domingo, 4 de agosto de 2019

PRO-SUSTENTÁVEL: resultados do seminário sobre a recuperação ambiental da Lagoa de Piratininga



Encerrando o Seminário diante da mesa constituída por Tiago Finkler e o prof. Marcelo Manzi Marinho e os participantes estrangeiros Said Yasseri (Alemanha) e Miquel Lürling (Holanda).

Apresentando o Parque Orla de Piratininga e as suas soluções de Infraestrutura Verde.


Na sexta-feira (02 de agosto), concluímos o "Seminário Lagoa de Piratininga: como recuperá-la?", realizado em parceria com a Universidade Federal Fluminense - UFF, no Auditório do Instituto de Geociências. Foram dois dias intensos de trabalho, com apresentações e debates muito elucidativos sobre as condições ambientais e as alternativas para a recuperação das Lagoas de Piratininga e Itaipu.

O público presente foi de pesquisadores e estudantes (principalmente pós-graduandos) da UFF, ambientalistas, lideranças comunitárias e profissionais da Prefeitura de Niterói.

PRO-SUSTENTÁVEL

Apresentamos as iniciativas em desenvolvimento pela Prefeitura de Niterói, através do Programa Região Oceânica Sustentável - PRO Sustentável, relacionadas à gestão e à despoluição do Sistema Lagunar, como:

  • Implantação do Parque Orla de Piratininga - POP, que além de proteger o entorno da Lagoa, recuperar ecossistemas, implantar equipamentos de lazer e recreação, além de prover soluções de tratamento de águas de drenagem natural e drenagem urbana, de forma a evitar a chegada de sedimentos e nutrientes à Lagoa de Piratininga.
  • Renaturalização do Rio Jacaré: apresentamos um vídeo com um documentário sobre o trabalho em desenvolvimento e a expectativa de resultados dos moradores.
  • Estudos Sobre a Qualidade Ambiental das Lagoas, que estão sendo desenvolvidos por empresa contratada. Os resultados dos estudo subsidiarão as medidas de gestão e as prioridades de investimentos para a recuperação das lagoas.
  • Plano de Gestão Ambiental da Bacia: um dos produtos do PRO-Sustentável, apresentará metas e procedimentos para a gestão de curto, médio e longo prazo para a gestão da bacia hidrográfica da Região Oceânica.


Solução dos jardins filtrantes a ser implantada no Parque Orla de Piratininga - POP, reduzirá o aporte de sedimentos e nutrientes para a lagoa de Piratininga. Trata-se de uma ação complementar ao aperfeiçoamento da rede de coleta e tratamento de esgotos da Região Oceânica, à evolução dos trabalhos do programa "Se Liga" (notifica proprietários de imóveis para que providenciem a conexão do imóvel à rede de esgotos) e outras iniciativas como o Programa de Renaturalização do Rio Jacaré, cujo documentário foi apresentado no Seminário.


Seminário

O objetivo do seminário era compartilhar os resultados dos estudos em desenvolvimento pela Prefeitura e por pesquisadores da UFF, conhecer conceitos e tecnologias disponíveis para a recuperação das lagoas.

Seguindo a agenda do evento, pesquisadores da UFF, UERJ e UFRJ apresentaram resultados de estudos, propostas e soluções. Houve um bom debate e produzimos coletivamente um bom início de análise sobre prós e contras de cada alternativa.

Gilberto Dias: Cabe destaque às apresentações do professor Gilberto Dias, da UFF, que ofereceu um resumo do seu trabalho de pesquisa de muitos anos, com a palestra "História geológica do Sistema Lagunar Itaipu-Piratininga", emitindo importantes recomendações sobre a gestão das lagoas, alertando sobre suas preocupações com propostas de eventuais dragagens no futuro, inclusive das areias acumuladas no Canal de Itaipu.

Gonzalo Peres Cuevas: o presidente do Conselho Comunitário da Região Oceânica - CCRON apresentou uma amostra do seu acervo de registros jornalísticos pesquisados no Jornal O Globo, sobre a evolução dos problemas das lagoas ao longo das décadas, as promessas, as tentativas de solução, alguns avanços e os muitos fracassos.

Júlio Wasserman: o professor e pesquisador da UFF apresentou o resultado das suas pesquisas com as lagoas, em particular com a macroalga Cara sp., já extinta nas lagoas. O desaparecimento das macroalgas foi atribuída ao aumento da salinidade, aos problemas de turbidez (falta de penetração de luz na coluna d'água) e a concentração de nitrogênio no sedimento. A perda da Cara foi um duro golpe na biota da lagoa, pois a espécie era a grande fonte de oxigênio para as águas.

Paulo Bidegain: o biólogo representou o Comitê da Bacia das Lagoas de Itaipu-Piratininga - CLIP e apresentou a palestra "O que queremos para a Lagoa de Piratininga". O ambientalista enfatizou a necessidade da adoção do conceito de "Uso Múltiplo", a definição de um cenário a se atingir (indispensável em qualquer projeto de restauração) e propôs que se busque uma forma alternativa de recuperação das lagoas, utilizando parcerias com a iniciativa privada ou instituições acadêmicas através de métodos de remuneração por resultados.

Tiago Finkler - da HydroScience Consultoria e Restauração Ambiental: a empresa venceu processo licitatório para o desenvolvimento dos estudos de monitoramento ambiental do sistema lagunar de Piratininga e Itaipu. O biólogo apresentou os resultados do seu trabalho na palestra "Resultados dos estudos sobre a dinâmica hídrica/ambientais da Lagoa de Piratininga". Resultados destes estudos encontram-se disponíveis para os interessados no site do PRO-SUSTENTÁVEL.

