domingo, 13 de fevereiro de 2022

Niterói ganhará Pista de Atletismo no Gragoatá






Prefeitura investe em mais uma parceria com a Universidade Federal Fluminense

Fiquei muito feliz esta semana ao anunciar a parceria com a Universidade Federal Fluminense para a implantação de uma Pista de Atletismo no campus do Gragoatá. O equipamento, com especificações para o esporte de alto rendimento, complementará o Complexo Esportivo da Concha Acústica, que começará a ser erguido nas próximas semanas. Nossa intenção é, além de mais uma vez apoiar a atividade acadêmica, incentivar a iniciação esportiva e fazer com que Niterói possa receber competições de nível estadual, nacional e até internacional. O investimento do Município nesta obra será de R$ 14 milhões.

A Pista do Atletismo, que ficará no Instituto de Educação Física, bem em frente à Concha Acústica, faz parte da estratégia da Prefeitura de Niterói de revitalizar toda a região central da cidade. Na próxima quarta-feira (15 de fevereiro de 2022), vou lançar o plano Centro 450, que tem objetivo de investir na infraestrutura da cidade para aproveitar todo o potencial da área, promovendo a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico sustentável, com oportunidades para todos. Trata-se de um expressivo investimento do Município para deixar nossa Niterói ainda mais atraente para investimentos privados.

O espaço esportivo no Campus do Gragoatá, que vai beneficiar o Instituto de Educação Física e toda a cidade, também vai contar com pista de caminhada, locais para salto em altura, salto com vara, salto triplo e salto em distância, além de placar eletrônico, campo de futebol com grama natural, vestiários, sala de administração e almoxarifado. É Niterói investindo no seu potencial para o esporte, em seu poder de inclusão social e na oportunidade de atrair investimentos para a geração de empregos e renda.

Presente à solenidade no Gragoatá, o presidente da Federação Estadual Rio Atletismo (FERAT) Robson Maia, destacou a importância de levar o esporte para outros municípios do estado do Rio. “É um resultado fantástico para a sociedade e para o atletismo brasileiro. Parabéns à UFF e à Prefeitura de Niterói. Contem conosco para o que possamos contribuir tecnicamente com esse projeto de excelência”, concluiu Robson Maia.

Esta iniciativa está sendo possível graças à parceria construída nos últimos anos pela Prefeitura de Niterói e a Universidade Federal Fluminense. Em seu discurso durante o lançamento da Pista de Atletismo, o reitor Antônio Claudio da Nóbrega agradeceu o investimento do Município em diferentes setores acadêmicos. No entanto, eu faço questão de ressaltar a importância da universidade para nossa cidade. O que seria de Niterói sem a UFF? O que seríamos sem essa potência em formação de massa crítica, de profissionais e de conhecimento?

“É uma universidade que se abre. Esse não é um investimento para a UFF, mas para a população de Niterói e do entorno através da universidade. O Instituto de Educação Física tem uma excelência na formação de profissionais e vai agregar valor à ação. Com cooperação e boa vontade, o céu é o limite. É um momento de alegria e de satisfação. Vamos celebrar”, ressaltou o reitor durante o lançamento da parceria.

Sem dúvida, somos uma cidade muito melhor por ter a Universidade Federal Fluminense ao nosso lado. Que sorte a nossa!

Para mim é uma satisfação especial poder colaborar do desenvolvimento do esporte, que tem um peso tão importante na minha formação pessoal e na história da minha família. Tenho convicção que o esporte é capaz de transformar vidas, abrir portas e traçar caminhos. Faço questão de citar a experiência do Projeto Grael, que tive a oportunidade de fundar com meus irmãos. Ali não se ensinam apenas as técnicas da vela. Além da tão importante iniciação esportiva, trabalha-se a autoestima, o poder de superação e tantos outros valores que, tenho certeza, fizeram a diferença na vida das mais de 20 mil crianças e jovens que já passaram por lá.

Da mesma forma, o Parque Esportivo do Caramujo está cumprindo papel importantíssimo na região com menor IDH da cidade. É muito emblemático ver centenas de crianças e jovens praticando esportes, vislumbrando oportunidades e caminhos, numa área que já foi considerada a mais violenta de Niterói.

Axel Grael
Prefeito de Niterói




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.