domingo, 21 de junho de 2015

PATRIMÔNIO PÚBLICO: Clin investe no combate a pichações


Produto que promete remover as manchas foi testado nas estátuas que compõem o Triunfo da República, no Centro
Marcelo Feitosa


Ayra Rosa

Companhia de Limpeza Urbana de Niterói está testando novos produtos que podem ser usados em monumentos na cidade

Para resultados mais eficientes contra as depredações de monumentos históricos, como pichações, a Prefeitura de Niterói, por meio da Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) busca novos recursos para manter as “peças de materiais nobres” em áreas tombadas como patrimônio restauradas. Um produto que promete remover as manchas de tintas foi testado nesta semana, nas estátuas que compõem o “Triunfo da República”, na Praça da República, no Centro. Além do produto para remoção das manchas, outro também será usado para selagem das peças, esse tem o objetivo de fazer com que a coloração não seja absorvida e possa ser removida com facilidade.

“Estamos fazendo a experiência com esse produto para ver se vale a pena comprar. Nós já usamos um outro que remove apenas as pichações, esse tem a promessa de retirar as sombras. A busca por tecnologia e limpeza de qualidade de diversos pontos da cidade é um pedido do superintendente Antônio Carlos Lourosa, que buscou por essa novidade”, comentou o arquiteto Walmar Picanço, diretor de divisão da Clin.

Walmar Picanço ainda explicou que nessa etapa serão apenas avaliados os resultados e ainda não existe uma previsão para fechar parceria com a distribuidora.

“Nessa etapa estamos fazendo testes e vamos avaliar os resultados, se for o que precisamos, a compra pode ser realizada. Não temos previsão de quando o contrato será fechado porque podemos estudar novas possibilidades para o problema e até outros produtos”, ressalta.

De acordo com o representante da empresa Crystal Cor, no Rio de Janeiro, Jurandi da Silva Paulo Júnior, os produtos oferecidos para eliminação de sombras e proteção foram criados através de tecnologia francesa, alemã e brasileira, e já têm mostrado eficiência em cidades de outro estado.

“Somos os únicos no Brasil usando esses produtos. Já fizemos parceria com a prefeitura de Curitiba, onde ótimos resultados foram notados. Lá, tanto o removedor quanto o selante estão sendo bem usados em áreas com monumentos suscetíveis a pichações”.

O produto não agride o meio ambiente e é de fácil aplicação, segundo o representante.

“É só aplicar na mancha e esperar de 10 a 20 minutos. Depois é só remover com água quando a região for porosa, já se for em material liso, pode ser usado um pano úmido”, explica.

Fonte: O Fluminense





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.