quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Torben Grael compete com a filha em barco do avô: 'Sala de aula da família'


Medalhista olímpico faz homenagem ao patriarca da família, Preben Schmidt, e participa de regata de barcos clássicos, no Rio, com o centenário Aileen

Preben Schmidt ensinou os netos Lars e Torben Grael a velejar desde pequenos (Foto: Reprodução/SporTV)
Aileen não é um barco qualquer. É uma relíquia que faz parte da história de uma família inteira e, sem exageros, da vela brasileira. Foi com ele que Preben Schmidt, um dos pioneiros do iatismo no país, ensinou o esporte a outras gerações da família. Isso inclui os netos Torben e Lars Grael que, juntos, somam sete medalhas olímpicas. Aileen já completou 100 anos e continua nos mares. Não poderia faltar na regata que homenageou Schmidt. Para deixar o momento ainda mais especial, Torben competiu com a filha Martine (assista ao vídeo).

- Foi (o Aillen) a maior sala de aula para a família toda, né? Nós todos aprendemos a velejar a bordo do Aileen - contou o velejador, dono de dois ouros (Atlanta 1996 e Atenas 2004), uma prata (Los Angeles 1984) e dois bronzes (Seul 1988 e Sidney 2000) em Jogos Olímpicos.

Ele e a filha terminaram a regata em segundo lugar. Mas o que valeu mesmo foi ter feito esta homenagem a Schmidt, que deu nome à regata disputada na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Fazer uma viagem no tempo foi inevitável.

- Íamos velejar para Paquetá, para fora da Baía, na volta da Ilha Rasa... velejamos muito com ele... na época tinha água bem mais legal que na Baía de Guanabara - recorda.   Ciente da importância do Aileen, a família sempre preservou o barco adquirido pelo patriarca. Carregado de história, ele têm no "currículo" até uma medalha de prata conquistada nos Jogos Olímpicos de 1912, em Estocolmo, que ainda o acompanha. Se depender dos Grael, Aileen terá vida longa e novos capítulos virão.

- Tenho certeza que as futuras gerações vão cuidar igualmente dele - disse Torben, responsável pela mais recente reforma do barco.  

Fonte: SporTV

---------------------------------
Saiba mais sobre Preben Schmidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.