quarta-feira, 17 de setembro de 2014
TURISMO SUSTENTÁVEL: Campanha Passaporte Verde do PNUMA lança guia de ecoeficiência para empreendimentos turísticos
Para incentivar a adoção de medidas de ecoeficiência com benefícios visíveis e aumento da rentabilidade do negócio, a campanha Passaporte Verde apresenta o guia “Ecoeficiência em Empreendimentos Turísticos: Orientações Práticas”. Iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), com apoio-técnico financeiro do Itaú Unibanco, o guia é voltado para empresários e gestores do setor de turismo, em especial os de hospedagem e alimentação. A publicação é parte integrante da campanha Passaporte Verde e foi lançada juntamente com o 3o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, dia 09 de setembro, em São Paulo.
“O guia traz orientações práticas para auxiliar o trade do turismo a melhorar a sua produção. Com isso, temos o objetivo de aumentar a consciência do setor produtivo quanto ao seu potencial em contribuir para o desenvolvimento sustentável”, afirma a representante do PNUMA no Brasil, Denise Hamú. A publicação amplifica o trabalho iniciado durante as Jornadas da Sustentabilidade – seminário realizado entre 29 de maio e 9 de junho, em parceria com o Itaú Unibanco, que reuniu mais 200 empresários e gestores de empreendimentos turísticos em cinco cidades-sede da Copa do Mundo: Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
A primeira parte do guia aborda estratégias a serem adotadas no negócio em cinco itens: eficiência energética, uso racional da água, redução no desperdício de alimentos, gestão eficiente de resíduos e responsabilidade social. A segunda parte da publicação trata do planejamento financeiro, com dicas para elaboração de orçamento, cronograma e possibilidades para investir nas ações.
Compromisso Passaporte Verde
O guia também incentiva o engajamento do trade de turismo no Compromisso Passaporte Verde. Trata-se de uma ação voluntária de estabelecimentos, que ao se engajar na campanha se comprometem com práticas responsáveis de produção e serviços. Por meio de uma autoavaliação, disponível online, é possível conhecer o nível de sustentabilidade do negócio e firmar compromissos para seu aprimoramento.
Ao aderir ao Compromisso Passaporte Verde, o estabelecimento também obtém um novo canal de promoção do seu negócio, já que ele passa a fazer parte da lista de locais engajados na campanha e disponíveis para consultas dos consumidores via portal, aplicativo móvel e canais de mídias sociais da iniciativa. No ambiente online, o empresário também terá acesso a material de apoio para orientar o cumprimento das metas estabelecidas e garantir um melhor posicionamento do negócio junto ao público.
Ação global do PNUMA, a edição 2014 do Passaporte Verde conta com apoio, no Brasil, dos ministérios do Meio Ambiente, do Turismo, do Esporte e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Os workshops Jornadas da Sustentabilidade, parte integrante da campanha, foram realizados com patrocínio do Itaú Unibanco e apoio da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo).
Saiba mais sobre o Passaporte Verde
Fonte: ONU no Brasil
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