terça-feira, 26 de novembro de 2019

PARQUE ORLA DE PIRATININGA (POP) SERÁ LICITADO



Apresentação do projeto executivo do Parque Orla de Piratininga (POP) diante do prefeito Rodrigo Neves.

No público presente ao lançamento do POP, lideranças comunitárias, ambientalistas, técnicos e a equipe que participou da elaboração do projeto.


No dia 22 de novembro, durante as celebrações do 446° aniversário da cidade de Niterói, tive a satisfação e o orgulho de apresentar, no Auditório do Museu de Arte Contemporânea (MAC), o projeto executivo do Parque Orla de Piratininga (POP), que será implantado pela Prefeitura através do Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável), com financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

O POP começou a ser planejado em 2017, quando foram desenvolvidos estudos iniciais e o projeto conceitual, que teve a liderança da arquiteta especializada em paisagismo ecológico Raquel Cruz, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS). Os estudos realizados permitiram o lançamento do edital de licitação para a "Contratação de Empresa Especializada para Elaboração de Projeto Básico, Executivo e Estudos Multidisciplinares, para a implantação do Parque Orla Piratininga, especificados e quantificados na forma do Termo de Referência (Anexo II)", lançado em abril de 2018. O projeto executivo foi elaborado pelo Consórcio Parque Orla de Piratininga, vencedor do processo licitatório.

Cabe especial destaque o trabalho coordenação técnica e gerencial que é exercido pela Unidade de Gestão de Projetos (UGP-PRO Sustentável-CAF), vinculado à SEPLAG. A UGP tem o comando da geógrafa Dionê Marinho Castro e do Saint Clair Zugno Giacobbo, ambos experientes na gestão de grandes projetos. Também destaca-se o trabalho de coordenação técnica da engenheira Andressa Ferreira Lima e Victoria Chermont. Esta última acompanhou o projeto por um longo tempo. A UGP também conta com o apoio de empresas que dão suporte de gestão e supervisão das obras.

Como parte do escopo do PRO Sustentável, também existem outros projetos relacionados à recuperação do sistema lagunar de Piratininga e Itaipu, como os componentes Projeto de Renaturalização do Rio Jacaré (principal rio na bacia da Lagoa de Piratininga); Estudo Ambiental do Sistema Lagunar; projetos de saneamento, urbanização e regularização fundiária em comunidades na bacia da Lagoa de Piratininga, Estabilização da Praia de Piratininga; implantação do Sistema Cicloviário da Região Oceânica etc.

Estes estudos, projetos e relatórios podem ser obtidos em www.prosustentavel.niteroi.rj.gov.br/

Parque Orla de Piratininga

O objetivo é implantar um parque urbano no entorno da Lagoa de Piratininga de forma a protege-la, recuperar os seus ecossistemas, evitar a sua poluição, oferecer à população equipamentos de esporte, lazer, turismo e mobilidade (ciclovias).

O POP traz soluções inovadoras com técnicas e conceitos conhecidos como "Soluções Baseadas na Natureza", para o tratamento sustentável da drenagem urbana, evitando assim a chegada de nutrientes (poluentes) e sedimentos à lagoa, ajudando a reverter a atual situação de eutrofização e assoreamento da lagoa. Para isso, serão implantados nos locais de maior aporte de águas pluviais e rios equipamentos como biovaletas, jardins de chuva e, jardins filtrantes. Veja como são esses equipamentos nas imagens apresentadas abaixo.

Os próximos passos para a implantação do POP serão o lançamento de duas licitações para a contratação das obras, como previstos a seguir:





Com a recuperação da Lagoa de Piratininga, o Parque Orla de Piratininga será uma das marcas sustentáveis de Niterói e permitirá que a população volte a contemplar uma das paisagens mais belas da cidade e de toda a Região Metropolitana.

Vamos em frente para fazer de Niterói uma referência de sustentabilidade urbana.

Axel Grael
Coordenador Geral do PRO Sustentável

Secretário
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG
Prefeitura de Niterói



-------------------------------------------------



Veja, a seguir, algumas das informações exibidas no evento de apresentação do projeto executivo do Parque Orla de Piratininga (POP).


INFRAESTRUTURA


Aspecto do Parque Orla de Piratininga (POP) após a implantação.

Áreas no entorno da Lagoa de Piratininga com a implantação do POP.

Equipamentos junto ao acesso principal ao POP, nas proximidades da Estação Lagoa de Piratininga, da TransOceânica.

Sede do Parque Orla de Piratininga, a ser construído onde existiu o Iate Clube de Piratininga.

O POP contará com atrações distribuídas de forma que em, no máximo, 11 minutos de caminhada poderá se chegar a um destes equipamentos e em 1h:50` poderá se percorrer todo o percurso da Via Parque.

Uma das sete tipologias de soluções para a via parque, com ciclovia e passeio público.


SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA



Biovaletas nas vias de acesso ao Parque Orla de Piratininga (POP)

Jardins de Chuva para infiltração de águas pluviais das drenagens urbanas..

Jardins Filtrantes, para tratamento de drenagens naturais (rios)

Localização dos equipamentos da infraestrutura verde.

Trilhas para acesso sobre jardins filtrantes.

Esquema do funcionamento dos jardins filtrantes em situação de excesso de chuvas.

Áreas de contemplação.


TODAS AS INTERVENÇÕES DO PRO SUSTENTÁVEL






-------------------------------------------------


Conforme publicado no jornal A Tribuna, mesmo antes de começar a ser implantado, o projeto do Parque Orla de Piratininga já vem alcançando o reconhecimento e prêmios internacionais e no Brasil. É Niterói inovando e dando o exemplo.



-------------------------------------------------



Orla da Lagoa de Piratininga vai ganhar parque ecológico com áreas de lazer, de esporte e sistema cicloviário

Projeto sustentável foi apresentado nesta quinta (21). Licitação para obras está prevista para fevereiro

O projeto Parque Orla Piratininga (POP) foi apresentado nesta quinta-feira (21), no Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC). A previsão é que a licitaçao para as obras aconteça em fevereiro de 2020. O POP faz parte do Programa Região Oceânica Sustentável (PRO-Sustentável), financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina – Cooperação Andina de Fomento (CAF). O investimento será de R$ 60 milhões.

Com a criação do POP serão implantados cerca de 10 quilômetros de sistema cicloviário ao longo de toda a orla da Lagoa, quatro píeres de contemplação e seis píeres de pesca, três mirantes e 17 áreas de lazer, três delas com quadra de esporte, além de brinquedos e academia de ginástica. A iniciativa contempla, ainda, a recomposição vegetal da orla da Lagoa, abrangendo uma área de mais de 150 mil metros quadrados.

“O POP é pop. Esse e projeto tem a cara do nosso governo. Ele muda a história do sistema lagunar e terá um plano de gestão que vai envolver os moradores, gerando oportunidades e renda. A Região Oceânica ficou esquecida durante décadas, mas nossa gestão mudou essa realidade", afirmou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

O acesso ao Parque será favorecido para pedestres e ciclistas, prevendo baixo fluxo de carros. Cerca de cinco minutos de caminhada vão separar os pontos da TransOceânica às principais entradas do POP. A cada, no máximo, 15 minutos de caminhada, os visitantes encontrarão pontos de informações, lazer e contemplação.

Na Ilha do Tibau, por exemplo, será feita uma recomposição de ecossistema e implantação de infraestrutura de lazer, recreação, esportes. No meio de um grande bosque, será construída uma quadra poliesportiva e um campo de futebol, parque infantil, área de ginástica, mirante com vista para a lagoa, pontos de contemplação e áreas para piquenique.

O secretário municipal de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle (Seplag), Axel Grael, explicou que este é um passo fundamental para a despoluição da lagoa e que um dos grandes diferenciais do POP é a implantação de um sistema de gestão de águas pluviais composto por bacias de sedimentação, jardins filtrantes, jardins de chuva e biovaletas para a captação e tratamento das águas provenientes dos rios e da rede de drenagem das principais bacias contribuintes à Lagoa de Piratininga.

“Esta iniciativa é uma das principais propostas elaboradas pela Prefeitura a serem implantadas na Lagoa de Piratininga visando a recuperar o ecossistema do seu entorno com as premissas do paisagismo ecológico. O jardim filtrante, por exemplo, é uma solução sustentável para redução da quantidade de sedimentos e nutrientes carregados pelas drenagens urbanas e naturais, no caso os rios, que chegam até a lagoa. Além disso, serão instalados equipamentos de lazer e recreação para que as pessoas possam usufruir de toda essa área”, ressaltou Axel Grael.

Com o Parque será possível restabelecer novo equilíbrio ecológico no entorno da Lagoa, manter e fomentar a atividade pesqueira na região, a abertura de espaços multifuncionais com equipamentos de lazer para a população; áreas de contemplação e de aproximação da população com a Lagoa de Piratininga, sua fauna e flora; além de intensificarmos questões voltadas para a educação ambiental, ecoturismo e gestão de resíduos sólidos.

“A apresentação deste projeto revela a nossa forma de governar, que começou em 2013, com um objetivo muito claro, que é o de buscar e ter uma cidade integrada. Realizamos obras importantes de mobilidade e o Parque faz parte deste novo contexto urbano que desenvolvemos. É um projeto modelo para a América Latina”, pontuou a secretária municipal de Fazenda, Giovanna Victer.

O deputado estadual Paulo Bagueira, que também participou da apresentação do projeto, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento da Região Oceânica e da cidade.

"A marca deste governo são as entregas. E está será mais uma. Este será um projeto que vai reforçar o conceito desta gestão, que busca tornar cada vez mais Niterói uma cidade inteligente, sustentável e inclusiva", finalizou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.