domingo, 2 de fevereiro de 2020

ÁGUAS ESCONDIDAS: área que deu origem à cidade de Niterói e foi um dos primeiros mananciais da cidade vai virar parque




O jornal O Fluminense de hoje (Domingo, 02-02-2020) publicou uma boa matéria sobre a criação pela Prefeitura de Niterói do Parque Natural Municipal Águas Escondidas, abrangendo 62 hectares, e que será a maior área protegida na região central da cidade. O nome vem da expressão indígena que deu origem à cidade de Niterói, que significa Águas Escondidas. A aldeia de Arariboia situava-se na região do novo parque.

A iniciativa da criação do novo parque teve início numa visita que fizemos à área, em junho de 2015, a convite do padre João Cláudio e fiéis da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, quando conhecemos a área e toda o seu potencial ambiental e cultural, uma vez, que abriga remanescentes da maior relevância para a história de Niterói.


Visita à área do aqueduto da Chácara do Vintém, acompanhado pelo padre João Cláudio, em 02 de junho de 2015.

História de Niterói e o suprimento de água para a população

Como já publicamos aqui no Blog anteriormente, a cidade de Niterói nunca contou com fartos mananciais para abastecê-la e, por muito tempo, este foi um dos maiores obstáculo para o seu desenvolvimento urbano.

Segundo os professores Eloisa Souto e César Ornelas, do curso de Licenciatura em História do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro - UNILASALLE, os primeiros passos para a solução do abastecimento público de água da cidade surgiu em 1835, por iniciativa do presidente da Província do Rio de Janeiro, Joaquim José Rodrigues Torres, o Visconde de Itaboraí, que investiu na prospecção e canalização de águas.

Os mananciais mais promissores estavam nas serranias compostas pelos morros atualmente denominados de São Lourenço, Boa Vista, Juca Branco e Serrão, que ainda apresentam nascentes bem ativas. O governo provincial construiu um aqueduto do Morro de São Lourenço para a adução de águas para o abastecimento de um chafariz no Largo Municipal, atual Praça D. Pedro II ou Jardim de São João, no Centro de Niterói.

Foram construídos um aqueduto, caixas de depuração e canalizações, tendo o sistema sido inaugurado em 1837.

A disponibilidade de água não foi suficiente, e as autoridades e engenheiros passaram a buscar outros alternativas para completar a oferta de água. Em 1838, o presidente da Província, Paulino José Soares de Sousa, futuro Visconde de Uruguai, desapropriou a Chácara do Vintém, cujos direitos sobre a água do proprietário, conselheiro José Caetano de Andrade Pinto (major da Guarda Nacional e Conselheiro do Império), haviam sido avaliados em 6:000$000 (seis contos de réis). Com a desapropriação da Chácara do Vintém a infraestrutura de abastecimento foi reforçada.

A medida que as obras avançavam, crescia também a população da cidade e o problema de demanda por abastecimento de água persistia. Em 1860, a cidade passou a captar água em mananciais mais distantes, no Rio da Vicência, localidade hoje chamada de Baldeador e ainda conhecida popularmente como Caixa D´Agua, no Fonseca. No final do século XIX, a Província extendeu a sua busca por água para o Rio Macacu, que originou o sistema Imunana-Laranjal, de onde provém atualmente as águas que abastecem Niterói e outros municípios do Leste da Baía de Guanabara.

Criação do Parque

A Prefeitura Municipal de Niterói, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS) e da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG e da EMUSA está dando prosseguimento ao trabalho de recategorização e de implantação do Parque Natural Municipal Água Escondida (PNM Água Escondida), além do provimento da infraestrutura inicial para a proteção e a permissão da visita ao público a esta área que é um verdadeiro tesouro histórico de Niterói.

Um passo fundamental para a criação do parque foi a realização da Consulta Pública realizada em fevereiro de 2019, para a apresentação dos Estudo técnico para criação do Parque Natural Municipal da Água Escondida (Recategorização da Área de Proteção Ambiental da Água Escondida), desenvolvido pela SMARHS.

