domingo, 29 de setembro de 2019

Canoagem carimba o passaporte para Tóquio no Mundial





Ana Sátila disputará tanto na canoa quanto no caiaque. Pedro Gonçalves garantiu a vaga do K1 Masculino para o Brasil, o atleta precisa passar pela Seletiva Nacional para garantir sua ida para a terra do sol nascente

O Brasil volta pra casa do Mundial de Canoagem Slalom realizado em La Seu d’Urgell com vagas para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Depois de quatro dias de provas, o saldo do evento foi garantido com duas finais conquistadas por Ana Sátila, 10º lugar na canoa e 9º no caiaque, além da disputa de dois barcos na semifinal do K1 Masculino.

No início da manhã deste domingo (29), Ana Sátila disputou a final do C1 Feminino, ela não fez uma boa descida e teve toques em cinco balizas o que a deixou com o tempo de 115.16s, com isso ficou na 10ª posição. Quem ficou com a medalha dourada na disputa foi a alemã Andrea Herzog, Jessica Fox da Austrália com a prata e Nadine Weratschinig da Austria com a de bronze.

Nesta madrugada também teve as provas do K1 Masculino, Pedro Gonçalves foi o barco brasileiro mais rápido na semifinal o seu tempo no percurso foi de 90.37s e ficou na 24º posição, Guilherme Rodrigues em 34º lugar com 102.13s. Os atletas não conseguiram passar para a final da categoria que teve no pódio o checo Jiri Prskavec em primeiro lugar, e os espanhóis David Llorente e Joan Crespo com o bronze.

Brasil conquista vagas olímpicas na Espanha

Ana Sátila obteve índice tanto na disputa do C1 quanto do K1 Feminino, ela precisava ficar pela canoa neste domingo (29) no ranking dos 11 países mais bem colocados ela ficou em 8º lugar. No último sábado (28) pelo caiaque garantiu a quarta posição entre as 18 primeiras nações que buscavam a vaga olímpica.

De acordo com as regras da Federação Internacional de Canoagem (sigla ICF em inglês), o mesmo atleta não pode ficar com duas cotas, ou seja, ele tem que passar uma das cotas para outra nação subsequente, no Mundial essa mesma situação de Ana aconteceu com mais quatro países, Austrália, Estados Unidos, Andorra é Nova Zelândia, que tiveram que optar por qual cota ficaria. No caso do Brasil, optou-se pela vaga da canoa e liberou a vaga do caiaque.

Sátila teve um índice muito superior em relação às outras atletas do Brasil tanto no K1 quanto no C1. O seu percentual de diferença é maior do que o estipulado na circular para a seletiva nacional e também nas credenciais para que um atleta buscasse uma vaga continental, sendo assim ela será a única atleta feminina da Canoagem Brasileira em Tóquio.

Como Ana Sátila será a única representante, ela pode competir nas duas categorias dos Jogos Olímpicos, sendo assim, ela pode disputar tanto no C1 quanto no K1. Caso o país tivesse mais uma atleta apta para a disputa e conquistado a vaga olímpica ela disputaria só em uma categoria.

“Essa regra também pode ser no gênero masculino. Se só ficarmos com a vaga no K1 o atleta poderá competir no C1 se quiser, caso o Brasil não garanta a vaga da canoa também”, comenta André Behs supervisor da modalidade.

O K1 Masculino também tem vaga garantida. Pedro Gonçalves ficou em 16º lugar, ou seja, dentro do ranking dos 18 países classificados para Tóquio. Ele obteve a vaga para o Brasil e agora participará da seletiva nacional que acontecerá no ano que vem no Rio de Janeiro, por ter garantido a vaga para o País. Ele tem uma boa vantagem a frente dos outros postulantes para ir aos Jogos, dos outros 100 pontos que pode conquistar, ele já tem agora uma vantagem de 25. As regras gerais podem ser acessadas aqui.

C1 Masculino vai buscar a vaga continental

Com três vagas das quatro vagas já garantidas para Tóquio, agora o foco é garantir mais um barco nos Jogos Olímpicos em 2020 pelo C1 Masculino nas vagas destinadas para os continentes. Será uma única vaga que terá uma boa briga entre Brasil, Argentina e Estados Unidos, os favoritos na disputa, o Canadá garantiu no Mundial sua vaga. O evento de seletiva pan-americana está previsto entre os dias 03 a 05 de abril de 2020 no Parque Radical de Deodoro no Rio de Janeiro.

Equipe Brasileira na Europa

Ana Sátila
Felipe Borges
Kauã Silva
Pedro Gonçalves
Charles Corrêa
Guilherme Rodrigues
Fábio Rodrigues
Marina Souza
Omira Estácia
João Vitor Machado – Canoagem Descida

Equipe Técnica

André Luis Behs
Cassio Ramon Petry
Ricardo Taques
Mathieu Desnos
Denis Terezani


Fonte: Confederação de Canoagem









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.