quinta-feira, 24 de julho de 2014

Famosa na vela, família Grael tem representantes também no rúgbi


Irmãos David, Diogo e Daniel defendem o Niterói no Brasileiro de rúgbi e se inspiram nos primos medalhistas olímpicos Torben e Lars

Irmãos David, Diogo e Daniel Grael defendem o Niterói no rúgbi (Foto: Arquivo pessoal)

Mais três membros da família Grael estão em ação em um campeonato brasileiro. Só que em vez dos movimentos dos ventos e das águas na vela, o trio traça seu caminho entre os grandalhões do rúgbi para marcar um try para o Niterói. Os irmãos David, Diogo e Daniel honram a tradição esportiva do clã, uma história que começou com os primos da mãe, Flávia, os medalhistas olímpicos Torben e Lars.

- A família Grael sempre foi conhecida pela vela, devido ao grande sucesso do Torben e do Lars, e da nova geração, como a Martina (filha de Torben e atual vice-campeã mundial da classe 49erFX, ao lado de Kahena Kunze), porém a família é recheada de atletas de diversas modalidades, como o Pedro e a Isabel Grael, que jogam vôlei de praia. Se depender de mim e de meus irmãos, sempre haverá um Grael em campo carregando a bola ovalada - disse David.


David Grael ensina rúgbi a crianças de Paraisópolis, em SP (Foto: João Neto/Fotojump)


A relação dos irmãos com o rúgbi também é uma tradição de família. O pai Mauro Dias também foi jogador do Niterói, clube fundado em 1974. Os garotos cresceram em Curitiba e não tiveram muito contato com os primos medalhistas olímpicos, mas foram inspirados pelas conquistas de Torben e Lars.

- Fomos criados em Curitiba, mas voltamos ao Rio há 10 anos. Criança não tem direito a escolher (risos). Eu sou carioca. Eu, o Diogo e o Daniel praticamos o rúgbi há 15 anos e aprendemos o jogo ainda em casa, com nosso pai. O esporte está em casa. Nasci jogando rúgbi. Nossa mãe sempre apoiou a prática esportiva e sempre citou os exemplos dos primos medalhistas olímpicos. Por mais que não tenhamos muito convívio, sempre foram exemplos de determinação e sucesso - disse David.

Apesar de praticar rúgbi, David também veleja, mas apenas por lazer. Foi em clubes de vela que ele teve poucos contatos com os primos Torben e Lars.


David Grael também veleja, mas só por lazer (Foto: Arquivo pessoal)

- Eu velejo raramente, mas é diferente deles, é como lazer. Eu fugi da vela como esporte. Não convivemos tanto com o Torben e o Lars. Só o vejo no clube de vela - disse David.

Os irmãos tentam ajudar o Niterói a voltar ao topo do rúgbi nacional. O time não vence um Super 10 - o Campeonato Brasileiro de rúgbi de 15, também conhecido como rúgbi union - desde 1990. No ano passado foram apenas duas vitórias em nove jogos, e a oitava posição entre os dez participantes da competição.


Niterói, dos irmãos Grael, não conseguiram segurar o SPAC, atual campeão do Super 10 (Foto: Dani Mayer/Fotojump)

- Estamos reestruturando o time, que já foi seis vezes campeão brasileiro. Estamos tentando retomar essa história. A equipe é bem antiga, uma das primeiras do Brasil. Tivemos uma fase de desfalques pesados, alguns jogadores estavam lesionados. Agora o Niterói está mais forte.

No entanto, o time dos irmãos Grael não começou bem o Super 10 deste ano. Diante do atual campeão, o SPAC, o Niterói perdeu por 62 a 5 na estreia, no último sábado.


Fonte: Globo Esporte






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.