A criação do PNM Água Escondida é mais uma iniciativa do Programa Niterói Mais Verde, que desde a sua criação pelo prefeito Rodrigo Neves através do Decreto 11.744/2014, elevou a parcela protegida da cidade a mais de 50% do território municipal, fato muito relevante para uma cidade num contexto metropolitano, como é o caso de Niterói.

O novo parque inclui as áreas do Morro da Boa Vista, a Chácara do Vintém, as áreas de reflorestamento mantidas pela Prefeitura e outras áreas já previamente consideradas com prioridade para conservação pela legislação ambiental ou legislação municipal específica.

Passos importantes

Para a criação e estruturação do Parque Natural Municipal Águas Escondidas, a Prefeitura tomou os seguintes passos recentes:

- LEI: o prefeito Rodrigo Neves, tão logo abra o ano legislativo, encaminhará mensagem para a Câmara Municipal com o projeto de lei para a criação do Parque Natural Municipal Águas Escondidas
- TRILHA E MIRANTE: a Emusa licitou e dará início à obra de implantação de uma trilha ligando o Bairro de Fátima até o mirante a ser implantado no Morro da Boa Vista, parte integrante do novo Parque.
- VISITAÇÃO: por solicitação da Prefeitura, a área histórica da Chácara do Vintém foi cedida pelo Estado a Niterói. As instalações serão preparadas pela Prefeitura para ser aberto à visitação pública.
- HISTÓRIA: o valioso patrimônio histórico composto pela captação de água na Chácara do Vintém (aqueduto, reservatório e a antiga fonte de abastecimento público) será protegido pelo pelo Parque Águas Escondidas.- RESTAURAÇÃO AMBIENTAL: a Prefeitura já vem promovendo a maior iniciativa de reflorestamento da cidade no Morro da Boa Vista, ações lideradas pela CLIN, SMARHS e, mais recentemente, pela UFF.

Cidade Verde

Mesmo antes da criação do PNM Água Escondida, Niterói já contava com 123,2 m² de área verde/habitante, uma proporção muito elevada, principalmente considerando-se que Niterói encontra-se inserida num contexto metropolitano.

Os avanços de Niterói na agenda verde têm sido reconhecidos, tanto nacional como internacionalmente, a ponto da FAO ter incluído a experiência niteroiense como uma das melhores do mundo no livro "Forests and Sustainable Cities: inspiring stories from around the world". Niterói e Lima são foram as únicas cidades latino-americanas citadas na publicação.

Mais um passo importante para que Niterói avance para uma referência de sustentabilidade urbana.

Axel Grael
Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG
Prefeitura de Niterói



----------------------------------------------



Parque Natural Municipal Águas Escondidas será a maior área protegida da parte central da cidade

Prefeito Rodrigo Neves enviará mensagem para Câmara de Vereadores para a criação do Parque, que terá mais de 62 hectares, com trilha, mirante e preservação de ruínas históricas

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, enviará mensagem para a Câmara de Vereadores, logo após o retorno dos trabalhos no Legislativo, para a criação de mais uma área protegida na cidade: o Parque Natural Municipal Águas Escondidas. Com mais de 62 hectares, o Parque Águas Escondidas será a maior área protegida da parte central da cidade. A região abrange partes dos bairros de São Lourenço, Cubango, Fonseca, Fátima e Pé Pequeno.

Na área do Parque está a antiga Chácara do Vintém, implantada em 1837, formada por um aqueduto, caixas de depuração e canalizações. A criação do Parque prevê a reforma dessas históricas ruínas, proteção das nascentes e reflorestamento no Morro Boa Vista.

A Emusa licitou e dará início à obra de implantação de uma trilha ligando o Bairro de Fátima até o mirante a ser implantado no Morro da Boa Vista, parte integrante do Parque. O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), Axel Grael, enfatiza que o Parque associa turismo, reflorestamento, proteção de nascentes, tem todo um conteúdo histórico da origem e da evolução da cidade de Niterói e, acima de tudo, um componente educativo que vai ser muito importante.

