quarta-feira, 16 de julho de 2014

Assinada ordem de início de obras de revitalização do Horto do Fonseca

 
Parque ganhará novas áreas de lazer, cultural e preservação ambiental, um Centro de Proteção Animal, quadra poliesportiva e pista de skate
 
 


Foi assinada na manhã desta quarta-feira (16/7) a ordem de início para as obras de revitalização do Horto do Fonseca, na zona norte da cidade.

Um dos mais tradicionais parques de Niterói, o Horto do Fonseca terá várias melhorias. O espaço ganhará novas áreas de lazer, cultural e de preservação ambiental, um Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCP), uma pista de skate, além da reforma da quadra e da guarita da Guarda Ambiental e dos Escoteiros. O investimento será de R$ 6.865.362,22. As obras terão início imediato e devem ser concluídas em dez meses. 

O prefeito destacou a importância da obra para a região zona norte da cidade.

"O Fonseca terá um novo Campo de São Bento. Vai ganhar uma área de lazer, de preservação do meio ambiente, de atividades culturais, que há muito tempo se sonhava. É isso que pretendemos, um desenvolvimento mais equilibrado e mais harmonioso onde todas as regiões da cidade recebem investimentos da Prefeitura", disse.

A nova área de lazer do Horto vai ocupar um espaço de cerca de 8 mil metros quadrados. Contará com um Skate Park, pistas de patins e caminhada, playground, área de convivência (com mesinhas e bancos), quiosques, banheiros, bicicletários, coreto reformado, duas academias (uma delas para a terceira idade), rotas de acessibilidade para portadores de deficiência, além da sede do Parnit (programa da Prefeitura que prevê a criação de unidades de conservação municipais em encostas da cidade e outras áreas de interesse para a proteção de ecossistemas e monumentos naturais) e do ParCão, um espaço de lazer para os animais.

A área cultural, que vai ocupar um espaço de 2,5 mil metros quadrados, contará com um anfiteatro, quisoque de alimentação, banheiros, playground, bicicletário, área de estar (com mesas e cadeiras), além como rotas acessíveis para portadores de deficiência.

O projeto prevê a reforma da quadra de 1,3 mil metros quadrados. Ela ganhará arquibancadas, vestiários, banheiros, playground, bicicletário, academia, além de uma guarita para vigilância.

O Centro de Controle de Animais Domésticos (CCP) vai ocupar uma área de 1181,44 metros quadrados. Terá gatis e canis de isolamento e contará com três salas de cirurgia, salas pós-operatório e de banho e tosa e consultórios. O CCP vai oferecer serviços de castração, doação de animais e de apoio à comunidade.

O secretário municipal de Meio-Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Daniel Marques, disse que o projeto de revitalização do Horto do Fonseca mostra o compromisso da nova administração da Prefeitura com políticas de proteção ambiental e dos animais.

"Mais que a recuperação, teremos um novo Horto, com um centro de proteção animal, que vai tratar animais feridos e com capacidade para abrigar até 60 animais para tratamento e campanhas de adoção. A sede do Parnit vai monitorar supressão irregular e favelização em áreas de conservação. Vamos realizar aqui a recuperação de árvores que estão estado mais precário. Vamos fomentar o uso do Jardim Botânico. Gerando uso, geramos mais segurança e tranquilidade", explicou.

O administrador regional do Fonseca, Leonardo Reis, lembrou que o Horto do Fonseca ou Jardim Botânico de Niterói é um parque centenário, que completa 108 anos em 2014, e que nunca passou por um processo de modernização.

"É um megaprojeto. Teremos preservação das árvores, uma pista de skate, academias de ginástica, de musculação, quadra poliesportiva que vai virar um ginásio com arquibancada. A zona norte ganha um grande presente e o futuro começa agora", disse.

A cerimônia de assinatura do início das obras contou com a participação do secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Domício Mascarenhas, do presidente da Empresa de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), Guilherme Ribeiro, além de vereadores.
Fonte: Prefeitura de Niterói



--------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:
Horto do Fonseca ganhará nova paisagem e muitas mudanças
Inaugurada a Companhia Destacada do Fonseca
Prefeitura firmará acordo com o governo estadual para fazer investimentos no Horto do Fonseca
'Niterói mais verde' será criado para proteger o meio ambiente
Prefeitura de Niterói anuncia PARNIT: áreas de interesse ambiental serão protegidas






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.