domingo, 22 de setembro de 2019

NITERÓI TERÁ MAIS DE 9 MIL PONTOS DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA COM LÂMPADAS DE LED






Prefeitura inicia a modernização do sistema com a substituição das lâmpadas antigas nas 231 principais vias

A Prefeitura de Niterói vai modernizar o sistema de iluminação pública da cidade, que passará a contar com lâmpadas de LED mais potentes e econômicas nas principais vias da cidade. O projeto também contempla a Ilha da Conceição, que será o primeiro bairro da cidade a ter 100% de iluminação em LED nas vias públicas. O edital de licitação será lançado na quarta-feira (25).

Entre os locais beneficiados estão vias de grande circulação de veículos como as avenidas Roberto Silveira, Ernâni do Amaral Peixoto, Visconde do Rio Branco e Central Ewerton Xavier, túneis Roberto Silveira e Raul Veiga, além das estradas Caetano Monteiro e Francisco da Cruz Nunes. Serão investidos no projeto R$ 41 milhões. Ao todo, 231 vias serão beneficiadas.

“Esse novo sistema de iluminação que a prefeitura vai instalar nas principais vias da cidade, reduzirá muito o consumo de energia, pois a LED é mais econômica. Vai melhorar também a qualidade do serviço e, inclusive, contribuir para a sensação de segurança”, destacou o secretário municipal de Governo, Comte Bittencourt.

Segundo a secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, a modernização inclui a instalação de 1.700 pontos de iluminação com telegestão, capaz de monitorar de forma remota o funcionamento das lâmpadas. A nova tecnologia será testada e poderá ser ampliada.

“A telemetria otimiza e agiliza a manutenção das lâmpadas. Este software, que será instalado em pontos específicos, vai informar, em tempo real, se a lâmpada está acesa ou apagada, necessitando de manutenção. Além disso, teremos, também em tempo real, a leitura do consumo dos pontos de luz”, explicou Dayse Monassa.

Em toda a cidade, haverá a substituição de cerca de 9 mil luminárias e projetores, em potências que variam entre 80W e 960W, em vários bairros. O trabalho será realizado inicialmente nas vias principais da cidade e ruas onde há circulação de ônibus.

Nos últimos anos, a Prefeitura de Niterói vem realizando a implantação de lâmpadas de LED em diferentes pontos na cidade. Um dos locais já contemplados com a instalação desse sistema de iluminação é o Boa Vista, na Região Oceânica, onde foram colocadas 167 lâmpadas de LED, com potência de 120 watts. Todo o trajeto da TransOceânica também já conta com o novo sistema de iluminação. São 1.206 pontos de LED ao longo da via. Os bairros São Francisco, Charitas e Engenhoca também contam com algumas vias contempladas com a tecnologia.

Telegestão – É o gerenciamento remoto da iluminação pública com base em luminárias de LED e garante que o operador da rede saiba a exata localização de cada ponto de luz e receba instantaneamente informações de desempenho e de falhas, como, por exemplo, lâmpadas queimadas no sistema. Essa agilidade facilita a manutenção da rede, pois os problemas não dependem apenas de rondas dos agentes da Prefeitura.


Fonte: Folha de Niterói








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.