segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

VEJA COMO ESTÁ FICANDO O PARQUE ORLA DE PIRATININGA: AVANÇANDO E TOMANDO FORMA




Jardins Filtrantes: início do plantio das espécies que filtrarão sedimentos e nutrientes antes da água da drenagem chegar à Lagoa de Piratininga, protegendo-a da eutrofização.





Soluções Baseadas na Natureza: tanques de decantação e jardins filtrantes em implantação.



Trilhas educativas e contemplativas já começaram a ser implantadas.







Trilhas e ciclovias sendo implantadas no entorno da Lagoa de Piratininga, como parte dos equipamentos públicos do POP.


Como ficará o Centro Ecocultural.

Obra do Centro Ecocultural do POP em andamento. Será o primeiro equipamento cultural da Região Oceânica de Niterói.


Acesse o vídeo:



O Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis (POP), que está sendo implantado pela Prefeitura no entorno da Lagoa de Piratininga, em Niterói, é provavelmente o maior investimento de um parque urbano em implantação no país e uma das mais relevantes apostas nas técnicas conhecidas como Soluções Baseadas na Natureza - SBN (Nature Based Solutions - NBS). As tecnologias adotadas no POP são inovadoras e têm como objetivo tratar as águas das drenagens urbanas e rios antes que cheguem à Lagoa de Piratininga, evitando o aporte de nutrientes, de outros poluentes e reter sedimentos. Ao longo de muitas décadas, estas têm sido as causas da degradação dos ecossistemas locais, agravados pela ocupação desordenada do seu entorno, o aumento da salinidade devido à implantação do Túnel do Tibau e outros problemas que agora estão sendo cuidados.

O Sistema Lagunar de Piratininga e Itaipu é um dos mais importantes de todo o estado do Rio de Janeiro. Juntamente com o sistema lagunar da Barra da Tijuca são os únicos dois existentes na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que conta também com a bela e emblemática Lagoa Rodrigo de Freitas. Em fevereiro de 2021, publiquei aqui no Blog uma postagem comparando os desafios de recuperação ambiental de cada um destes valiosos patrimônios naturais do RJ.

Defendo as lagoas desde o início da minha militância ambientalista, em 1980, mas muito pouco se avançou ao longo desse tempo quanto à efetiva proteção e recuperação. No início da gestão do prefeito Rodrigo Neves, estabelecemos a recuperação das lagoas como prioridade e passamos a desenvolver um amplo planejamento de intervenções para a sustentabilidade e a melhoria da infraestrutura da Região Oceânica de Niterói. Estas ações foram integradas pelo Programa Região Oceânica Sustentável, cujas prioridades gerais são:

  • Recuperação ambiental do Sistema Lagunar de Piratininga e Itaipu
  • Implantação do Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis (POP)
  • Renaturalização do Rio Jacaré
  • Gestão das praias da Região Oceânica
  • Fortalecimento das Unidades de Conservação
  • Implantação de um Sistema Cicloviário com 60 km de infraestrutura para a bicicleta
  • Drenagem, pavimentação e melhorias urbanas
O primeiro passo para a recuperação foi superar a falta de informação sobre o nível de degradação do ecossistema. Para superar esta dificuldade, contratamos uma empresa especializada para desenvolver levantamentos e estudos da dinâmica hídrica/ambiental das lagoas de Itaipu-Piratininga, para diagnosticar o nível de degradação e orientar os nossos trabalhos. A partir dos estudos, foram estabelecidas as seguintes ações prioritárias:
Como já expressamos aqui, a criação do POP e a sua implantação foi o resultado da opção de Niterói pela sustentabilidade, de proteção dos seus ecossistemas e paisagens através da criação e implementação de áreas protegidas, cujo esforço foi reconhecido em publicação da FAO, dentre as cidades que mais protegem florestas urbanas no mundo. 

Como chegamos até aqui?

Para se viabilizar o PRO Sustentável e a implantação do POP foi preciso percorrer um longo caminho. Cada componente do programa teve que ter projeto, licenciamento ambiental, disponibilidade orçamentária, licitação etc. Veja, a seguir, uma breve cronologia com algumas das muitas etapas superadas pela nossa equipe para que se pudesse chegar ao estágio atual de implantação do parque:

PRO SUSTENTÁVEL:

Cabe aqui destacar a longa e trabalhosa tramitação de um projeto de crédito junto aos bancos multilaterais. para o cumprimento das exigências legais e a necessária aprovação no Governo Federal. As etapas que tivemos que superar foram: submeter a Carta Consulta à Secretaria de Assuntos Internacionais - SEAIN, nas instâncias do Grupo Técnico GTEC da Comissão de Financiamentos Externos - COFIEX. Após essa fase, o projeto foi submetido à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional - PGFN, foi ao Ministro da Fazenda, à presidência da República, que encaminha para o Senado Federal, para a aprovação definitiva. 

