domingo, 22 de setembro de 2019

ENCONTRO DE GESTORES: SEPLAG apresentou resultados da gestão do prefeito Rodrigo Neves









Na sexta-feira, 20 de setembro, a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG organizou o 13° Encontro de Gestores da Prefeitura de Niterói. O evento foi liderado pelo prefeito Rodrigo Neves e reuniu os secretários, subsecretários e dirigentes da administração indireta do município.

Na pauta, avaliar o cumprimento das metas estabelecidas pelo prefeito para cada órgão da Prefeitura e garantir a devida articulação entre as diversas pastas no desenvolvimento dos projetos e no atendimento das demandas da população. Estamos no mês de setembro e, conforme apuramos, já temos mais de 65% do cumprimento das metas para 2019.

Na abertura do encontro, a pedido do prefeito, apresentei avaliações da execução orçamentária e o planejamento para o Orçamento para 2020.

No momento em que vemos o país passando por uma dura realidade de crise econômica e elevado índice de desemprego, os dados que apresentamos mostram uma Prefeitura de Niterói aumentando a cada ano a sua capacidade de investimento e já é uma das cidades brasileiras que mais investe em infraestrutura. Outra prioridade de Niterói é a gestão, o aprimoramento dos serviços e o atendimento das necessidades da população.

Veja, a seguir, alguns dados que apresentei na reunião e que mostram esta realidade:

GESTÃO

Orçamento crescente, mesmo em situação de crise, com outras cidades, estado do RJ e o país em crise financeira.

Nos primeiros anos da gestão do prefeito Rodrigo Neves, com o país e o Estado do Rio de Janeiro em crise política e econômica, conseguimos manter o orçamento municipal em crescimento, enquanto outras cidades, o estado e o país encolhiam os seus recursos. Isso ocorreu graças às medidas de gestão e austeridade com os gastos públicos e a bem-sucedida estratégia de captação de recursos para investimento, como as captações que permitiram a construção da TransOceânica (PAC da Mobilidade), o Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Niterói - PRODUIS (financiado pelo BID) e o Programa Região Oceânica Sustentável - PRO Sustentável (financiado pela CAF).
A partir de 2017, contamos com um maior aporte de recursos provenientes dos Royalties do Petróleo. Mesmo antes dos recursos do petróleo, Niterói já despontava como uma das cidades com a maior carteira de investimentos no país e já vínhamos colecionando ótimos resultados na gestão, como demonstram as diversas boas avaliações em rankings nacionais e prêmios conquistados pela Prefeitura.


EDUCAÇÃO:


A gestão do prefeito Rodrigo Neves foi a que mais construiu escolas e foi reconhecida como a que mais investe em educação no país. Desde 2013, mais 23 escolas já foram entregues e o planejamento do governo inclui a entrega de novas escolas e a climatização de todas as unidades até o final da gestão, em 2020.


SAÚDE:



Além dos investimentos em obras como a entrega do novo Hospital Getulinho e a reforma do Mário Monteiro e outras unidades de saúde, cabe destaque a expansão do atendimento básico, levando o Médico de Família a todo o público-alvo do programa.

Até o fim da gestão, serão entregues mais obras e serviços serão aprimorados, como, por exemplo, a implantação do Programa Remédio em Casa, que deverá ser implantado ainda em 2019.

Os investimentos em Saúde têm sido reconhecidos. Nos últimos dias, a instituição Urban Systems divulgou o novo ranking "Connected Smart Cities", com cerca de 70 indicadores que avaliam serviços e uso de tecnologias inteligentes nas cidades. Niterói aparece em primeiro lugar no estado e 12° lugar no Brasil como Cidade Inteligente. Mas, um dos critérios é analisar a performance da cidade na área de Saúde, e nesse quesito, Niterói aparece em 6° lugar no país.

SEGURANÇA:




Apesar de Segurança Pública ser uma ação prioritariamente das esferas estaduais e federal, o prefeito Rodrigo Neves teve a atitude corajosa de trazer para o município o protagonismo necessário para controlar o grave problema da violência e da criminalidade que assola a Região Metropolitana do Rio e o país.

O gráfico acima mostra o quanto a cidade está dando atenção ao tema, com um crescimento de recursos orçamentários destinados à segurança com um aumento médio anual das despesas de 2014 a 2020 de 41,1%. O incremento da verba para 2020 será de 50,7%.

Esses recursos são aplicados na Guarda Municipal, no programa Niterói Presente, no pagamento do PROEIS e RAS, no Centro Integrado de Segurança Pública - CISP, nos projetos do Pacto Niterói Contra a Violência e na implantação de recursos tecnológicos como o Cercamento Eletrônico e outros.

Os resultados estão surgindo. Os índices de criminalidade em Niterói estão caindo em Niterói há oito meses sucessivamente e já estão dentre os melhores da Região Metropolitana e muito melhores do que cidades vizinhas, inclusive o Rio de Janeiro. Como exemplo, podemos citar a expansão do programa Niterói Presente para os bairros de São Francisco, Charitas e Jurujuba, que zerou alguns índices de criminalidade, como roubos de rua e de carros.


------------------------------------


O Encontro de Gestores reafirmou a confiança de todos com as perspectivas que temos pela frente, com uma carteira de projetos até 2020 que garantirão que a atual administração municipal conclua o seu trabalho como a mais exitosa gestão que a cidade já teve.

Vamos em frente!!!!

Axel Grael
Secretário
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG




---------------------------------------------------------



Das 184 metas do ano, Prefeitura já cumpriu 64%

20/09/2019 - A Prefeitura de Niterói realizou, nesta sexta-feira (20), o 13º Encontro de Gestores, em um hotel na Zona Sul da cidade. Na reunião, que contou com a participação do prefeito Rodrigo Neves e de todo o secretariado municipal, foi apresentado o andamento das 184 metas da gestão. Cada secretário e presidente de autarquia fez um balanço das ações da pasta e explicou quais etapas já foram cumpridas, as que estão em andamento e qual o status de cada uma delas. No total, 63,11% dos objetivos já foram realizados.

“Essa foi uma reunião extremamente produtiva e rica de informações. Espero que as observações tenham clareado os próximos passos da nossa gestão”, destacou o prefeito Rodrigo Neves. “Temos, atualmente, mais de 60% de metas cumpridas – o que é extraordinário nesse momento do ano. Temos três meses e meio para atingir 85% ou 90% dos objetivos alcançados. Nos próximos meses, teremos muitas entregas e iniciativas de peso. É uma gestão muito eficiente que só é possível com a dedicação, disciplina e seriedade de todos os secretários e presidentes de autarquias. Ano que vem, teremos um investimento ainda maior na cidade. De acordo com a previsão de orçamento, vamos ultrapassar os sete anos anteriores. Continuamos com o trabalho sério para tornar a nossa cidade o melhor lugar para viver e ser feliz”.

Entre as metas apresentadas estão os projetos de ampliação da Avenida Marquês do Paraná, revitalização da Praça Arariboia e da orla de Niterói. Na área de Segurança, o destaque foi para os bons resultados nas políticas de apoio às ações do Governo do Estado, como a expansão do Programa Niterói Presente e a manutenção do Proeis, que garantiram a redução dos índices de criminalidade na cidade pelo oitavo mês consecutivo.

A reunião trimestral entre o chefe do Executivo e todo o secretariado é uma das ferramentas utilizadas pela administração para modernizar a gestão da cidade e planejar o crescimento sustentável de Niterói.

Fonte: Prefeitura de Niterói









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.