“A Prefeitura de Niterói já vem promovendo a maior iniciativa de reflorestamento da cidade no Morro da Boa Vista, que é parte do novo parque, com ações lideradas pela Clin, pela Secretaria Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS) e, mais recentemente, pela UFF. O patrimônio histórico composto pela captação de água na Chácara do Vintém, o aqueduto, o reservatório e a antiga fonte de abastecimento público, tudo será protegido”, explica Axel Grael.

O secretário conta, ainda, que o Águas Escondidas terá uma integração com o Parque das Águas, que também fica na área central da cidade, e foi revitalizado pela atual gestão. Grael lembra que o nome do parque, Águas Escondidas, vem da expressão indígena que deu origem à cidade de Niterói, e que aquela região era aldeia de Arariboia, por ser um lugar considerado seguro e estratégico e com vista para a Baía de Guanabara.

“Niterói teve seu desenvolvimento durante muito tempo associado à oferta de água e essa é a história que a gente quer contar, tanto no Parque das Águas como no Águas Escondidas. Quando fizemos a revitalização do Parque das Águas, o projeto foi desenvolvido de forma com que as pessoas pudessem ver o reservatório. O mesmo acontecerá com o Águas Escondidas. Serão dois parques, duas áreas protegidas, que vão contar essa história da água em Niterói”, revela Grael.

Para criação do Parque Águas Escondidas, a SMARHS desenvolveu um estudo técnico sobre o assunto, que foi apresentado ao Conselho Municipal de Meio Ambiente de Niterói (COMAN). Esse é um projeto que faz parte do programa Niterói Mais Verde, que vem buscando enquadrar áreas verdes da cidade na legislação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Atualmente, Niterói tem 56% do seu território composto por Unidades de Conservação e áreas ambientalmente protegidas por conta do Programa implantado pela Prefeitura em 2014.

“Nos Estados Unidos, por exemplo, os parques representam 3% do PIB. No Brasil, essa questão ainda não foi completamente despertada, com a real importância dos parques para a economia do país. Normalmente, os parques são criados e não têm orçamento, não tem equipe. Queremos mostrar que assim como fizemos com o Parnit, o Águas Escondidas já vai nascer com uma obra de implantação de uma trilha. Além disso, a área histórica da Chácara do Vintém foi cedida pelo Estado à Niterói, e será preparada pela Prefeitura para ser aberta à visitação pública”, diz o secretário.

Grael conta que a implantação da trilha foi uma reivindicação do padre João Cláudio Nascimento e dos fiéis da Igreja Nossa Senhora de Fátima, que fica no bairro de mesmo nome, em uma área bem próxima a do Parque.

“O padre João Cláudio tem pós-graduação em História e foi ele que me levou lá para pedir a trilha. Ele sobe o Morro da Boa Vista sempre para acompanhar o reflorestamento e, também, sempre se preocupa em me avisar prontamente quando surge um foco de incêndio”, afirma. “O Morro Boa Vista faz jus ao nome, é um local muito bonito. Essa trilha faz parte da revitalização de toda a infraestrutura da Chácara do Vintém. Será uma obra muito interessante, com pontos de captação de água, um aqueduto que leva para um reservatório de água histórico e que foi usado muito tempo como forma de abastecimento de água da cidade. Tenho certeza que os moradores e visitantes da cidade ganharão mais um excelente espaço para desfrutar das belezas naturais que temos aqui”, acrescenta.

