domingo, 2 de fevereiro de 2020

RENATURALIZAÇÃO DO RIO JACARÉ: obras de infraestrutura urbana na comunidade do Vale Verde tem início







Neste sábado, tivemos mais um importante passo para a implantação do Projeto de Renaturalização do Rio Jacaré, ação que integra o Programa Região Oceânica Sustentável - PRO SUSTENTÁVEL, desenvolvido pela Prefeitura de Niterói, através da SEPLAG, e financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina - CAF.

Em evento realizado na comunidade do Vale Verde/Pé Preto, demos a Ordem de Início a dois contratos importantes: a empresa responsável pelas obras de saneamento, urbanização e contenção de encostas na comunidade e a que executará o Trabalho Técnico Social.

No caso do Trabalho Técnico Social, o escopo do trabalho da empresa é de busca ativa da participação da comunidade e captação da percepção da população com relação aos resultados do projetos, de forma que a equipe dedicada ao projeto faça a intermediação entre o projetos e as famílias beneficiadas de forma a garantir o melhor resultado possível.

Na presença de lideranças comunitárias e da equipe técnica do PRO Sustentável, assinamos o contrato com as empresas vencedoras dos processos licitatórios e apresentamos as suas equipes à comunidade local.


A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas



Desde o início da implantação do PRO Sustentável, em 2017, temos mantido uma agenda de diálogo com as comunidades, com a academias e, no caso do Rio Jacaré, até mesmo fizemos uma parceria com a UFF e convidamos especialistas internacionais para nos ajudar na concepção deste projeto, que é pioneiro e considerado a primeira experiência de renaturalização de um rio urbano no país.

Desde o início, temos esclarecido que a nossa visão de renaturalização não aborda apenas a restauração do ecossistema do rio mas, principalmente, a melhoria da qualidade de vida e da infraestrutura das comunidades na bacia hidrográfica do Jacaré.

Por isso, o projeto tem ampla abrangência, como bem mostra o mapa na abertura da presente postagem. Além das ações de restauração do ecossistema do rio, serão feitos investimentos em melhorias da infraestrutura nas comunidades do Vale Verde, Cabrito, Coqueiro e Boa Esperança, será implantado o módulo do Médico de Família (prédio com arquitetura sustentável) e o Centro de Referência de Sustentabilidade Urbana - CERSU, que será implantado em parceria com a UFF.

Também, encontram-se em execução as obras de pavimentação da Estrada Frei Orlando e implantação de soluções alternativas de saneamento em algumas localidades. Na gestão do prefeito Rodrigo Neves, já foram investidos recursos nas unidades de educação que atendem à comunidade.

Com as melhorias que estão sendo implantadas, o bairro do Jacaré será uma referência em soluções de sustentabilidade urbana com inclusão social, para influenciar intervenções em outras comunidades de Niterói e, até mesmo de outras cidades do país.

Vamos em frente!

Axel Grael
Coordenador Geral
Programa Região Oceânica Sustentável - PRO Sustentável

Secretário
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG
Prefeitura de Niterói





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.