quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Projeto Vozes do Mundo no Teatro Popular


O Coral Aprendiz também marca presença no projeto. Foto: Divulgação

O Coro Jovem da UFF vai mostrar temas brasileiros como “Asa Branca”. Foto: Divulgação


Suzana Moura

Evento traz o Coral Jovem da UFF do Projeto Aprendiz e o Quarteto Norueguês que se apresentam nesta quinta. Iniciativa é parte do Programa de Intercâmbio Brasil-Noruega

O Teatro Popular Oscar Niemeyer recebe amanhã, às 19h, o projeto Vozes do Mundo, que, nesta edição, traz um grupo de voz da Noruega, além dos corais do Programa Aprendiz e do Coro Jovem da UFF. A apresentação, com preço popular, faz parte do Programa de Intercâmbio Brasil-Noruega, um convênio inédito no Brasil trazido pelo Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB) em parceria com a Fundação de Arte de Niterói e a organização norueguesa Concerts Norway.

Em Niterói, o quarteto vocal norueguês vai apresentar temas internacionais com interpretações sofisticadas de pop e jazz, sob um amplo leque de estilos. O show contará com a participação especial do coral infanto-juvenil do Programa Aprendiz - música na escola e do Coro Jovem da UFF, que vão mostrar temas brasileiros, como os clássicos Asa Branca e Maracangalha. O espetáculo Vozes do Mundo leva ao palco do Teatro Popular um quarteto vocal norueguês composto por três mulheres e um homem. O grupo apresenta variado repertório internacional, com belos arranjos vocais, interpretando músicas de várias partes do mundo como Vietnã, Irã, Paquistão, Somália, Sri Lanka e Noruega.

O quarteto já circulou com esse programa musical pelas escolas da Noruega a fim de proporcionar um espetáculo não só divertido, mas também culturalmente educativo, aproximando diferentes culturas à realidade daquelas crianças e jovens. A coordenadora do Projeto Aprendiz, Luiza Carino, comenta sobre o evento.

“Sabendo que estes países são igualmente ‘incomuns’ para os brasileiros. Achei interessante incluir essa performance na programação cultural, que, desde 2012, tem trazido diversas atrações musicais para Niterói, além de ‘importar’ brasileiros para tours na Noruega, como o grupo que acaba de voltar de Oslo - Pandeiro Repique Duo e Marcus Lima - onde apresentaram espetáculo de música brasileira na belíssima Ópera de Oslo”, conta.

O quarteto vocal certamente vai ser fonte de inspiração para os alunos do Programa Aprendiz, iniciativa da Prefeitura de Niterói que, desde 2001, promove aulas de iniciação musical e prática de instrumentos para estudantes da rede pública municipal.

“O principal programa de educação da cidade entende o canto coral, como uma excelente ferramenta de trabalho em grupo que de forma lúdica ensina o repertório nacional, expande o vocabulário e introduz o folclore brasileiro, dentre tantos outros benefícios que a prática traz. E para compor o grupo, convidamos o percussionista Diogo Barreto, que vai complementar a performance com todo suingue e ritmo do nosso povo”, explica Luiza, que adianta que para este espetáculo, haverá ainda participação do Coral Jovem da UFF e do coral infantojuvenil do Aprendiz, formado por crianças de todas as escolas da cidade que recebem o Programa Aprendiz. Ambos vão apresentar repertório nacional.

Amanhã, o grupo formado pelo quarteto vocal e Diogo Barreto começa o circuito pelas escolas municipais de Niterói, apresentando shows gratuitos dentro das unidades de ensino para crianças e jovens de todas as regiões de Niterói. Entre 25/9 e 3/10, eles passarão por mais de 10 escolas da cidade, apresentando música ao vivo para cerca de dois mil alunos.

“Para muitos, essa é a primeira experiência com música ao vivo, o primeiro show que assistem na vida, e entendemos que trata-se de um processo importantíssimo em sua formação sociocultural. Para garantir que haja entendimento e empatia por parte dos alunos, o show é todo pensado e preparado para o público infantil, com adequação da linguagem e das estratégias de comunicação. Julgamos adequado, por exemplo, convidar para esta ação o ator Maksin Oliveira, para contribuir com a dramatização do espetáculo e construção do imaginário proposto”, diz.

Coro Jovem da UFF

Com regência de Márcio Paes Selles e acompanhamento musical e corregência de Peri Santoro, este ano o Coro Jovem da UFF completa sete anos de existência. Neste período, o coro adquiriu uma personalidade própria, sempre mantendo o espírito alegre e juvenil de seus integrantes que, por meio da música coral, demonstram a eterna chama de viver. O repertório variado inclui desde a música renascentista até clássicos do folclore brasileiro, adaptados e arranjados para a formação coral por grandes nomes da história da música no Brasil, como Heitor Villa-Lobos, Cacilda Borges Barbosa e Edino Krieger, entre outros.

O nome do coro, muitas vezes, causa certa surpresa na plateia, quando percebem que a grande maioria dos integrantes do Coro Jovem da UFF são pessoas da melhor idade. E a surpresa fica ainda maior quando esse grupo heterogêneo, formado por profissionais de várias áreas, alguns já aposentados, e nem todos diretamente ligados à UFF, interpretam, harmonicamente, composições às vezes bastante complexas a duas, três, quatro vozes e, em alguns momentos, com solos vocais e instrumentais de um ou mais coralistas.

Um detalhe inusitado, raros são os integrantes do Coro Jovem que estudaram música antes de se unirem a esta formação. Na verdade, para fazer parte desse coro, não há qualquer pré-exigência técnica ou limite quanto à faixa etária. O coro é jovem de espírito, de cabeça e expressa a alegria de viver cantando, desde que se tenha vontade e determinação para este desafio. Atualmente, o Coro Jovem é constituído por quase 50 integrantes.

Fonte: O Fluminense





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.