Com intenso trabalho de gerenciamento, com inúmeras viagens a Brasília, o projeto tramitou entre 2014 e 2016, alcançando êxito em prazo recorde: menos de dois anos! 

PARQUE ORLA DE PIRATININGA ALFREDO SIRKIS - POP

Ao ver tantas etapas desta cronologia, verifica-se a importância na continuidade das políticas públicas. Para que se chegasse ao estágio atual de obras, os trabalhos começaram em 2013, portanto são esforços ao longo de uma década para que uma conquista para a cidade como esta pudesse acontecer. Houve por trás, muita vontade política, determinação e o esforço de toda uma equipe, a quem somos muito gratos e elogiamos em nome da coordenadora Dionê Marinho Castro.

Saiba mais sobre o Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis

Integra a concepção do POP um grande número de novos equipamentos que estarão a disposição da população de Niterói e visitantes: 

  • 35.290 m² de Infraestrutura Verde, como os Jardins Filtrantes, bacias de sedimentação e outros ,
  • 4 píeres de contemplação e 6 de pesca,
  • 10.6 km de ciclovia que se integrará ao Sistema Cicloviário da Região Oceânica que terá 60 km,
  • 17 áreas de lazer,
  • 1 Espaço Ecocultural com 2.800 m²,
  • 3 mirantes e
  • 8,3 km de vias de tráfego misto.
A iniciativa de Niterói é pioneira e histórica em termos de engenharia ambiental e o POP Alfredo Sirkis contará com as seguintes soluções inovadoras (Soluções Baseadas na Natureza):
  • Bacias de Sedimentação
  • Jardins de Chuva
  • Jardins Filtrantes
  • Biovaletas
  • Alagados Construídos

Equipamentos da Infraestrutura Verde e a sua aplicação.

Eficiência prevista no projeto das Infraestrutura Verde (Soluções Baseadas na Natureza)

Vale destacar que o POP traz com ele também a requalificação urbana de todo o seu entorno. Concomitante com a sua implantação, como parte do PRO Sustentável ou com complementação de recursos municipais, foram feitas obras de drenagem, pavimentação e de melhorias urbanas no Cafubá, Fazendinha, Maralegre, Santo Antônio, Piratininga e agora no Jardim Imbui. As comunidades no entorno da Lagoa também são beneficiadas, recebendo regularização fundiária, saneamento e melhorias urbanas, além de muitas vagas de emprego durante as obras. Muitas outras oportunidades virão com o Parque pronto e servindo à cidade. Numa ação integrada entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade - SMARHS, e a Concessionária Águas de Niterói, desenvolve-se o programa Ligado na Rede, para promover a correta conexão dos lotes à rede de drenagem e de esgoto.

Também fazem parte do esforço pelas lagoas: o inovador projeto de Renaturalização do Rio Jacaré e os investimentos no Parnit, no Morro da Viração, partes importantes da Bacia Hidrográfica da Lagoa de Piratininga. 

Nos enche de orgulho ver o Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis saindo do papel, contribuindo para a requalificação urbana de toda a Região Oceânica e até da cidade como um todo. Nos alegra ainda mais nossa cidade já ser vista como uma referência nacional e internacional de política pública para a sustentabilidade.

E tudo isso é para você. Já conhece ou quer conhecer o que a cidade já oferece e toda a potencialidade das áreas protegidas de Niterói para o seu lazer e o ecoturismo? A Prefeitura lançou o Guia de Trilhas de Niterói. Com 141 páginas, ilustradas com mapas e fotos, o guia pode ser consultado on-line e baixado em pdf na página da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói (SMARHS). E já estamos preparando a segunda edição, que já contará com as atrações do POP e outros avançosque estamos tendo com a criação de novos parques, novas trilhas e novas atrações.

Niterói segue avançando no caminho que sempre sonhamos: da sustentabilidade. 

Viva Niterói e viva o POP!!!

Axel Grael
Prefeito de Niterói


-------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

PARQUE ORLA DE PIRATININGA: uma história pioneira de recuperação ambiental  
PRO-SUSTENTÁVEL: resultados do seminário sobre a recuperação ambiental da Lagoa de Piratininga  DESPOLUIÇÃO DAS LAGOAS DE PIRATININGA E ITAIPU: Sistema lagunar terá testes de tecnologias para recuperação  Entrevista sobre o trabalho da Prefeitura de Niterói para a recuperação das lagoas da Região Oceânica de Niterói  





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.