sábado, 24 de novembro de 2012

Centenário do AILEEN (1912-2012): um barco de várias gerações


Aileen, barco que pertenceu a Preben Schmidt.

Centenário do Aileen - BL-32


Provavelmente, o único barco centenário do Brasil em plena atividade, o Aileen é mais que um barco para a família.

Medalhista de Prata nos Jogos de Estocolmo em 1912, o Aileen (Nurdug II) à época, era uma máquina de regata desta belle époque da Vela Europeia.

Adquirido em sociedade pelo nosso avô Preben Schmidt, o Aileen foi o barco de sua vida. Nele, participou de dezenas de regatas, passeios e velejadas semanais. Nele, ensinou a arte de velejar para os filhos Margareth; Ingrid; Axel & Erik Schmidt.

Com a chegada do netos, o vovô Preben adaptou o Aileen com uma pequena cabine para tornar o barco mais protegido e amigável para os pequenos. Seus veleiros da classe 6 Metros contemporâneos, "Gonda" e "Banshee" desapareceram no tempo. O Aileen seguiu firme!

O Aileen foi nossa sala de aula; nosso barco de passeio; de namoro e o ícone de uma família apaixonada pela Vela e pelo mar.

Com a passagem do velho Preben em 1977, o Aileen passou por crises existenciais e seu principal mantenedor, foi o tri-campeão mundial e nosso tio Erik Schmidt.

No meu casamento com Renata Pellicano Grael, o Aileen foi nossa "limusine" de transporte do Rio Yacht Club até o Iate Clube do Rio de Janeiro.

No meu casamento com Renata Pellicano Grael, o Aileen foi nossa "limusine"...

Nos anos 90, Torben que sempre foi muito apegado a tradições e valorização do patrimônio da família, resolveu fazer uma severa reforma de restauração completa do Aileen, sua salvação.

O barco voltou garboso às regatas do clube e desde então, virou a vedete da Regata Preben Schmidt, maior evento anual do nosso querido Sailing.

Agora em seu centenário, o Aileen retorna formoso às regatas e passeios. Impecável como nunca, simboliza uma família, um clube e a paixão de muitos pelo mar. Justo nas mãos do brasileiro que mais demonstrou cumplicidade com o vento.


...o Aileen é um barco vivo, e que ainda pretende inspirar muitas paixões.

Ao reverenciar a história do Aileen, pensamos em nossos filhos, netos que virão, sócios do Sailing, alunos do Projeto Grael e todos aqueles que compartilham do nosso sonho.

Muito mais que uma relíquia olímpica, o Aileen é um barco vivo, e que ainda pretende inspirar muitas paixões.

Lars Schmidt Grael

----------------------
Fonte: www.larsgrael.com.br
Saiba mais sobre o Aileen no site de Torben Grael
Saiba sobre a Regata Preben Schmidt 2012





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.