sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Turista de negócios gasta quatro vezes mais que o de lazer




Os turistas de Negócios e Eventos gastam, em média, US$ 304 por dia no Brasil, segundo a “Pesquisa de Impacto Econômico dos Eventos Internacionais Realizados no Brasil”, feita pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) para a Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo).

O valor é quatro vezes maior que as despesas dos estrangeiros que visitam o País em viagens de Lazer, que têm um gasto diário de US$ 73,77. “Com uma permanência média de sete noites no País, a maioria dos entrevistados informou que pretende retornar ao Brasil em, no máximo, dois anos. Para 74% dos entrevistados, a imagem do País é positiva e 92% elogiaram a receptividade do povo brasileiro”, destacou o presidente substituto da Embratur, Walter Ferreira.

A pesquisa foi realizada em 16 eventos internacionais nas cinco regiões do Brasil, entre os meses de março e agosto deste ano, e ouviu 1.659 participantes. O estudo mostra que as cidades mais visitadas por turistas estrangeiros de Negócios e Eventos são: Rio de Janeiro (33,2%), São Paulo (16,7%), Foz do Iguaçu (6%), Manaus (6%), Belém (4,5%) e  Salvador (4,4%).

Dos entrevistados, 67,6% estiveram no Brasil pela primeira vez e 60% dos que já visitaram o País estiveram aqui por motivo de Negócios e Eventos. As cidades mais visitadas na viagem anterior foram Rio de Janeiro (27%), São Paulo (22,1%), Florianópolis (4,9%), Salvador (4,6%) e Foz do Iguaçu (3,6%). “Vale ressaltar que 87,7% dos turistas visitaram a cidade de realização do evento pela primeira vez”, disse Ferreira

Perguntados sobre a cidade-sede do evento, 74% dos entrevistados disseram que a imagem é positiva. Entre os que planejam ficar na cidade do evento, a permanência média é de 3 dias. Sobre a receptividade dos atendentes locais e das pessoas, 92% avaliaram como boa ou regular.

A organização da viagem também foi tema do estudo, que mostrou que para 64,6% dos entrevistados, o fato do evento ter sido realizado no Brasil influenciou positivamente a decisão de participar. A maior parte dos entrevistados (52%) tem a viagem organizada por eles mesmos. Ao todo, 45% dos participantes buscaram a organização do evento no Brasil para colher informações sobre serviços e produtos turísticos, enquanto 20% procuraram a internet.

“Os participantes com nível superior correspondem a 97,3% do total, e 39% têm renda acima de US$ 4 mil, ou seja, um público formador de opinião, com alto poder aquisitivo e capaz de levar ao seu país boas informações sobre o Brasil e que terá condições de retornar para conhecer outros destinos turísticos com seus familiares”, comentou Walter Ferreira.

Ainda de acordo com ele, os resultados mostram a importância que o segmento tem para o turismo e como ele deve ser priorizado nas políticas de promoção turística do Brasil no mercado internacional.

Para ele, os grandes eventos esportivos realizados confirmam de vez a vocação do País como um grande realizador de eventos estrangeiros. “Em dez anos, os congressos e convenções de negócios realizados no Brasil registraram um aumento de 408%. Conforme os dados divulgados em maio pela ICCA (Internacional Congress and Convention Association), entre 2003 e 2013, o total de eventos passou de 62 para 315. No mesmo período, o número de cidades que sediaram esse tipo de evento subiu 145%, passando de 22 para 54. O ranking divulgado mostra que o Brasil permaneceu entre os dez países que mais recebem congressos e convenções associativas, liderado pelos Estados Unidos”, finalizou.

Dados consolidados da pesquisa:

Pesquisa de Impacto Econômico dos Eventos Internacionais Realizados no Brasil
Embratur e FGV (Fundação Getúlio Vargas)
- 16 eventos nas 5 regiões do País, com 1.659 entrevistados.

Informações sobre a viagem

- 67,6% primeira vez que visita o Brasil;
- 59,8% dos que já visitaram o Brasil estiveram por País por motivo de Negócios e Eventos;
- As cidades mais visitadas na viagem anterior foram: Rio de Janeiro (27%), São Paulo (22,1%), Florianópolis (4,9%), Salvador (4,6%) e Foz do Iguaçu (3,6%);
- 87,7% visitaram a cidade de realização do evento pela primeira vez;
- 60,9% utilizaram o taxi como meio de transporte do aeroporto para o meio de hospedagem;
- 88,2% hospedaram-se em hotel;
- 51,2% acharam o custo da hospedagem regular e 33,7%, alto;
- 54% visitaram o País sozinho.

Avaliação sobre a cidade sede do evento

- Para 73,9% dos entrevistados a imagem é positiva;
- Tempo de permanência médio no período total da viagem no Brasil: 7 pernoites;
- Os que pretendem permanecer mais dias em outras cidades no Brasil ficam em média 5 pernoites a mais;
- Os que pretendem permanecer mais dias na cidade sede do evento ficam em média 3 pernoites a mais;
- As cidades mais visitadas são: Rio de Janeiro (33,2%), São Paulo (16,7%), Foz do Iguaçu (6%), Manaus (6%), Belém (4,5%), Salvador (4,4%);
- A grande maioria dos entrevistados pretende retornar ao Brasil: 92%;
- 38,2% pretendem retornar em até 2 anos;
- 92% avaliaram a receptividade dos atendentes locais e das pessoas como muito boa ou regular.

Organização da viagem

- Para 64,6% dos entrevistados, o fato do evento ter sido realizado no Brasil influenciou positivamente a decisão de participar do evento;
- A maior parte dos entrevistados tem a viagem organizada por eles mesmos: 52%;
- 44,9% dos participantes buscaram a organização do evento no Brasil para colher informações sobre serviços/produtos turísticos, enquanto 20% buscaram a internet;
- Onde buscou informações sobre o Brasil? 61,6% responderam que foram sites de destinos, 22,1% guias de viagem e 19,8% o Trip Advisor.

Perfil dos turistas

- 20,5% América do Norte;
- 15,7% América do Sul;
- 19,4% América Latina;
- 58% homens;
- 42% mulheres;
- 57,4% casados;
- 36,2% solteiros;
- 25 e 44 anos correspondem a 55%;
- 97,3% têm nível superior;
- 39 % têm renda acima de US$ 4.000;
- Gastos de Viagem: US$ 304,57 USD, 316% a mais que a média de gastos de um turista a lazer (US$ 73,77);
- US$ 2.122,86 - Gasto médio no total da viagem, por pessoa, considerando a permanência média de 7 pernoites no Brasil;
- Valor estimado de gasto realizado por esse total de visitantes internacionais nos 16 eventos, com 3.913 participantes: US$ 8.306.751,18.


Fonte: O Fluminense






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