segunda-feira, 28 de julho de 2014

Rua Moreira César, em Icaraí, será reurbanizada



Rua Moreira Cesar.

Rua Moreira Cesar com o projeto de reurbanização.
A Prefeitura de Niterói apresentará o projeto de reurbanização da Rua Coronel Moreira César, em Icaraí, na próxima quarta-feira, dia 29 de julho, no Clube Central, para moradores, comerciantes e administradores de shoppings e galerias.

A via mais charmosa da cidade, considerada o mais nobre e concorrido polo comercial e de serviços da Zona Sul, receberá investimentos em torno de R$ 12 milhões, recursos do Orçamento Geral da União e do município, para ter os seus 1.027 metros de extensão totalmente revitalizados. O objetivo é promover a urbanidade, a acessibilidade e incentivar o desenvolvimento local. A previsão é que as obras sejam concluídas em 2016.

O projeto envolve o Escritório Geral de Projetos (EGP), vinculado à Vice-Prefeitura, as secretarias municipais de Urbanismo e Mobilidade; Conservação e Serviços Públicos; Desenvolvimento Econômico; e Acessibilidade, além da Emusa. Também conta com a parceria de entidades empresariais, entre elas a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindlojas Niterói e a Caixa Econômica Federal.

A Moreira César ganhará um novo projeto viário, com uma faixa de rolamento e uma de estacionamento, totalizando seis metros, e também uma ciclofaixa em toda a sua extensão. Todos os cruzamentos receberão o sistema “traffic calming”, para dar mais segurança e comodidade aos pedestres na travessia. O piso da rua será nivelado ao da calçada, que terá barras de segurança para impedir a travessia fora da faixa de pedestres.

Outras melhorias que a rua receberá são: instalação de pisos táteis, de acordo com as modernas normas de acessibilidade; 13 bicicletários; padronização de todos os equipamentos e mobiliário, como bancas de flores e de jornais, lixeiras, jardineiras e bancos; nova programação visual para reforçar a identidade da Moreira César.

Haverá, ainda, a substituição de toda a fiação aérea pelo sistema subterrâneo; instalação de novos postes com duas saídas de luz, uma mais alta para a rua e a mais baixa para a calçada; monitoramento permanente por câmeras; acesso livre à internet, com rede wi-fi; instalação de totens multimídia para informação; reforço na limpeza urbana, com ênfase na coleta seletiva de lixo.

A reurbanização da Rua Moreira César vai contribuir com uma maior atividade comercial e de serviços; a via também passará a ter um perfil para a realização de eventos culturais e esportivos; maior uso do espaço público à noite; aumento da renda e de postos de trabalho; melhor mobilidade, segurança e acessibilidade para pessoas com deficiência.

“Esse projeto de reurbanização vai permitir que os comerciantes possam também melhorar seus estabelecimentos, o que vai contribuir ainda mais para a valorização do comércio local e par o fortalecimento da imagem da Moreira César como a rua mais charmosa de Niterói e um exemplo de via moderna e sustentável”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Fabiano Gonçalves.


Fonte: Prefeitura de Niterói





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.