quinta-feira, 31 de julho de 2014

Rio Yacht Club, de Niterói, um dos mais tradicionais clubes náuticos do país, será a base principal da Equipe Brasileira de Vela


O centenário e tradicional  Rio Yacht Club, carinhosamente conhecido como "Sailing" devido à sua origem inglesa, é um dos mais respeitados iate clubes do mundo, e pode ser considerado dentre os que contam maior número de medalhas olímpicas já conquistadas pelos seus atletas: 8 medalhas no total, sendo os medalhistas Torben Grael (5 medalhas), Marcelo Ferreira (3 medalhas olímpicas, conquistadas com Torben Grael), Lars Grael (2 medalhas), Isabel Swan (1 medalha) e Clínio de Freitas (1 medalha, conquistada com Lars Grael).

Mantendo a tradição, o clube contribui com muitos dos atuais velejadores da Equipe Brasileira de Vela que representará o Brasil no evento-teste que se inicia no dia 2 de agosto, na Baía de Guanabara.

Foi um grande orgulho ver as principais estrelas da vela nacional no nosso pequeno grande clube e vê-lo tornar-se a referência para a Equipe Brasileira de Vela.

Bons ventos para a Equipe Brasileira de Vela.

Axel Grael

-----------------------------------------------------------------

O REGISTRO DO EVENTO NAS LENTES DO FOTÓGRAFO NÁUTICO FRED HOFFMANN.

Equipe Brasileira de Vela que participará do Esquenta Rio, evento-teste para os Jogos Olímpicos de 2016. Foto de Fred Hoffmann. 

Torben Grael (Esq.), diretor técnico da CBVela-Confederação Brasileira de Vela e treinador-chefe da Equipe Brasileira e Marco Aurélio de Sá Ribeiro (Dir.), presidente da CBVELA. Foto Fred Hoffmann.

Equipe Brasileira de Vela ouve as instruções dos dirigentes. Foto Fred Hoffmann.

Torben Grael dá entrevista e conta com a ajuda de intérprete de LIBRAS. Foto Fred Hoffmann.

Robert Scheidt dá entrevista no Rio Yacht Club. Foto Fred Hoffmann.

Isabel Swan, velejadora medalhista olímpica do Rio Yacht Club, concedendo entrevista. Foto Fred Hoffmann.

Martine Grael e Kahena Kunze, da nova safra de campeões. Foto de Fred Hoffmann.

Forte presença da imprensa para a cobertura da apresentação da Equipe Brasileira de Vela. Foto de Fred Hoffmann.

O trabalho dos profissionais de imprensa nas dependências do Rio Yacht Club. Foto de Fred Hoffmann.


-------------------------------------------



COB e CBVela testam logística de apoio à equipe de vela para os Jogos Olímpicos Rio 2016

Rio Yacht Club será a base principal da equipe brasileira no evento-teste da modalidade, de 2 a 9 de agosto. Outras opções serão testadas

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Confederação Brasileira de Vela (CBVela) apresentaram nesta terça-feira, no Rio Yacht Club, em Niterói (RJ), a equipe brasileira que disputará o evento-teste para os Jogos Olímpicos Rio 2016, na Baía de Guanabara, entre os dias 2 e 9 de agosto. O clube de Niterói será a base da equipe durante o evento e será testado como possível local de apoio da vela brasileira no Rio 2016. Liderada pelo treinador-chefe Torben Grael, a equipe brasileira competirá com dois barcos em cada uma das dez classes olímpicas.

"Este é um clube inteiramente dedicado à vela, com resultados muito importantes. Aqui a gente respira vela. É um lugar especial, muito reservado e calmo, em que os atletas poderão relaxar quando não estiverem competindo", disse Torben Grael, dono de cinco medalhas olímpicas como atleta. "É muito importante eu dar a minha contribuição para a equipe olímpica, agora como treinador. Estamos tentando dar aos atletas as melhores condições possíveis para que tenham um bom desempenho nas competições que antecedem aos Jogos e também nos Jogos Olímpicos em si. Hoje temos as duas melhores equipes de cada classe participando das principais etapas de copa do mundo, do campeonato mundial e outros eventos importantes. Temos sete equipes entre os dez primeiros do ranking mundial, sendo dois líderes. Isso é uma indicação de que estamos indo bem", afirmou Torben, contratado pelo COB para liderar a equipe brasileira.

