivo de proteger e valorizar a orla do Rio Anacostia. Foi aprovado um Plano Diretor que estabeleceu as prioridades e os compromissos de cada instituição envolvida.
Uma das prioridades, passou a ser a recuperação ambiental do Rio Anacostia, com a restauração das áreas úmidas e as várzeas do rio. Portanto, uma das providências foi a retirada das estruturas de concreto que canalizavam o rio. Outra prioridade foi implantar uma infraestrutura de parques e trilhas.
Desde o início dos trabalhos, já foram investidos mais de US$ 1,8 bilhões em verbas federais e do Distrito de Columbia. Também foram aportados US$ 7 bilhões em recursos privados. Estima-se que os investimentos gerarão um aumento de arrecadação tributária somente para o Distrito de Columbia da ordem de US$ 1,5 bilhão/ano.
Merece destaque o trabalho realizado pela organização Anacostia Watershed Society, que por 25 anos pressionou os órgãos públicos para que revertessem o processo de degradação do Rio Anacostia.
Desde o início dos trabalhos, já foram investidos mais de US$ 1,8 bilhões em verbas federais e do Distrito de Columbia. Também foram aportados US$ 7 bilhões em recursos privados. Estima-se que os investimentos gerarão um aumento de arrecadação tributária somente para o Distrito de Columbia da ordem de US$ 1,5 bilhão/ano.
Merece destaque o trabalho realizado pela organização Anacostia Watershed Society, que por 25 anos pressionou os órgãos públicos para que revertessem o processo de degradação do Rio Anacostia.
BLADENSBURG WATERFRONT PARK
O Parque de Blandensburg surgiu da revitalização de uma marina que existiu até que fosse inviabilizada pela falta de calado no Rio Anacostia. O US Corps of Engineers, que vinha mantendo o rio dragado deixou de fazê-lo e, com a Anacostia Initiative, houve uma ressignificação de toda a área e a prioridade passou a ser a recuperação dos ecossistemas e da saúde ambiental do rio.
Em 1996, a antiga marina foi substituída pelo parque, que passou a contar com outro tipo de infraestrutura náutica (docas flutuantes), um centro de visitantes, trilhas e ciclovias. O parque foi aberto ao público em 2000 e, em 2005, uma ponte para pedestre e bicicletas uniu os dois lados do rio.
Hoje, o parque é um dos principais pontos de visitação, com uma programação para escolas, para deficientes físicos e é o ponto de partida para atividades de canoagem e tours guiados pelo rio.
Em 1996, a antiga marina foi substituída pelo parque, que passou a contar com outro tipo de infraestrutura náutica (docas flutuantes), um centro de visitantes, trilhas e ciclovias. O parque foi aberto ao público em 2000 e, em 2005, uma ponte para pedestre e bicicletas uniu os dois lados do rio.
Hoje, o parque é um dos principais pontos de visitação, com uma programação para escolas, para deficientes físicos e é o ponto de partida para atividades de canoagem e tours guiados pelo rio.
Nas duas fotos acima, a Waterfront Trail, construída margeando o Rio Anacostia e passando sob o viaduto da Estrada de Ferro da AMTRAK. Fotos Axel Grael. |
Rio Anacostia, em processo de recuperação ambiental. Foto Axel Grael. |
Local onde existia um lixão na área da várzea do Rio Anacostia. A área foi descontaminada e recuperada como um wetland. Foto Axel Grael |
Ciclovia da Waterfront Trail que contorna a área previamente recuperada do lixão. Foto Axel Grael. |
Placa com estímulo "Adote um Parque", campanha da ONG Anacostia Watershed Society e do Departamento de Parques e Recreação do Condado de Prince George. |
Grupo de técnicos dos órgãos gestores de Anacostia, agências públicas, da organização Companheiros das Américas (Maryland) e ambientalistas, que me acompanharam na visita ao rio Anacostia. |
ANACOSTIA RIVERWALK TRAIL
O Riverwalk Trail é considerado a espinha dorsal do Waterfront Initiative, integrando os dois lados do rio, as comunidades locais e a malha cicloviária de ambas as margens, tanto no estado de Maryland, como no Distrito de Columbia (Washington).
A primeira parte da trilha foi entregue à população em março de 2012. Quando estiver pronta, a trilha terá 45 km (28 milhas).
O Riverwalk Trail é considerado a espinha dorsal do Waterfront Initiative, integrando os dois lados do rio, as comunidades locais e a malha cicloviária de ambas as margens, tanto no estado de Maryland, como no Distrito de Columbia (Washington).
A primeira parte da trilha foi entregue à população em março de 2012. Quando estiver pronta, a trilha terá 45 km (28 milhas).
As imagens acima foram obtidas na internet. |
Guardadas as diferenças culturais, ecológicas e até orçamentárias dos órgãos públicos envolvidos com a realidade brasileira, a experiência do Anacostia é mais uma rica demonstração que a recuperação ambiental é factível e compensador.
Para viabiliza-lo, basta que a população expresse a sua vontade e que sejam implantados os mecanismos financeiros e legais para que os trabalhos aconteçam.
Axel Grael
Engenheiro Florestal
Secretário Executivo
Prefeitura de Niterói
Engenheiro Florestal
Secretário Executivo
Prefeitura de Niterói
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