sexta-feira, 4 de março de 2022

Hospital Oceânico começa a realizar cirurgias






Símbolo de toda a luta de Niterói contra a Covid-19, o Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino passa a cumprir uma nova missão em defesa da saúde dos niteroienses. A unidade, que foi recentemente incorporada à rede municipal, começou nesta quinta-feira (03-03) a realizar cirurgias, inclusive, oncológicas. Assim, a Prefeitura de Niterói começa a atender os tipos de câncer que mais acometem os moradores daqui.

Aberta emergencialmente pelo então prefeito Rodrigo Neves para atender os pacientes da pandemia, a unidade salvou muitas e muitas vidas, se tornando uma referência para todo o País. O Hospital Oceânico foi a primeira unidade do estado do Rio de Janeiro dedicada exclusivamente ao tratamento de pacientes com Covid-19. De lá pra cá, foram mais de 3 mil altas. Um orgulho para quem trabalha na administração pública, sobretudo, durante uma crise como esta pandemia.

Nesta quinta-feira, no novo centro cirúrgico, a equipe médica foi responsável por uma colecistectomia, procedimento para remover a vesícula biliar. A paciente foi uma mulher de 41 anos. Referência no atendimento a pacientes com Covid-19, a unidade passou a integrar a rede municipal de saúde. Na próxima terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a unidade passará a realizar cirurgias oncológicas de mama e colo do útero.

O centro cirúrgico do Hospital Municipal Oceânico possui três salas independentes onde intervenções podem ser realizadas até de forma simultânea, caso seja necessário. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde/Fundação Municipal de Saúde, a estrutura de exames laboratoriais e de imagens que já existia na unidade está à disposição da equipe cirúrgica. Parte dos leitos foi separada e destinada para receber pacientes no pré e no pós-operatório.

Os novos serviços fazem parte do Plano Niterói 450 anos, que anunciei recentemente. Na área da Saúde, os investimentos incluem a requalificação de 68 unidades, incluindo hospitais, policlínicas e módulos do Programa Médico de Família. Também estão previstas a compra de equipamentos, modernização do atendimento e contratação de profissionais através de concurso público.

Saiba mais sobre o Hospital Municipal Oceânico Doutor Gilson Cantarino:

O hospital tem ainda consultórios exclusivos para pacientes que vão ser operados, onde todo o risco cirúrgico é realizado. A expectativa é de que, quando a unidade estiver em pleno funcionamento, serão feitas até 12 cirurgias por dia.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, enfatizou que o hospital, que se tornou referência no combate à Covid19, iniciou nesta quinta-feira, uma nova etapa.

“Esse é um momento muito importante para a saúde pública da nossa cidade. Esse investimento possibilita qualificar os serviços e ampliar a linha de cuidado de câncer de mama e colo de útero”, disse o secretário.

A diretora Gisela Motta destacou a relevância da nova fase do Hospital Municipal Oceânico Doutor Gilson Cantarino. “Estamos muito orgulhosos porque esta unidade vai continuar atendendo e salvando vidas. Aqui utilizamos videolaparoscopia, o que possibilita alta para o paciente no dia seguinte à operação”, explicou a diretora.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.