sábado, 27 de setembro de 2014

Rua Timbiras ganha ciclovia e moradores comemoram


O vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, que percorreu a via, diz que o objetivo é transformar a cidade em referência de mobilidade sustentável. Cruzamentos perigosos também ganharam a atenção do projeto. Foto: Evelen Gouvêa


Projeto-piloto será levado para outros bairros. Pista conta com vários tipos de segregadores, como olho de gato e jardim

Niterói recebe mais uma ciclovia. Desta vez, a Rua Timbiras, em São Francisco, foi a contemplada. Para a inauguração, estiveram presentes o vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, e o coordenador do Programa Niterói de Bicicleta, Argus Caruso. A ciclovia – um projeto-piloto do Programa Niterói de Bicicleta, que será levado para outros bairros –, vai ganhar quatro tipos de segregador, entre eles, os tochões, meio-fio, canteiro de jardim e olho de gato.

O vice-prefeito Axel Grael comentou que pretende transformar Niterói em referência em mobilidade sustentável.

“Queremos ter mais números de adeptos ao uso da bicicleta e fazer de Niterói uma cidade mais moderna. Não estamos copiando um modelo europeu, mas eles são referências, assim como o Rio de Janeiro, que tem a maior malha cicloviária no país”, disse.

A ciclovia foi pintada de vermelho, tem cerca de 1,2 quilômetro de extensão e 2,80 metros de largura da calçada até o segregador. Entre ciclovias e ciclofaixas foram feitos mais de 15 quilômetros. Hoje, a cidade tem mais de 30 quilômetros de malha cicloviária e 10 quilômetros em construção.

Para Argus Caruso, projetos de educação no trânsito, assim como projetos nas escolas, são alguns diferenciais, além da implantação da ciclovia que vem ocorrendo na cidade.

“De nada adianta inaugurarmos ciclovias se não houver uma conscientização dos motoristas de ônibus no trânsito, se eles não souberem respeitar as normas do trânsito, por exemplo. A implantação da ciclovia veio para tentar diminuir acidentes em lugares que percebemos esse risco. Queremos botar segregadores mais altos que impeçam os carros de passaram para a ciclovia”, afirmou.

A moradora de São Francisco Marluce Silvany, que esteve na inauguração da ciclovia, contou que o uso da faixa dá mais segurança.

“Sem a ciclovia estamos mais sujeitos a acidentes, porque os motoristas se acham os donos das ruas e não nos respeitam. Com a ciclovia e os segregadores, ficamos mais tranquilos, porque a segurança é muito maior”, ressaltou.

Circuito Universitário – O Circuito Universitário foi uma das vias criadas, com extensão de sete quilômetros. Ele começa na estação das barcas e vai até o Museu de Arte Contemporânea (MAC), na Boa Viagem. Passa também por ruas no Ingá e Gragoatá, como José Bonifácio, Nilo Peçanha, Tiradentes e Lara Vilela. O circuito conecta alguns campi da Universidade Federal Fluminense (UFF) e museus como o Solar do Jambeiro, MAC e Janete Costa.

Passeio – Amanhã, haverá um passeio ciclístico às 8h30, com concentração marcada na Concha Acústica. O percurso seguirá pela orla de São Francisco.

Fonte: O Fluminense


------------------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

Sobre o mesmo assunto:
Ciclovia da Rua Timbiras, em São Francisco, é inaugurada

Niterói de Bicicleta no Facebook
Bicicleta/ciclovias no Blog do Axel Grael

Postagens sobre o programa Niterói de Bicicletas
PARCERIA NITERÓI DE BICICLETA + SETRERJ: Lançado segundo vídeo da Campanha "Motorista Amigo do Ciclista" - Episódio 2:"Motorista Amigo do Ciclista - Ep.2: A distância que protege"
Prefeitura de Niterói inicia obras de mudança na ciclovia da Estrada Fróes
Lançado em Niterói o programa "Motorista Amigo do Ciclista"
Prefeitura de Niterói e SETRERJ lançam programa “Motorista Amigo do Ciclista”
Prefeitura de Niterói e SETRERJ lançam programa Motorista Amigo do Ciclista. Amanhã, 200 motoristas receberão treinamento no Caminho Niemeyer
NITERÓI DE BICICLETA: Ciclovia da Roberto Silveira vai mudar de lado
NITERÓI DE BICICLETA: Alguns dos bicicletários instalados ao longo da semana
NITERÓI DE BICICLETA. Bicicletas são necessárias como uma opção limpa e eficaz de mobilidade
CICLOVIAS: OS AVANÇOS DO PROGRAMA NITERÓI DE BICICLETA
Ciclovia da Rua Timbiras será inaugurada em setembro
Prefeitura de Niterói contrata empresa paulista para elaborar plano cicloviário para a cidade
Ciclistas de Niterói reconhecem resultados do programa Niterói de Bicicleta e cobram mais avanços
NITERÓI DE BICICLETA: monitorando o crescimento do uso de bicicletas na cidade
Lançado em Niterói o programa "Motorista Amigo do Ciclista"
Semana da Mobilidade de Niterói e as Ciclovias Temporárias
Programa Niterói de Bicicleta: resultados do encontro de ciclistas
O desafio da bicicleta: editorial do jornal O Fluminense
Prefeitura promove 1º Workshop do Programa Niterói de Bicicleta
Prefeitura de Niterói promete quatro projetos novos de ciclovia

Outras postagens
Banco Mundial: Pedestres e ciclistas ainda são excluídos de espaços públicos na América Latina
Após crescer 18% nos últimos 4 anos, licenciamento de veículos desacelera em Niterói



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.