Fotos da Professora Hileni Maia. |
19/09/2014 -A Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e da Fundação Municipal de Educação (FME), reabriu na manhã desta sexta (19.09) a Biblioteca Popular Municipal Aguinaldo Pereira de Macedo, na comunidade da Vila Ipiranga, no Fonseca, zona norte da cidade.
O nome da biblioteca é uma homenagem a um niteroiense que pautou sua vida pelo incentivo à educação e à cultura, sendo também um dos principais incentivadores do Concurso de Poesias realizado pela Fundação Municipal de Educação de Niterói.
Após oito meses fechada para obras de reforma e ampliação, a unidade foi reinaugurada em cerimônia onde estiveram presentes o vice-prefeito Axel Grael, a secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, o presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes, o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Bira Marques, a secretária de Urbanismo e Mobilidade Urbana, Verena Andreatta, a filha do patrono e professora da rede municipal, Nadia Enne, além de outras autoridades e moradores da região.
A biblioteca conta com aproximadamente 10 mil livros de diversas áreas e é dividida em três ambientes climatizados: o principal, onde localizam-se a maior parte do acervo, a coordenação da unidade, computadores para consulta do catálogo digital e pesquisas na internet; um espaço dedicado ao público infantil com livros e móveis adaptados para os pequenos; e um terceiro espaço que funciona como uma sala de estudos. Para se cadastrar na biblioteca, basta apresentar documento de identidade e comprovante de residência.
O vice-prefeito Axel Grael afirmou que a Vila Ipiranga vem recebendo investimentos expressivos da Prefeitura, como as obras do PAC da Urbanização, além de equipamentos sociais e educacionais.
"Bibliotecas sempre têm que ser celebradas. Equipamentos como esses, além dos Telecentros, são importantes para garantir o acesso à informação", disse.
A secretária Flávia Monteiro de Barros destacou a importância da disseminação da leitura na cidade.
"A reforma e reativação de bibliotecas é muito importante. É fundamental que as crianças leiam, que a comunidade tenha acesso a livros, jornais e revistas. Sem incentivo à cultura, não vamos a lugar nenhum", opinou.
O presidente da FME, José Henrique Antunes, destacou a prioridade do governo para a área educacional.
"A retomada das bibliotecas com reforma, ampliação e novos equipamentos mostra o compromisso do governo com a Educação", enfatizou.
Ainda este ano estão previstas as reinaugurações de mais dois equipamentos voltados para a leitura: a Biblioteca Popular Municipal Monteiro Lobato, no início do próximo mês, localizada no Parque Palmir Silva, Barreto, e em novembro será a vez da Anísio Teixeira, que foi cedida pelo Estado para o município e localiza-se no Campo de São Bento, em Icaraí.
SERVIÇO: A Biblioteca Popular Municipal Aguinaldo Pereira de Macedo fica na Rua Tenente Osório, nº 73, Fonseca, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Fonte: Prefeitura de Niterói
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.