domingo, 13 de fevereiro de 2022

DESPOLUIÇÃO DA LAGOA DE PIRATININGA: experimentos indicarão a melhor tecnologia para reduzir o lodo

 



Implantação dos experimentos que resultarão na solução tecnológica para a redução do lodo depositado no fundo da Lagoa de Piratininga, como uma das estratégias de despoluição e recuperação do ecossistema do Sistema Lagunar de Piratininga e Itaipu. 


O longo caminho para estruturação do PRO-Sustentável

Uma das principais prioridades desde o começo do atual ciclo de gestão na Prefeitura de Niterói, iniciado pelo prefeito Rodrigo Neves em 2013, é a despoluição do sistema lagunar de Piratininga e Itaipu. Trata-se de um sonho que eu persigo desde a década de 1980, quando eu iniciava a minha atuação como ambientalista na cidade, tendo entre as principais bandeiras: salvar as lagoas de Piratininga e Itaipu, criar e implantar o Parque Estadual da Serra da Tiririca e proteger outras áreas verdes da cidade, despoluir a Baía de Guanabara (campanha contra a poluição das fábricas de sardinha), saneamento e ciclovias em Niterói.

Como vice-prefeito, recebi a atribuição de Rodrigo Neves de formatar a estratégia de captação de recursos para Niterói, que há anos convivia com uma baixíssima capacidade de investimento e acumulava expectativas e demandas da população por melhor infraestrutura, melhores serviços públicos e uma atuação mais efetiva para a sustentabilidade. Essas prioridades estavam bem expressas nas pesquisas de opinião que fizemos e também nos debates eleitorais de 2012. 

Com esta atribuição, a minha primeira iniciativa foi propor ao prefeito uma inovação na gestão pública de Niterói: a criação do Escritório de Gestão de Projetos - EGP. Já nas primeiras semanas de governo, encaminhamos ao legislativo municipal uma mensagem que resultou na criação do EGP, através da Lei 3023/2013, publicada em 23 de março de 2013. Logo após a criação, priorizamos a captação de recursos para o Túnel Charitas-Cafubá e a TransOceânica e recuperar para Niterói um empréstimo junto ao BID que a Prefeitura havia desistido anos antes, que resultou no Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social - PRODUIS, cuja execução está em fase final. 

Concepção

O passo seguinte foi estruturar a minha grande prioridade, que era desenvolver uma iniciativa transformadora da cidade numa das suas grandes vocações: a sustentabilidade. A partir de 2015, com a participação fundamental da geógrafa Dionê Marinho Castro, uma parceira profissional de longa data, profissional aguerrida e das mais experientes e dinâmicas gestoras públicas que eu já tive a oportunidade de trabalhar, começamos a estruturar o Programa Região Oceânica Sustentável - PRO Sustentável, cujo financiamento negociamos com o Banco de Desenvolvimento da América Latina - CAF. Após longo percurso de superação dos entraves burocráticos junto ao governo federal, conseguimos concluir a negociação no final de 2016 e demos início aos trabalhos em 2017. 

As prioridades gerais do PRO Sustentável são:

  • Recuperação ambiental do Sistema Lagunar de Piratininga e Itaipu
  • Implantação do Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis (POP)
  • Renaturalização do Rio Jacaré
  • Gestão das praias da Região Oceânica
  • Fortalecimento das Unidades de Conservação
  • Implantação de um Sistema Cicloviário com 60 km de infraestrutura para a bicicleta
  • Drenagem, pavimentação e melhorias urbanas 

Portanto, uma das principais prioridades passou a ser a recuperação do Sistema Lagunar de Piratininga e Itaipu, com uma prioridade inicial para a Lagoa de Piratininga, que é a mais degradada. O primeiro passo foi superar a falta de informação voltada para a recuperação do ecossistema. Para isso, contratamos um conjunto de levantamentos e estudos da dinâmica hídrica/ambiental das lagoas de Itaipu-Piratininga para diagnosticar o nível de degradação e orientar os nossos trabalhos. A partir dos estudos, foram estabelecidas as seguintes ações:
As prioridades do PRO Sustentável contribuem e estão relacionadas direta ou indiretamente com o grande objetivo que é despoluir as lagoas, como exemplificamos e buscamos esclarecer na tabela abaixo:


