segunda-feira, 22 de junho de 2015

ECONOMIA SOLIDÁRIA EM NITERÓI: Banco comunitário do Preventório brilha em prêmio nacional


Parabéns ao Banco Comunitário do Preventório e às lideranças comunitárias pela inovação e qualidade do trabalho realizado.

Axel Grael

---------------------------------------------


Banco comunitário do Preventório brilha em prêmio nacional

Marcos Rodrigo (centro) e equipe: todos fazem serviço voluntário. Foto: Fabio Gonçalves / Agência O Dia


Organização de Economia Solidária foi considerada pelo BNDES uma das melhores do Brasil

Niterói - A galera do Morro do Preventório, em Charitas, está em festa. É que o Banco Comunitário da região foi um dos 48 projetos selecionados pelo concurso de Boas Práticas em Economia Solidária do BNDES. Foram 150 inscritos de todo Brasil para levar um prêmio de R$ 20 mil.
O valor vai fazer parte do fundo do banco, de onde sai empréstimos para empreendedores locais e moradores. E ainda tem o ‘Prevê’, a moeda social da comunidade que tem descontos em alguns estabelecimentos. Em breve a moeda será eletrônica, utilizada por meio de um aplicativo para smartphones. 

“O dinheiro colabora para o nosso crescimento. A gente tem a intenção de ganhar pelo menos um edital por ano”, explicou um dos fundadores do projeto, Marcos Rodrigo Ferreira. O banco fica logo na entrada da comunidade, e também tem convênio com a Caixa Econômica. 

Por ali os moradores podem fazer pagamentos, abrir conta, receber o Bolsa Família e realizar depósitos. A cabeleireira Deborah Ferreira conta que o banco é um adianto para quem mora no Preventório. “Eu sempre pago as contas aqui. Foi uma iniciativa muito útil, a gente não tinha nenhum outro serviço bancário por perto”, disse. 

Segundo Ariana Alves, responsável pelo departamento de Economia Solidária do BNDES, mais importante que a quantia entregue, é conhecer e dar visibilidade a projetos como este. “Os Bancos Comunitários visam promover o acesso a crédito em comunidades carentes, normalmente excluídas do sistema financeiro tradicional. Colabora com a geração de trabalho e renda, permitindo o desenvolvimento destas comunidades”, destacou.

Foi o primeiro edital do prêmio, em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (SENAES/MTE) e o Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES). A intenção é que outras edições venham por aí.

Fonte: O Dia Niterói

Saiba mais sobre o Banco Comunitário do Preventório





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.