terça-feira, 23 de junho de 2015

Mais de R$ 1,5 milhão para cultura em Niterói


O convênio foi assinado em Brasília, pelo presidente da Fundação de Artes de Niterói (FAN), André Diniz
Divulgação


Fundação de Artes de Niterói receberá os recursos do Governo Federal para estimular iniciativas culturais na cidade

Niterói receberá recursos do Governo Federal para incentivar pontos de cultura na cidade. O convênio foi assinado ontem, em Brasília, pelo presidente da Fundação de Artes de Niterói (FAN), André Diniz.

Segundo ele, os recursos são de R$ 1,6 milhão e serão repassados pelo Ministério da Cultura, através da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC). O valor é referente às ações do projeto “Cultura Viva”, que já beneficia cerca de mil municípios em 26 estados, além do Distrito Federal.

De acordo com André Diniz, a Secretaria de Cultura de Niterói nunca recebeu projetos de pontos de cultura do Governo Federal.

“Esse projeto é inédito na cidade. Já tivemos outras ações de pontos de cultura do Governo do Estado do Rio, mas do Governo Federal é a primeira vez. O setor de cultura de Niterói está muito feliz de ser um dos municípios contemplados com o projeto”, comemorou o presidente da FAN, que esteve em Brasília para a assinatura do convênio.

O programa promove o estímulo às iniciativas culturais da sociedade civil já existentes na cidade, por meio de convênios celebrados após a realização de chamada pública.

Diniz explica ainda que a divulgação dos editais deverá começar neste semestre.

“Já temos os editais elaborados, mas precisamos acertar alguns detalhes ainda. Vamos tentar adiantar o máximo as coisas, já no próximo mês de agosto”, adianta.

Segundo ele, a ideia é que sejam contemplados projetos em áreas com maiores dificuldades culturais que a secretaria identificar na cidade.

“Nosso objetivo é criar uma relação muito forte com os pontos culturais da cidade. Uma grande batalha já foi vencida, que foi a assinatura do convênio. A ideia agora é apoiar projetos e criar parcerias que fortaleçam as áreas da cidade com maior vulnerabilidade social. Serão ONGs, institutos, com atividades de música, teatro, dança, entre outras ações”, comenta André.

Pontos de Cultura – Segundo o Governo Federal, para se tornar um Ponto de Cultura, os responsáveis pela entidade devem participar do edital de divulgação da Rede de Pontos de Cultura do município, enviando projeto para análise da comissão de avaliação da Secretaria de Cultura de Niterói. Em seguida, será celebrado convênio plurianual para execução do projeto aprovado.

Podem participar dos editais de seleção pública pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, que sejam de natureza cultural, como associações, sindicatos, cooperativas, fundações privadas, escolas caracterizadas como comunitárias e suas associações de pais e mestres, ou organizações tituladas como organizações da sociedade civil de interesse público e Organizações Sociais, sediadas com atuações comprovadas na área cultural de, no mínimo, três anos de atividades no município.

Fonte: O Fluminense








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.