Propostas de soluções

Também foram feitas apresentações de representantes de empresas detentoras de tecnologias ou soluções em fase de pesquisa acadêmica que poderiam ser implementadas para a restauração dos ecossistemas das Lagoas.

Nuno Cunha e Silva - da empresa ALEVINUS Soluções Ambientais: apresentou a palestra "Experiência internacional de uso de probióticos na revitalização de corpos hídricos" defendendo o uso de uma tecnologia de origem japonesa, representada pelo produto comercial chamado EM. A tecnologia é baseada na utilização de probióticos para o tratamento do lodo e redução da carga orgânica.

Miriam Crapes - pesquisadora da UFF: apresentou a palestra "Uso do EM para remediar contaminantes fecais e lodo em sistemas aquáticos - caso de São Paulo", com dados sobre o seu trabalho de pesquisa acompanhando os resultados da aplicação do produto EM em um lago em São Paulo.

Ricardo Amaral Remer - da BIOTECAM - Tecnologia Ambiental: a empresa tem origem na COPPE-UFRJ e apresentou uma tecnologia de aeração que poderia ser aplicada na Lagoa de Piratininga. Também sugeriu um plano de negócios que permitiria que o equipamento fosse instalado sem custos para a Prefeitura, pois poderia contar com patrocínio privado.

Tiago Finkler - da HydroScience Consultoria e Restauração Ambiental: o biólogo voltou a usar a palavra com a apresentação da palestra "Aplicação do remediador químico - Phoslock - na restauração de ambientes aquáticos na Alemanha" e defendeu a utilização da tecnologia Phoslock, para o bloqueio do íon fosfato (PO4) presente na coluna d'água e no sedimento da lagoa. O produto é resultado de uma modificação iônica da argila bentonita por meio da adição do elemento lantânio (La+3), uma terra rara que possui elevada especificidade iônica por íons de ortofosfato (PO4-3).

Said Yasseri - Limnological Solutions. O Dr. Yasseri, especialista alemão em visita ao Brasil para participar de evento de Limnologia a se realizar no país nos próximos dias, aproveitou a oportunidade para participar do nosso Seminário. Apresentou a palestra "Aplicação do remediador químico - Phoslock - na restauração de ambientes aquáticos na Alemanha", também defendendo a utilização do produto Phoslock.

Marcelo Manzi Marinho (UERJ): apresentou a palestra "Estudo de caso na Lagoa de Jacarepaguá e na Represa de Funil", também oferecendo os resultados dos seus experimentos de utilização do Phoslock.

Miquel Lürling, do Departamento de Ecologia Aquática e Gestão da Qualidade da Água, da Universidade de Wargeningen, na Holanda. O professor que também defendeu a utilização do Phoslock instigou e causou polêmica ao criticar e alertar sobre outras soluções, mostrando os sucessos e fracassos de iniciativas de restauração de corpos hídricos na Holanda.

Conclusões

O seminário foi mais uma etapa importante para a compreensão do tamanho do desafio que temos e, principalmente, para mostrar que a despoluição e recuperação das lagoas é um sonho possível e alcançável.

A comparação entre as diferentes alternativas gerou acalorados e interessantes debates, permitindo uma boa análise preliminar dos prós e contras.

Os participantes puderam ter a certeza que a solução para as lagoas não será fácil, nem rápida e que não haverá uma solução única, ou como se diz: não haverá "uma bala de prata".

Outras ideias, propostas e soluções, diferentes das debatidas no seminário, ainda são bem-vindas.

A equipe do PRO-Sustentável continuará a coletar dados e a debater soluções para a recuperação das lagoas e decidirá por alternativas mais promissoras para implantar unidades experimentais. O resultado destes estudos subsidiarão a elaboração do Plano de Gestão Ambiental da Região Oceânica, um dos produtos previstos pelo programa.

As obras previstas pelo PRO-Sustentável serão licitados ou começarão no segundo semestre de 2019 e serão implantados até o final de 2020. Todas estas providências têm sido debatidas com a população e o diálogo continuará a ser praticado durante a implantação dos projetos.

Chamamos a atenção para outras duas oportunidades de conhecer melhor os projetos do PRO-Sustentável:

PRAIA DE PIRATININGA: Prefeitura apresenta os primeiros resultados dos estudos sobre o problema de estabilidade da praia e soluções para o problema 

PRO-SUSTENTÁVEL: Prefeitura apresentará Documentário sobre a Renaturalização do Rio Jacaré para moradores do bairro
Você também pode ajudar opinando sobre os pontos de localização dos paraciclos na Região Oceânica. Saiba como no link abaixo:

Prefeitura prorroga consulta pública para escolher locais de instalação de 500 paraciclos na Região Oceânica


Seguiremos em frente na implantação dos vários componentes do PRO-Sustentável, iniciativas que elevarão a Região Oceânica a um patamar mais elevado de sustentabilidade urbana.

Após décadas de espera e degradação continuada, temos enfim um caminho promissor para a restauração destes ecossistemas. Temos um projeto, temos recursos e estamos superando as etapas de planejamento e de contratação para que tudo isso se torne realidade.

Agradecimentos

O nosso agradecimento ao professor Gilberto Dias (Instituto de Geociências da UFF) pela ajuda na organização do Seminário e por todos os aconselhamentos e orientações que tem dado aos nossos projetos do PRO-Susntentável. E também à Dionê Castro, essa incansável sonhadora que lidera a Unidade de Gestão de Projeto (UGP) do Pro-Sustentável. O agradecimento é extensivo também à toda a equipe da UGP. Valeu, gente!

Vamos em frente!

Axel Grael
Coordenador Geral do PRO-Sustentável

Secretário
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG
Prefeitura de Niterói












Um comentário:

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.