segunda-feira, 19 de março de 2012

Praias da Zona Sul e da Ilha do Governador estarão livres da poluição até 2014



Praias serão depoluídas até 2014


Com o Programa Sena Limpa, o Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura do Rio, vai despoluir seis praias da cidade até 2014, com investimentos de R$ 150 milhões, dos quais R$ 70 milhões oriundos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam). Em etapas diferenciadas de conclusão, serão realizadas obras de recuperação das praias de São Conrado, Leblon, Ipanema, Leme e Urca, na Zona Sul, e da Bica, na Ilha do Governador.

O anúncio foi feito hoje (01/03) pelo secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, e pela presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, em coletiva à imprensa. As intervenções na praia de Ipanema serão concluídas até o final deste ano, assegurando sua balneabilidade já para o próximo verão. Segundo Minc, Ipanema estará em breve com 90% do mar limpo:

“Em Ipanema, até dezembro, vamos tirar mais de 90% de toda poluição que chega ao Canal do Jardim de Alah, sobretudo a que vem da comunidade Cruzada São Sebastião (Leblon) e, por outro lado, a que vem, através de um coletor, com águas contaminadas do Cantagalo e do Pavão-Pavãozinho”, afirmou Minc.

O secretário destacou que o Programa Sena Limpa será um trabalho conjunto entre as Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Cedae, Rio Águas e Comlurb. “Estamos unindo forças para resolver definitivamente o problema da poluição das praias. Nós nos reunimos e elaboramos um plano de ataque onde definimos cronograma, prazos, recursos e responsabilidades de cada órgão envolvido”, disse Minc.

A expectativa das autoridades ambientais envolvidas no projeto é a de que a praia de Ipanema seja despoluída até dezembro de 2012; a do Leme, até junho de 2013; a da Urca, até outubro de 2013; a da Bica, até novembro de 2013; a de São Conrado, até dezembro de 2013; e a do Leblon, até dezembro de 2014.

Segundo a presidente do Inea, Marilene Ramos, monitoramentos periódicos realizados pelo instituto ao longo de 2011 mostrou que a praia da Urca ficou imprópria para banho durante 95% do ano passado. Outra praia que também teve a balneabilidade bastante comprometida, em 95%, foi a da Bica. A do Pepino, em São Conrado, ficou 90% do ano passado imprópria para banho; a do Leblon, 50%; a do Arpoador, 50%; a de Ipanema, 40%; e a do Leme, 35%.

Última a ficar livre dos coliformes fecais, a Praia do Leblon recebe parte do esgoto das comunidades da Rocinha e do Parque da Cidade. “No caso da contribuição do esgoto para a Praia do Leblon, por exemplo, nós detectamos com a Cedae e com o município que isso vem da encosta da Rocinha, que vai para o canal do Leblon, e também das favelas do entorno do alto da Gávea, do Parque da Cidade. Então, para evitarmos que este material orgânico caia diretamente no canal, faremos oito intervenções”, destacou Minc.

O secretário disse ainda que, com a finalização das obras, o esgoto atualmente despejado no canal do Jardim de Alah será desviado para o emissário de Ipanema, e lançado em alto mar. Segundo Minc, o emissário não compromete a qualidade das praias da Zona Sul.

“Uma parte das contribuições de esgoto que hoje caem no canal do Jardim de Alah ou no canal do Leblon será canalizada para o emissário de Ipanema, que tem capacidade para isso. Você tira o esgoto que sai direto nas praias de Ipanema e Leblon, através dos canais, e vai jogar direto a mais de 3 km dali. Nós comprovamos que não há nenhum tipo de retorno do que sai pelo emissário para as praias”, afirmou o secretário.

Dentre as intervenções que serão realizadas para a recuperação das praias, se incluem: a implantação de um cinturão para coleta de esgoto junto às saídas do Canal do Jardim de Alah, que recebem esgoto, por exemplo, da comunidade Cruzada de São Sebastião. Também será feito um reforço no sistema de bombeamento que leva o esgoto para o emissário de Ipanema.

Já as intervenções para despoluir a Praia do Leblon vão incluir a captação de todo o esgoto das comunidades e trazê-lo para a rede de coleta de esgoto convencional. “Para isso, será feito um reforço nessa rede de coleta convencional na Av. Marquês de São Vicente, na Dias Ferreira e na Visconde de Albuquerque. No Leme, a Prefeitura do Rio está instalando redes de coleta de esgoto e fazendo a retificação das galerias”, disse Gelson Serva, gestor executivo do Programa de Saneamento dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara (PSAM), da Secretaria de Estado do Ambiente.

Fonte: SEA - Secretaria do Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.