quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Hacknit: solucionar questões do dia a dia da cidade é desafio para equipes neste sábado


HackNit 2019: Niterói incentivando o desenvolvimento de tecnologias em favor da população e da gestão da cidade.

Muito trabalho dos grupos do HackNit 2019.

Parte da equipe da SEPLAG envolvida na organização do HackNit 2019


Dez equipes estão trabalhando firme para, no próximo sábado (28), apresentarem suas propostas tecnológicas para atender demandas da Prefeitura de Niterói na administração de uma cidade. Esse desafio foi lançado na HackNit, maratona tecnológica realizada pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão. No início da noite de sábado serão premiados os três melhores trabalhos. A final do HackNit acontece no Museu da Ciência e Criatividade, no Caminho Niemeyer, entre 14h e 19h.

Na edição deste ano, as soluções pedidas aos participantes foram nas áreas de: gestão do reparo do mobiliário urbano; redução da evasão escolar; gestão e preservação das unidades de conservação da cidade; compilação de dados para recriar as condições do ir e vir com segurança; sustentabilidade e mudança de paradigma; fiscalização de posturas; identificação de novas construções em área de risco e proteção ambiental; Â e acompanhamento de gestantes na rede pública municipal com o objetivo de reduzir a mortalidade fetal e infantil.

“Niterói já é reconhecida como uma das 12 cidades mais inteligentes do País, segundo o ranking Connected Smart Cities, da consultoria Urban Systems. No HackNit estamos discutindo temas muito atuais na busca de soluções tecnológicas inovadoras que possam ser aplicadas na administração pública com eficiência, trazendo resultados positivos para o município”, disse Grael.

Os integrantes das 10 equipes – selecionadas entre as 16 que participaram da primeira fase – tiveram cerca de um mês para formatarem suas propostas tecnológicas. Durante esse tempo, puderam participar de cursos na área da tecnologia e gestão, ministrados por parceiros da Prefeitura na realização do HackNit, como a IBM, HubNit, BCP Advogados e SEBRAE. Essas equipes reúnem programadores, profissionais ligados ao desenvolvimento de software, designers, empreendedores, professores e interessados por temas sensíveis à administração pública, e seus projetos aplicam técnicas de Inteligência Artificial (AI), Internet das Coisas (IoT) e Conectividade entre sistemas.

O HackNit foi criado em função das prioridades estabelecidas no Plano Estratégico Niterói Que Queremos, com o emprego da tecnologia na construção da cidade com Serviços Inteligentes para a Cidadania, em ações ligadas à promoção de conectividade, ao monitoramento do espaço urbano e ao aumento da eficiência dos serviços oferecidos, uma Smart City com redução das desigualdades sociais, melhoria da qualidade de vida e serviços públicos eficientes.

Dentro desse conceito já foram implantados em Niterói a plataforma digital que congrega diversos serviços digitais da cidade, o Sigeo, os Portais de Segurança com câmeras inteligentes para monitoramento de veículos, e os semáforos inteligentes com controle do fluxo de veículos de uma via, alterando o tempo de cada semáforo para dar mais fluidez ao tráfego.

Fonte: Prefeitura de Niterói











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.