terça-feira, 2 de junho de 2015

Projeto Se Liga reduz em 78% o lançamento de efluentes nos rios e lagoas da Região Oceânica de Niterói



Dos 693 imóveis comerciais e residenciais notificados, 546 foram conectados à rede pública de esgoto

Executado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o Projeto Se Liga reduziu em 78% o lançamento de efluentes nos cursos d’água da região Oceânica de Niterói, considerando a regularização das ligações de esgoto de 546 imóveis dos 693 notificados pelo Instituto, nas localidades de Arrozal, Santo Antônio, Jardim Imbuí, João Mendes, Jacaré e Estrada Fróes, em São Francisco.

"... a iniciativa evitou que 141.960 litros por dia de efluentes fossem jogados nos corpos de água da região."


Desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Niterói e a concessionária Águas de Niterói, a iniciativa evitou que 141.960 litros por dia de efluentes fossem jogados nos corpos de água da região, segundo cálculos dos técnicos da Superintendência Regional Baía de Guanabara (SUPBG) do órgão ambiental, que acaba de divulgar um balanço atualizado do Projeto Se Liga.



De acordo com o levantamento, foram vistoriados 5.759 imóveis na Região Oceânica de Niterói, dos quais 4.275 encontram-se atualmente conectados à rede pública de esgoto. Segundo cálculos dos técnicos do Inea, estima-se que, até hoje, deixaram de ser lançados mais de 1 milhão de litros/dia de efluentes sanitários nos cursos d’água.

"... foram vistoriados 5.759 imóveis na Região Oceânica de Niterói, dos quais 4.275 encontram-se atualmente conectados à rede pública de esgoto".


Durante as vistorias, foram observadas diversas formas para o tratamento dos efluentes sanitários nas residências visitadas pelo Projeto Se Liga. Segundo os técnicos do Inea, as mais comuns encontradas foram fossa séptica, filtro, sumidouro e conexão direta à rede pluvial. "Todas as residências contribuíam direta ou indiretamente para a poluição dos cursos d’água por meio do lançamento de efluente doméstico sem tratamento prévio", observaram.

"O Projeto Se Liga reduziu em 78% o lançamento de efluentes nos cursos d’água da região Oceânica de Niterói, considerando a regularização das ligações de esgoto de 546 imóveis dos 693 notificados pelo Instituto".


O Projeto Se Liga está em sua décima etapa. Abaixo, a tabela com os números e localidades dos imóveis notificados pelo Inea por não estarem conectados à rede pública de esgoto.

Fonte: SEA




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.