Fonte: O Fluminense



---------------------------------------------



LEIA TAMBÉM:

Prefeitura de Niterói vai criar novo Parque Natural Municipal 
CHÁCARA DO VINTÉM: uma relíquia da história do abastecimento de água em Niterói
PARQUES E ÁREAS VERDES: Niterói possui um dos maiores índices de áreas verdes/habitante

MORRO DA BOA VISTA (será incluído no Parque Natural Municipal da Chácara do Vintém)

Visita às áreas de reflorestamento pela Prefeitura de Niterói no Morro da Boa Vista

PARQUE DAS ÁGUAS

PROTEÇÃO ÀS ÁREAS VERDES E SÍTIOS HISTÓRICOS DE NITERÓI - Parque das Águas, em Niterói, será reaberto no ano que vem com restaurante e shows de música 

REFLORESTAMENTO DO MORRO DA BOA VISTA

ESTIAGEM: Vistoria às áreas de reflorestamento no Morro da Boa Vista
REFLORESTAMENTO: Replantio muda paisagem do Morro Boa Vista
INCÊNDIO PREJUDICA REFLORESTAMENTO NO MORRO DA BOA VISTA
REFLORESTAMENTO: Restauração da vegetação do Morro da Boa Vista continua avançando
Visita às áreas de reflorestamento pela Prefeitura de Niterói no Morro da Boa Vista
INCÊNDIO PREJUDICA REFLORESTAMENTO NO MORRO DA BOA VISTA
REFLORESTAMENTO: Replantio muda paisagem do Morro Boa Vista
PROJETO ÁGUA VIDA: NITERÓI RECEBE DOAÇÃO DE MUDAS
NITERÓI MAIS VERDE: Morro da Boa Vista conclui etapa do reflorestamento
Clin recebe treinamento e equipamentos para atuar contra queimadas em áreas de reflorestamento
NITERÓI MAIS VERDE: Morro da Boa Vista conclui etapa do reflorestamento

REFLORESTAMENTO EM NITERÓI

NITERÓI MAIS VERDE: Visita à área de reflorestamento do Morro do Peixe Galo, em Jurujuba
NITERÓI MAIS VERDE: FAO lança publicação que inclui Niterói como um exemplo de política para florestas urbanas No dia das florestas, ONU celebra criação e proteção de áreas verdes em Niterói
NITERÓI INTENSIFICA REFLORESTAMENTO: Horto do Fonseca já tem nove mil mudas semeadas
NITERÓI MAIS VERDE: Iniciativas de Niterói para a proteção e recuperação de áreas verdes ganham destaque
Charitas e Jurujuba, em Niterói, receberão plantio de 12 mil mudas
NITERÓI MAIS VERDE: Engenheiro florestal coordena produção de mudas para recuperação de área degradadas em Niterói
NITERÓI MAIS VERDE - Viveiro da Clin produz mudas para os projetos de arborização e recuperação ambiental em Niterói
REFLORESTAMENTO: Prefeitura de Niterói e Ecoponte assinam convênio para produção de mudas

NITERÓI ECOSOCIAL

ECOSOCIAL: Prefeitura prepara projeto que levará reflorestamento para comunidades de Niterói
NITERÓI ECOSOCIAL: Prefeitura contratará 400 jovens em comunidades para atuar em reflorestamento de encostas
ECOSOCIAL: Em Niterói, jovens de comunidades receberão R$ 500 para cuidar do meio ambiente

FLORESTAS E PARQUES EM NITERÓI

Niterói Sustentável: cidade tem 123,2 metros quadrados de áreas verdes protegidas para cada niteroiense
Prefeitura de Niterói dá início à realização do Plano Municipal de Mata Atlântica
POLÍTICA DE ÁREAS VERDES DE NITERÓI É APRESENTADA EM EVENTO INTERNACIONAL NO PERU
PARQUES E ÁREAS VERDES: Niterói possui um dos maiores índices de áreas verdes/habitante
Parque das Águas perto da conclusão
PARQUES E CLIMA NO PLANEJAMENTO URBANO DE NITERÓI
SUSTENTABILIDADE: Niterói sobe no ranking verde
PRO-SUSTENTÁVEL: Parque Orla de Piratininga mais perto de sair do papel
PARNIT: com os avanços na implantação de trilhas ecológicas, Niterói é convidada a integrar iniciativa nacional do ICMBio
NITERÓI MAIS VERDE - Visita ao Morro do Castro, no Barreto, para planejar a implantação de áreas protegidas na Zona Norte da cidade

FLORESTAS E ILHAS DE CALOR URBANO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.