sábado, 7 de setembro de 2019

ANOTAÇÕES DA VISITA A DORTMUND, ALEMANHA





Estou na Alemanha, participando do Connective Cities Dialogue Event: Climate Proofing Urban Development, evento promovido pela organização Connective Cities e pelo governo alemão, através do Federal Ministry for Economic Cooperation and Development - BMZ. O evento tem o apoio do GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), também do governo alemão, além da Associação Alemã de Municípios (Deutscher Städtetag) e da instituição Engagement Global / Service Agency Communities in One World.

Representantes de 15 cidades, universidades e das organizações promotoras do evento se reuniram em Dortmund para compartilhar boas práticas de políticas públicas para o clima e discutir formas de cooperação.

A participação de Niterói, única cidade brasileira convidada para o evento, está sendo muito proveitosa e boas parcerias estão sendo negociadas para a agenda das Políticas Públicas de Gestão Climática, Adaptação e Resiliência Urbana, como pode ser verificado na postagem NITERÓI CONSTRÓI PARCERIAS COM A ALEMANHA EM SUSTENTABILIDADE URBANA E CLIMA, publicada anteriormente aqui no Blog.

Outras experiências na programação

Como parte da programação, visitei também algumas atividades e experiências da cidade de Dortmund que merecem destaque e ser compartilhado aqui:


  • Lago Phoenix, Dortmund

Visitamos uma interessante e bem sucedida experiência de recuperação ambiental e restauração urbana de uma área contaminada há mais de um século.

Durante 160 anos, uma usina siderúrgica operou no local até que, na década de 1990, motivos ambientais forçaram a decisão de descomissionamento da planta. A empresa proprietária ThyssenKrupp vendeu a siderúrgica para a China. Os equipamentos foram desmontados e transportados para a Ásia e, em 2001, a área industrial começou a ser descontaminada. Concentrações de metais pesados e compostos aromáticos forçaram um enorme trabalho de escavação para a retirada do solo contaminado, que foi estocado nas proximidades.

Em primeiro de outubro de 2010, a área começou a ser inundada para a formação de um lago artificial, com cerca de 3 a 4 metros de profundidade, acumulando cerca de 60.000 metros cúbicos de água. Em 2011, os muros da antiga indústria foram enfim derrubados e a área foi aberta ao público. Com a conclusão do enchimento do lago, o entorno passou a receber investimentos imobiliários e hoje a região conta com imóveis de elevado valor (disseram que vários jogadores do time local de futebol, Borussia Dortmund, residem lá), além de projetos habitacionais com finalidade social.


Lago Phoenix (Phoenix See), construído artificialmente onde antes havia uma siderúrgica. Ao fundo, prédios residenciais e comerciais. Hoje, a área antes degradada, é uma das áreas mais valorizadas de Dortmund. Foto Axel Grael

Um pequeno córrego (Rio Emscher) que havia desaparecido por muitas décadas sob a usina siderúrgica, volta à vida. Foto Axel Grael

Paisagismo e recuperação de ecossistemas no entorno do lago. Foto Axel Grael

Trilha para caminhada e, à direita, ciclovia, no entorno do lago.

Ecossistemas originais em fase de restauração. Foto Axel Grael

Vegetação natural recupera-se nas margens do lago. Foto Axel Grael

No prédio ao fundo, equipamentos de filtragem das águas do lago trabalham permanentemente para a retirada de concentrações de nutrientes, principalmente fósforo, e outros contaminantes da água. Foto Axel Grael.


  • Feira "Fair Friends" (Amigos Justos)


Visitamos a "Fair Friends", uma feira anual, realizada num centro de convenções da cidade de Dortmund e com o apoio da prefeitura local, reúne mais de uma centena de organizações da sociedade civil sob o tema do "comércio juto e sustentabilidade".

Veja alguns exemplos de organizações que fizemos contato:


Organização dedicada ao tema da energia sustentável atrai a atenção de uma nova geração de cidadãos comprometidos com a sustentabilidade. Foto Axel Grael

Organização apresenta o tema da água e do saneamento para estudantes. Foto Axel Grael

Consumidores de alimentos orgânicos se organizam, financiam diretamente a produção de agricultores e se beneficiam de produtos mais saudáveis e de origem conhecida. Foto Axel Grael.

Vista de um dos salões de exposição. Foto Axel Grael


Experimentando uma bicicleta de carga elétrica.


  • O drama dos imigrantes

Fui tomado por forte emoção ao ver na feira "Fair Friends" a exibição de um barco que foi utilizado durante a migração forçada de africanos e refugiados de países do Oriente Médio. A precariedade da embarcação e a história do drama de famílias inteiras que perderam a vida é muito comovente.


Barcos infláveis, de fabricação artesanal e precária, transportavam muitas dezenas de refugiados. Os desesperados viajantes conviviam muitos dias numa embarcação sem fundo rígido, que os mantinha permanentemente molhados e expostos aos rigores do mar e do clima. Foto Axel Grael. 


Afixados ao barco dos refugiados, folhas de papel contavam histórias dramáticas de horror e desespero, de muitas pessoas, entre elas crianças, mulheres e idosos que perderam a vida buscando chegar à Europa, para fugir de guerras, de perseguições e da fome. MUITO COMOVENTE A HISTÓRIA DESSAS PESSOAS.

Fica aqui, então, mais estes registos das experiências que estamos obtendo na visita a Dortmund, para que você também esteja na viagem conosco.

Axel Grael
Secretário
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG




---------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.