segunda-feira, 19 de março de 2012

Fiscais apreendem 35 pássaros silvestres na Serra da Tiririca


Aves eram mantidas em ilegalmente em cativeiro numa residência em Maricá

Fiscais do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset) apreenderam no final de semana 35 pássaros silvestres mantidos em cativeiro em residência situada num condomínio em Maricá, no entorno do parque. Os pássaros, que apresentavam sinais de maus-tratos, eram mantidos em dois armários improvisados com grades e em dez gaiolas. O proprietário fugiu do local, mas deverá ser multado em cerca de R$ 20 mil, além de responder a processo por caça e maus-tratos a animais silvestres.

Os fiscais, que chegaram ao local após uma denúncia anônima, recolheram todos os animais, que serão encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama. Entre os pássaros apreendidos estão coleiros, canários da terra, tizius, além de um curió, considerado em risco de extinção, e um sanhaço. Também foram apreendidos no local apetrechos para caça, como redes e alçapões.

De acordo com a administração do parque, a área já vinha sendo monitorado há alguns meses, devido à suspeita de atividades de caça clandestina no interior da unidade. As denúncias sobre tráfico de animais silvestres nas imediações do Parque da Serra da Tiririca podem ser feitas pelo telefone (21) 2638-4411 ou através do e-mail falecom@parqueseraatiririca.org

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.