domingo, 14 de junho de 2020

PRO SUSTENTÁVEL: Assista ao documentário "Piratininga Memórias de uma Lagoa"


O vídeo aqui apresentado, produzido pela BemTV, por solicitação do PRO SUSTENTÁVEL, é o resultado do trabalho de escuta aos moradores mais antigos do entorno da Lagoa de Piratininga, registrando a memória da vida antes do processo de degradação ambiental do Sistema Lagunar de Piratininga-Itaipu, bem como a percepção do crescimento da urbanização o aumento da poluição e a redução da presença da lagoa na vida das pessoas.

Uma das minhas primeiras campanhas como militante ambientalista, iniciada no final da década de 1970, foi em defesa dos ecossistemas dessas lagoas. 

Em 2012, quando decidi aceitar ser candidato a vice-prefeito de Niterói, acompanhando a chapa do prefeito Rodrigo Neves, a minha grande motivação foi transformar antigos sonhos em realidade. Sair da ação ambientalista reivindicatória, arregaçar as mangas e partir para a execução de projetos sonhados há tanto tempo. 

A forma de instrumentalizar o conjunto de ações ambientais e de infraestrutura foi captar recursos junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina - CAF e desenvolver o PRO SUSTENTÁVEL, programa que inclui o Parque Orla de Piratininga - POP, o Projeto de Renaturalização do Rio Jacaré e outras iniciativas de despoluição das lagoas. Também inclui o Sistema Cicloviário da Região Oceânica, um marco da mobilidade sustentável em Niterói. Estas são algumas das iniciativas de sustentabilidade que eu tive a oportunidade de idealizar quando estive nos últimos sete anos e meio na Prefeitura.

E Niterói vai se consolidando como uma referência de sustentabilidade urbana. Este caminho tem que continuar.

Axel Grael



------------------------------------------------------


Piratininga Memórias de uma Lagoa





Documentário sobre a memória dos moradores que residem no entorno da Lagoa de Piratininga. O documentário aborda desde a chegada dos primeiros moradores, passando pela expansão após a construção da ponte Rio – Niterói, até os dias atuais. 

Histórias como a fartura de peixes, brincadeiras, comércio local e até fantasmas são lembradas pelos moradores através de suas vivências no território. 

O documentário foi realizado no âmbito das ações do programa PRO Sustentável da Prefeitura Municipal de Niterói. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.