"Este é um clube inteiramente dedicado à vela, com resultados muito importantes. Aqui a gente respira vela. É um lugar especial, muito reservado e calmo, em que os atletas poderão relaxar quando não estiverem competindo", disse Torben Grael, dono de cinco medalhas olímpicas como atleta.


No Rio Yacht Club, o COB e a CBVela montaram toda a estrutura de suporte para a seleção, com apoio da área de ciência e saúde, com médico, nutricionista, fisioterapeutas, massoterapeutas e estrategistas náuticos (estudo das marés e meteorologia). De Niterói, os atletas chegam de bote à Marina da Glória, base do evento-teste e da vela nos Jogos Olímpicos, em cerca de 10 minutos. O Iate Clube Brasileiro e a Marina da Glória também terão suporte em fisioterapia para os atletas.

"Vamos aproveitar esse evento para testar toda a logística de acomodação, transporte, alimentação e recuperação para a equipe. Em um próximo evento, podemos testar outras opções. Temos que chegar aos Jogos Olímpicos com todas as possibilidades testadas", disse o gerente geral de Performance Esportiva do COB, Jorge Bichara. "Niterói traz pontos positivos em relação à tranquilidade que você passa à equipe, que fica mais isolada em um ambiente mais reservado. Além disso, a curta distância para a Marina da Glória ajuda, com um deslocamento de apenas de 10 minutos pelo mar. Há também uma parte da equipe que é residente de Niterói. Tudo isso facilita a manutenção do foco, o que para nós é bastante importante", disse Bichara, afirmando que, esportivamente, o evento é uma boa oportunidade para avaliar o estágio técnico da equipe brasileira.

No total, 30 atletas brasileiros disputarão o evento-teste. Destes, 28 estiveram presentes à apresentação, entre eles Robert Scheidt, Bruno Prada, Fernanda Oliveira, Isabel Swan, Jorge Zarif, Martine Grael e Ricardo Winicki, o Bimba.

Recordista de medalhas olímpicas do Brasil, ao lado de Torben Grael, Robert Scheidt disse que a equipe tem boas expectativas para o teste na Baía de Guanabara. "A equipe brasileira de vela hoje é muito forte, com atletas jovens e experientes. Eu me sinto em boa forma e vou dar o meu máximo. Um resultado positivo em um evento como esse vai dar confiança e mostrar que estamos no caminho certo", disse o bicampeão olímpico, elogiando a estrutura montada para a equipe brasileira. "Estamos testando o melhor modelo de logística. Está bem adequado, com deslocamentos rápidos para a área de competição. O importante é que temos um atendimento de fisioterapia logo quando saímos da água e isso é fundamental para a recuperação para o dia seguinte", afirmou o velejador.

O Comitê Olímpico Brasileiro considera a vela uma modalidade vital dentro do planejamento técnico da entidade para o Rio 2016. Desta forma, visando a aumentar o potencial de conquistas da modalidade, o COB ampliou a oferta de serviços à equipe brasileira, com a contratação do Torben Grael, de treinadores, aquisição de 20 barcos (dois por classe olímpica), suporte para treinamento e competições e a oferta de apoio em ciências do esporte, entre outras ações. "A velocidade é fundamental para a performance na Vela. Então o importante é ter o melhor material possível, o mais rápido possível. A compra dos novos barcos foi essencial para o desenvolvimento da nossa equipe, entre as outras ações", disse Scheidt.

Meta - O Comitê Olímpico Brasileiro trabalha pela transformação e manutenção do Brasil em uma potência olímpica, e a participação nos Jogos Olímpicos Rio 2016 faz parte deste projeto. A meta do COB é colocar o Brasil entre os dez países mais bem colocados (Top 10) no quadro total de medalhas dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Fonte: COB


-----------------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

Assista à matéria do Bom Dia Brasil com Torben e Martine Grael
Torben Grael admite que lixo em raia olímpica pode definir medalha nos Jogos de 2016
Seleção Brasileira de Vela é apresentada em Niterói
CBVela e COB apresentam nesta terça a equipe que disputa o Evento Teste
Martine e Kahena ditam o ritmo da 49erFX no mundo
Preparativos para a festa do Centenário do Rio Yacht Club
Sailing - Forte como a aldeia gaulesa de Asterix
Rio Yacht Club: um pequeno centro de excelência da vela brasileira está próximo a completar 100 anos
Rio Yacht Club celebra centenário
Rio Yacht Club no Blog do Axel Grael


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.