Foto de Bira Marques |
04/09/2014 - No terceiro dia do projeto “Prefeitura Móvel” na Ilha da Conceição, a Prefeitura de Niterói reinaugurou na manhã desta quinta-feira (4.9) a Biblioteca Popular Municipal Silvestre Mônaco.
A biblioteca passou por obras de reforma e ampliação durante sete meses. Ela conta com um acervo variado de cerca de 10 mil volumes, além de computadores para consulta e pesquisa. O piso e todo o mobiliário foram trocados, novos ar condicionados foram instalados e a biblioteca ganhou uma entrada exclusiva.
O funcionamento da biblioteca é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Estará aberta para todo o público, que precisa fazer um cadastro antes levando carteira de identidade e comprovante de residência.
O prefeito destacou a importância do investimento para a região.
“O livro e a leitura ampliam nossos horizontes e repertório para interpretar e pensar o mundo. Inaugurar uma biblioteca na Ilha da Conceição, um bairro com uma comunidade trabalhadora, tem um significado muito grande, é motivo de muita alegria. Investimentos como esse cria novas oportunidades para educação, cultura e leitura na cidade”, afirmou.
A Biblioteca da Ilha da Conceição integra o programa de Bibliotecas Populares Municipais da Prefeitura, que conta com sete unidades. Segundo a coordenadora-geral do programa, Margareth Martins, o acervo conta com obras de vários temas, desde a literatura infantil, infanto-juvenil, livros técnicos, didáticos, entre outros.
A unidade homenageia Silvestre Mônaco (1906-1973), um grande incentivador de leitura na cidade. Nascido na Itália, veio para o Brasil muito jovem e criou um dos primeiros sebos de Niterói. Silvestre é pai de Carlos Mônaco, um dos principais livreiros do município e grande referência da cultura niteroiense.
“Essa reinauguração é fato marcante na vida de toda família Mônaco. Estamos orgulhosos e felizes em terem escolhido a Ilha da Conceição como sede da biblioteca porque o bairro marcou muito a nossa juventude”, disse Carlos.
Atendimento ao público
Após a reinauguração da biblioteca, o prefeito atendeu moradores na sede do Prefeitura Móvel, no CSU da Ilha da Conceição.
O marinheiro nacional de máquinas, Amaro Souza Carvalho Mota, de 51 anos, pediu a retirada de postes das calçadas e elogiou a iniciativa de realizar o "Prefeitura Móvel" no bairro.
"Está sendo ótimo. Temos a oportunidade de falar com o prefeito", disse.
Sobre essa demanda, a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos informou que vai realizar no dia 19 deste mês a realocação de três postes na rua Mario Neves, colocados no meio da calçada. Além disso, será substituído um poste tombado no início da via.
O segurança Telmo Soares Agra, de 63 anos, solicitou ajuda do prefeito para resolver o problema da calçada da Travessa Albino Soares e disse ser uma oportunidade única conversar com ele sobre o bairro.
O chefe do Executivo municipal também visitou a casa da moradora Laurinda Fernandes, de 93 anos, uma das mais antigas da Ilha da Conceição que foi a primeira pessoa a ser atendida pelo prefeito durante o "Prefeitura Móvel".
Fonte: Prefeitura de Niterói
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.