Guardas ambientais em trilha do Morro do Santo Inácio - Felipe Hanower |
Guardas ambientais guiarão passeios gratuitos a partir do mês que vem
NITERÓI — O Parque da Cidade é conhecido pela vista incrível e pelo pôr do sol espetacular. O que muita gente não sabe, no entanto, é que a área, localizada no Morro da Viração, em São Francisco, é repleta de trilhas que proporcionam aos fãs da ecologia um maior contato com a natureza. Em ação inédita, a Secretaria municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade acaba de mapear dez delas e vai providenciar sinalização até dezembro.
Outra boa nova é que, a partir de julho, dois guardas ambientais guiarão passeios gratuitos para grupos de até 30 pessoas todo primeiro sábado do mês.
As dez trilhas foram classificadas em três grupos — para pedestre, ciclistas e mistas — e serão divulgadas à medida que forem revitalizadas. A primeira caminhada ecológica ocorrerá no Morro do Santo Inácio, dia 4 de julho, às 9h, com ponto de encontro na sede da Guarda Ambiental. O local tem nível de dificuldade médio e leva-se uma hora em ida e volta. A direção do parque ressalta que a trilha ainda não foi sinalizada e que aguarda processo licitatório para instalar placas e cordas e replantar áreas de bifurcação.
— O primeiro passo foi realizar o mapeamento. Mas a maioria das trilhas ainda não é recomendada, umas estão com matas muito fechadas, por exemplo. Por isso, vamos liberar para passeio aos poucos — explica Lorainy Gimenes, diretora do parque.
Para o coordenador do grupo de caminhadas Ecoando, Cássio Garcez, a iniciativa é positiva e uma forma de a prefeitura investir em consciência ambiental. Ele ressalta, porém, que o local ainda não está seguro para caminhadas porque a trilha do Santo Inácio está dominada pelo tráfico.
A direção do parque informou que, desde abril, 12 guardas trabalham ali, quatro por dia. Isso representa um aumento de 100% do efetivo. Todos serão, ainda, capacitados para receber os visitantes. A secretaria também pretende, até dezembro, divulgar cartazes e panfletos com informações sobre cada trilha.
Fonte: O Globo Niterói
----------------------------------------------------------
LEIA TAMBÉM:
PRO-Sustentável
Financiamento de US$ 100 milhões para o Programa Região Oceânica Sustentável é aprovado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
Programa Niterói mais Verde
NITERÓI MAIS VERDE - PARNIT ganhou reconhecimento e destaque em revista especializada dos EUA
Niterói + Verde e PARNIT: Decreto cria 22,5 milhões de metros quadrados de áreas protegidas na cidade
DIA HISTÓRICO EM NITERÓI: Foi publicado hoje o Decreto 11.744, que instituiu o PARNIT
PARNIT - Niterói cria parques para proteger áreas verdes de problemas como deslizamentos e queimadas
Parques e áreas verdes em Niterói
Prefeitura de Niterói anuncia investimentos e controle no acesso à Praia do Sossego
Niterói na liderança em pesquisa sobre ambiente de negócios e turismo
CHÁCARA DO VINTÉM: uma relíquia da história do abastecimento de água em Niterói
Horto do Fonseca: Previsão de conclusão da obra para o dia 20 de junho
CRIME AMBIENTAL - Rancho utilizado por caçadores de animais silvestres é destruído em Niterói
DENDROCIRURGIA - Horto do Fonseca: árvores passam por recuperação
Parques estaduais oferecem variedade de atrações
Pica-pau de cara amarela é resgatado no Engenho do Mato, em Itaipu
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.