terça-feira, 15 de julho de 2014

Prefeitura de Niterói e SETRERJ lançam programa Motorista Amigo do Ciclista. Amanhã, 200 motoristas receberão treinamento no Caminho Niemeyer



MOTORISTA AMIGO DO CICLISTA: por um trânsito mais seguro para todos

O evento em parceria com a SETRERJ é um marco do programa Niterói de Bicicleta, pois promove o diálogo entre dois segmentos importantes de usuários da infraestrutura viária da cidade: motoristas de ônibus e ciclistas.

Quem vive o cotidiano das grandes e médias cidades brasileiras não tem dúvida do quão importante são os ônibus, mas também sabe dos problemas decorrentes da sua presença.

ÔNIBUS x BICICLETAS ??? 

A convivência entre bicicletas e ônibus não têm sido muito fácil e tem gerado vítimas. Recentemente, um acidente entre um ônibus e uma bicicleta, feriu uma ativista da causa da bicicleta em Niterói.

A presença das bicicletas nas ruas é garantida pelo Código Nacional de Trânsito. Os ciclistas lutam pelo seu direito às ruas e defendem a sua escolha como uma forma de mobilidade mais sustentável.

O atual governo municipal de Niterói está determinado em recuperar o tempo perdido e implantar uma malha cicloviária na cidade. Os primeiros resultados começam a surgir e um programa ambicioso será desenvolvido em Niterói. Até dezembro de 2014, as novas ciclovias e ciclofaixas implantadas na atual gestão já ultrapassarão 20 km.

Portanto, as bicicletas estão nas ruas para ficar.

ÔNIBUS + BICICLETAS = CONVÍVIO !!!

Sim. É possível! Recentemente, observei em Lisboa que em algumas avenidas o local indicado para a presença dos ciclistas era justamente as pistas exclusivas para ônibus, como pode ser visto na foto abaixo. Isso era possível devido ao deslocamento dos ônibus em baixa velocidade - cerca de 40 km, compatível com o convívio amistoso com a bicicleta.

EM LISBOA, CICLISTAS SÃO INCENTIVADOS A TRANSITAR PELAS PISTAS DOS ÔNIBUS: A foto foi feita por mim em Lisboa de dentro de um ônibus. Os ciclistas tinham acabado de ultrapassar o ônibus. Foto Axel Grael.


Por promover o transporte coletivo e diminuir o número de automóveis na rua, o ônibus contribui para o transporte sustentável. Ultimamente, as soluções de baixo custo apresentadas para resolver os problemas de mobilidade das cidades brasileiras têm promovido uma revisão do papel dos ônibus no cenário urbano, com a implantação dos BRTs, BRS's, BHLS, etc.

Logo, ônibus e bicicletas podem e devem estar no mesmo lado: o lado do transporte sustentável.

Além disso, os motoristas de ônibus são profissionais do trânsito e também têm uma contribuição a dar aos ciclistas e aos planejadores urbanos dedicados a pensar a malha cicloviária. Portanto, o encontro entre motoristas de ônibus e ciclistas, como faremos amanhã, será acima de tudo um diálogo: não uma doutrinação unilateral.

"Ônibus e bicicletas podem e devem estar no mesmo lado: o lado do transporte sustentável"

Enquanto afastados, presos a estereótipos e sem mútuo reconhecimento, ônibus podem ser uma ameaça para os ciclistas e ciclistas podem ser uma grande preocupação para os ônibus. Mas, com um diálogo entre as partes, um caminho para uma nova mobilidade poderá nos aproximar mais do sonho de uma cidade sustentável.

Axel Grael


---------------------------------------------------

Prefeitura lança programa Motorista amigo do ciclista



A Prefeitura de Niterói, o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Setrerj) e a Universidade Corporativa do Transporte da Fetranspor lançam, na manhã desta próxima quarta-feira (16/7), às 9h, o programa “Motorista Amigo do Ciclista”, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, no centro da cidade.

O projeto tem como objetivo melhorar a relação entre condutores de veículos movidos a motor e adeptos das bicicletas por meio da troca de experiências e de papéis. Os motoristas irão trocar de lugar com os ciclistas, para vivenciar as experiências vividas no dia a dia por quem opta pelo transporte não poluente e não motorizado.

O vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou a importância da troca de experiências entre os motoristas e os usuários de bicicletas e a conscientização de todos.

“Para o ciclista de Niterói e de outras cidades brasileiras, há uma preocupação muito grande entre o conflito da bicicleta com o ônibus. A bicicleta ocupa espaços na rua e o risco existe, como em qualquer outro meio de transporte, seja ele, ônibus, carro, moto etc. No entanto, se você tiver um treinamento, e isso nos motivou a propor esse treinamento para o Setrerj, existem formas de proceder na rua que diminuem o risco para todos. Você se colocar na posição do ciclista é muito importante, pois você vai ver a dificuldade que ele tem e é importante também o ciclista saber das dificuldades dos motoristas.”

Axel reforça que é necessário respeito às leis de trânsito: “É um processo de preparação. Todos têm de se preparar para essa realidade e respeitar as leis. O ciclista tem de ter a consciência de suas obrigações como, por exemplo, não andar pelas calçadas, respeitar a sinalização”.

Coordenador do programa Niterói de Bicicleta, Argus Caruso deu detalhes do evento:

“Esta será a primeira ação educativa com motoristas de ônibus de Niterói. A iniciativa que partiu da prefeitura conta com o apoio da Fetranspor, Setrerj e UCT. Serão realizados debates, vídeos, palestras e pedaladas com a presença de mais de 200 motoristas e diversos ciclistas. A ação é um projeto piloto que terá continuidade e pretende atingir todos os motoristas que atuam em Niterói com o objetivo de fomentarmos um convívio harmônico entre os condutores e ciclistas”, explicou.

O evento de lançamento será iniciado com um café da manhã seguido de palestra e debate. No final, será realizada uma pedalada. Se chover, esta última etapa do evento não será realizada.

 

Fonte: Prefeitura de Niterói


---------------------------------------------

Programa NITERÓI DE BICICLETA no Facebook: www.facebook.com/NiteroideBicicleta

LEIA TAMBÉM:

Semana da Mobilidade: Circuito Universitário começa a ser implantado na cidade
NITERÓI DE BICICLETA: atividades, notícias e oportunidades
Niterói ganhará, até julho, seis quilômetros de ciclovias
Niterói ganhará novo mobiliário urbano a partir de maio
Em Niterói, falta educação no trânsito principalmente perto das escolas
Agentes da NitTrans iniciam patrulhamento com bicicletas em ciclofaixas
Prefeito em exercício tem encontro com ciclistas da cidade

Outros temas correlatos:
Especialistas debatem o problema da mobilidade nas grandes cidades brasileiras. (Vídeo)
Manual “Segurança para Pedestres” é lançado no Brasil
Salvando vidas com transporte sustentável
Por que a Suécia tem tão poucas mortes no trânsito
Enquanto União Europeia reduz mortes no trânsito, Brasil perde mais vidas
Abertura da Semana Nacional Educativa de Trânsito
Urban Density and Sustainability
Desaceleração deve ser tendência nos grandes centros do século 21



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.