A lagoa de Itaipu também recebe uma atenção especial da equipe da UGP-PRO Sustentável. Estamos desenvolvendo o projeto de estabilização do Canal de Itaipu e desenvolvendo as obras de urbanização dos bairros da bacia da lagoa de Itaipu. É o caso dos bairros como Boavista, Maravista, Serra Grande e agora, Engenho do Mato. E estamos preparando o passo à frente que é o PRO Sustentável II, com ênfase na lagoa de Itaipu.
 
Implementação

Em 2017, a nossa super-Dionê assumiu a coordenação da Unidade de Gestão de Projetos / UGP-PRO Sustentável e juntos tomamos a frente das negociações com a CAF. Eu assumi a responsabilidade da coordenação geral do PRO Sustentável. Nossa equipe mergulhou na elaboração de cada um dos projetos, deu início a um longo processo de escutas à população através de audiências públicas oficiais e a participação de reuniões demandadas pela população, providenciou as medidas administrativas para a sua viabilização, licitou as obras e passou a gerenciar a implantação de cada projeto.

Muitas obras já foram entregues, como o próprio túnel Charitas-Cafubá e a TransOceânica, o prédio sustentável do Médico de Família do Jacaré, as obras de drenagem e pavimentação de bairros como o Santo Antônio, Fazendinha, Boa Vista e outros. Estão em andamento as obras do Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis, implantação do Sistema Cicloviário, a obra do calçadão de Piratininga, melhorias urbanas, de saneamento e regularização fundiária em comunidades no entorno da Lagoa de Piratininga e na bacia do Rio Jacaré e muitos outros projetos.

Tecnologias Experimentais na Lagoa de Piratininga

A Lagoa de Piratininga vem sofrendo há décadas com problemas decorrentes das atividades antrópicas, aliadas aquelas de caráter próprias das ações da natureza.

Estudos realizados pela Prefeitura, por órgãos ambientais e Universidades com destaque para a Universidade Federal Fluminense- UFF indicam que as profundidades da lagoa são muito baixas o que ocasiona diversos problemas para esse corpo hídrico com destaque para a mortandade de peixes.

Um dos Programas ambientais que a Prefeitura vem perseguindo com muito esforço é o Estudo do para aplicação de tecnologias inovadoras para a redução da camada do lodo da Lagoa de Piratininga.

Para a seleção das tecnologias mais apropriadas apresentadas e acompanhamento do trabalho, foi nomeada uma Comissão de Apoio Técnico. Fazem parte da Comissão, três técnicos da Prefeitura e três Técnicos Voluntários não pertencentes aos quadros da PMN.

Foram selecionadas três tecnologias, sendo duas executadas pelo consórcio UFF / Biotecan, onde aplicarão as tecnologias de mudballs, e mudballs associada a aeração a tecnologia SISNATE, que consiste na biorremediação/bioestimulação e será aplicada pela empresa SI Construções e Consultoria Eireli.

Objetivo reduzir a camada de lodo da lagoa de Piratininga utilizando tecnologias inovadoras através dos processos de biodragagem, utilizando mudballs EM® E pulmão™ e aplicação de tratamento biológico por biorremediação estimulada.

Equipes participantes:
  • FEC UFF e Biotecam
  • Sisnate
  • FEC UFF


A Prefeitura, através da UGP PRO Sustentável está acompanhando o desenvolvimento dos estudos e vai avaliar os resultados, para selecionar a alternativa tecnológica que será utilizada para reduzir a quantidade de lodo.

Vamos em frente!

Axel Grael
Prefeito de Niterói


* Agradeço a contribuição do Luiz Heckmaier no texto acima sobre os experimentos.


---------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

DESPOLUIÇÃO DAS LAGOAS DE PIRATININGA E ITAIPU: Sistema lagunar terá testes de tecnologias para recuperação
SISTEMA LAGUNAR DE PIRATININGA E ITAIPU: Prefeitura licita estudos para definir ações para a recuperação  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.