sexta-feira, 5 de abril de 2019

Niterói recebe o Estadual de Velocidade de Canoa Havaiana



O Estadual de Velocidade vai exigir não apenas esforço físico dos competidores, mas também muita estratégia. Evelen Gouvêa/Arquivo


Vinícius Rodrigues
Primeira etapa da competição acontece neste sábado e domingo em São Francisco. Serão mais de 400 atletas

Preparem as velas e apertem os cintos. A partir das 7h, a Praia de São Francisco, na Zona Sul de Niterói, vai receber neste final de semana a primeira etapa do Campeonato Estadual de Velocidade de Canoa Havaiana de curta distância. A competição é um evento-teste para o Brasileiro da modalidade que acontece também entre os dias 19 e 21 de abril deste ano. Já a segunda etapa do Estadual será disputada entre os dias 27 e 28 de julho.

A competição promete reunir os melhores atletas do Estado. De acordo com a organização do evento, a competição terá mais de 400 atletas e raias de 500 metros de extensão, que serão percorridas conforme forem as modalidades (OC6 e V1) e categorias (masculina e feminina). São esperadas ainda mais de 2 mil pessoas na praia, entre competidores, familiares e fãs do esporte.

Para uma das diretoras da competição, Bárbara Togashi, a prova não vai exigir apenas a força dos atletas no percurso de 500 metros, mas vai requerer muita estratégia. Isso porque os competidores vão precisar dosar energia durante o trajeto. Para isso, ela fez uma alusão ao atletismo.

“Na corrida, nós temos as maratonas, que são as mais longas, e a disputa dos 100 metros rasos, que exige velocidade. As preparações são diferentes por razões óbvias. Nem sempre os que largam primeiro terminam na frente, e nem sempre quem larga por último vence. A estratégia é ver o quanto você pode aliar velocidade e força durante a disputa, e aí cada equipe trabalha em cima dessa estratégia”, analisou.

Bárbara Togashi disse ainda que os atletas deverão se atentar com os contornos da boia. Para os atletas que farão 250 metros e 500 metros (V1 e OC6), não contornarão a boia.

Já os atletas que farão os 1000 metros (OC6), devem percorrer a raia em 250 metros e fazer três contornos na boia no sentido anti-horário.

Seguindo o regulamento, os atletas que farão 1,5 km (OC6) percorrem a raia em 250 metros e fazem cinco contornos anti-horários nas boias. Como a competição é inédita, a dificuldade “estará à disposição” de todos os atletas.

“Tradicionalmente, as provas são feitas em quatro etapas, com distâncias que variam entre 3km e 12km. Como a competição de velocidade é menor, com apenas 500 metros, tudo vai ser diferente”, disse Bárbara.

A primeira largada será dada às 7h. Serão ao todo 25 categorias, no entanto, como a prova é curta, a organizadora acredita que as baterias serão mais rápidas.

O Estadual de Velocidade conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Niterói.

Fonte: O Fluminense











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.