sábado, 27 de agosto de 2016

NITERÓI CONTRA QUEIMADAS: Prefeitura promove "Rondas Preventivas"

 
 
Equipes da Prefeitura de Niterói percorrendo a comunidade. Foto divulgação Defesa Civil de Niterói.
 
Equipes reunidas para o trabalho educativo e preventivo contra queimadas. Foto divulgação Defesa Civil de Niterói.

Participantes do NUDEC Queimadas - voluntários das comunidades treinados para atuar em prevenção às queimadas - diante de uma área reflorestada do Morro da Boa Vista e que sofreu danos por queimada. Foto divulgação Defesa Civil de Niterói.

Local de queima de lixo na comunidade. As práticas ilegais de queima de lixo e soltura de balão são as principais causas de início de queimadas nas encostas de Niterói. Foto divulgação Defesa Civil de Niterói.

Técnicos da Defesa Civil conversam com moradores sobre a necessidade de prevenir queimadas e riscos para a saúde e para o meio ambiente desta prática ilegal. Foto divulgação Defesa Civil de Niterói.


Equipes da Prefeitura e dos Bombeiros observam local de queima de lixo. Foto divulgação Defesa Civil de Niterói.

Prática ilegal da queima do lixo. Foto divulgação Defesa Civil de Niterói.


Construindo uma Niterói Resiliente

A Ronda Preventiva é uma iniciativa da Defesa Civil de Niterói em parceria com a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SECONSER), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN), Guarda Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro e voluntários dos NUDEC’s e do NUDEC Queimadas do Município.

O objetivo do programa é conscientizar a população sobre os malefícios da queima de lixo doméstico, do uso do fogo para limpar encostas, dentre outras práticas danosas à vegetação e ao meio ambiente. O serviço é realizado com profissionais de todas as áreas envolvidas, que percorrem comunidades e suas áreas de riscos e conversam com a população sobre os maiores problemas da região, passando as informações necessárias para prevenir desastres. Além da conscientização, é efetuado um cadastro georreferenciado dos moradores, para que periodicamente seja feito contato com a população.

Já foram realizadas rondas nas seguintes comunidades:
  • Boa Vista
  • Morro da Penha
  • Morro do Abacate
  • Morro do Holofote
  • Peixe Galo
  • Salinas
  • Santa Bárbara
  • Viradouro

Fonte: Defesa Civil de Niterói






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.